Lawson vence corrida 1 da F3 em Silverstone marcada por forte acidente de Caldwell

Liam Lawson fez excelente pilotagem defensiva, segurando Oscar Piastri e levando a vitória. A corrida foi marcada pela forte batida de Lukas Dunner em Oliver Caldwell, que escapou ileso

O sábado (1°) em Silverstone começou com uma corrida intensa da Fórmula 3. Na primeira prova do fim de semana, Liam Lawson combinou bom ritmo com uma ótima pilotagem defensiva, segurando a pressão de Oscar Piastri. Quando parecia que a fortaleza estava prestes a ruir, um alívio: duas entradas de safety-car nas voltas finais asseguraram o triunfo de Lawson.

O segundo safety-car, entretanto, chegou perto de ter consequências mais sérias. Na briga pelo 13° lugar, Oliver Caldwell foi tocado por Max Fewtrell e rodou. Estacionado na pista na entrada da curva Club, Caldwell foi acertado em cheio por Lukas Dunner. Por sorte, o impacto foi na parte traseira, e não na célula de sobrevivência. Mesmo assim, a força foi suficiente para arrancar o eixo traseiro e a caixa de câmbio do resto do carro. Caldwell realizou exames no centro médico, mas foi liberado sem lesões detectadas.

O incidente, mesmo sem consequências para os pilotos, impediu o recomeço da prova. Foram quatro voltas em regime de safety-car, até a bandeira quadriculada. Lawson confirmou a vitória, com Piastri e Logan Sargeant completando o pódio.

Liam Lawson saiu vencedor na corrida 1 da F3 em Silverstone (Foto: Reprodução/Twitter)

Jake Hughes foi quarto, com Frederik Vesti em quinto. A zona de pontos ainda teve Alex Peroni, Sebastián Fernández, Clément Novalak, David Beckmann e Aleksandr Smolyar.

Para os brasileiros, o dia foi apagado. Depois de uma classificação ruim, tanto Igor Fraga quanto Enzo Fittipaldi ficaram presos no fim do grid, terminando respectivamente em 15° e 18°.

O resultado mantém Piastri na liderança. São 94 pontos contra 69 de Sargeant, segundo colocado. Lawson subiu para terceiro na classificação, mas com 50 pontos.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube