Leclerc vence debaixo de muita chuva em Norisring e amplia liderança na temporada 2015 da F3 Europeia

O monegasco venceu de ponta a ponta uma corrida que começou e terminou com o safety-car devido ao temporal que desabou em Nuremberg na manhã deste sábado. Entre os brasileiros, Sergio Sette Câmara terminou em 15º, enquanto Pietro Fittipaldi foi o 19º

Charles Leclerc vai caminhando a passos largos para conquistar o título da F3 Europeia em 2015. A jornada do piloto monegasco da Van Amersfoort na manhã deste sábado (27) foi marcado por um amplo domínio debaixo de muita chuva no circuito de rua de Norisring, na Alemanha. O talentoso jovem de 17 anos não deu brecha para os adversários e venceu de ponta a ponta uma prova que começou e terminou sob regime de safety-car. O resultado levou Leclerc a ampliar a liderança na temporada: são 242,5 pontos, contra 206 de Felix Rosenqvist.

Leclerc largou na pole e teve ao seu lado o tailandês Alexander Albon, que o seguiu até que o safety-car voltasse aos boxes. Mas logo o monegasco conseguiu escapar e abrir boa vantagem na liderança. Albon, por sua vez, perdeu muito terreno e foi superado por Maximilian Günther, Antonio Giovinazzi e Rosenqvist, vice-líder da temporada, ainda na primeira curva.

Debaixo de muita chuva, Charles Leclerc vence corrida 1 em Norisring (Foto: FIA F3 Europeia)

O trio protagonizou uma batalha pelo segundo lugar durante boa parte do embate nas ruas de Nuremberg. Aí a experiência falou mais alto, com Giovinazzi e Rosenqvist conseguindo ultrapassar Günther, praticamente garantindo o pódio. O italiano fez boa corrida depois de ter largado em sétimo lugar.

No entanto, não foi possível a Giovinazzi brigar diretamente pela liderança com Leclerc. O italiano só conseguiu se aproximar do líder da corrida quando o safety-car voltou à pista e acabou determinando o ritmo de corrida até o fim. Das 30 voltas previstas, apenas 15 foram disputadas sob regime de bandeira verde.

“Estava chovendo muito, e acho que foi uma boa decisão encerrar a corrida sob safety-car. Estava muito molhado, e isso poderia causar um grande acidente”, destacou o vencedor desta manhã.

Giovinazzi e Rosenqvist completaram o pódio em Norisring, com Günther terminando em quarto lugar. Albon cruzou a linha de chegada em quinto, à frente de Dorian Boccolacci, seu companheiro de equipe na Signature. Gustavo Menezes, que sofreu forte acidente na última etapa da F3 Europeia, em Spa-Francorchamps, foi o sétimo, enquanto Lance Stroll, parceiro de Rosenqvist na Prema, finalizou em oitavo. Markus Pommer e George Russell completaram o rol dos dez primeiros.

Charles Leclerc comemora mais uma vitória na F3 Europeia (Foto: FIA F3 Europeia)

Entre os brasileiros, o melhor colocado foi o mineiro Sergio Sette Câmara, que finalizou a disputa em 15º lugar, quatro posições à frente de Pietro Fittipaldi.

A F3 Europeia tem mais uma prova neste sábado, encerrando a rodada tripla de Norisring neste domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.