Browning resiste à pressão de Mansell e vence corrida 2 da Fórmula 3 no Bahrein

Luke Browning se aproveitou do problema de Dino Beganovic ainda na largada da corrida 2 da F3, no Bahrein, assumiu a liderança e conseguiu administrar a pequena vantagem para os adversários até a bandeirada

Luke Browning venceu a corrida 2 da etapa do Bahrein da Fórmula 3, abertura da temporada 2024, realizada neste sábado (2). O piloto da Hitech resistiu à pressão de Christian Mansell mesmo com um aparente problema no carro e cruzou a linha de chegada em primeiro com pouco mais de vantagem.

A prova foi menos agitada que a sprint e decidida ainda na largada: Dino Beganovic, o pole, teve problemas e despencou para último. Com isso, Browning logo assumiu a ponta, mas manteve na maior parte do tempo com menos de 1s de vantagem sobre o segundo colocado, tendo de optar por uma pilotagem mais defensiva em alguns momentos.

Na penúltima volta, no entanto, o britânico da Hitech conseguiu dar uma estilingada que foi o suficiente para quase abrir 1s de vantagem e assegurar a primeira vitória no ano. Tim Tramnitz foi o terceiro.

Sami Meguetounif terminou em quarto, com Santiago Ramos na quinta colocação, à frente de Gabriele Minì. Leonardo Fornaroli, Arvid Lindbladvencedor da sprint —, Alexander Dunne e Oliver Goethe completaram o grupo dos dez primeiros.

A Fórmula 3 retorna entre os dias 22 e 24 de março para a disputa da rodada da Austrália, segunda da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

Largada da corrida 2 da F3 no Bahrein (Foto: Reprodução/F1 TV)

Confira como foi a corrida 2 da F3 no Bahrein:

Após uma estreia eletrizante, com cinco pilotos brigando até as voltas finais pelo pódio e vitória do estreante Lindblad, os pilotos retornaram ao circuito de Sakhir com os termômetros marcando 19,8°C e o asfalto em 35,8°C. No grid, Beganovic assumiu a posição de honra, com Browning ao seu lado e buscando recuperar a péssima estreia — o piloto da Prema se envolveu num toque ainda no início e viu a sprint completamente comprometida, terminando em último.

Mas assim que as luzes se apagaram, o sueco não conseguiu arrancar com o carro e foi engolido pelo pelotão, com Browning assumindo a ponta e trazendo o novato Meguetounif para a segunda colocação. Ótima partida também para Tramnitz, que pulou de sétimo para terceiro. Lindblad mantinha a nona posição de largada, atrás de Fornaroli. Na volta 3, o italiano da Trident conseguiu efetuar manobra sobre Tsolov na curva 4 e subiu para sétimo.

Volta 3, Tramnitz viu Mansell ultrapassá-lo e assumir a terceira posição. O novato ainda tentou dar o troco, mas Christian se defendeu. Dois giros depois, o piloto da ART foi para cima de Meguetounif, colocou lado a lado e ganhou o segundo posto. Tramnitz também entrou na briga e tentou se aproveitar, mas manteve-se em quarto.

Enquanto isso, Browning abria 1s3 na liderança por conta da intensa briga entre Mansell, Meguetounif e Tramnitz. Mas assim que consolidou o segundo posto, o representante da ART forçou o ritmo e ficou a menos de 1s do piloto da Hitech, condição que já permitiria o uso da asa móvel. Volta 8, e a diferença entre Browning e Mansell já era de 0s5.

Giro 10, e as diferenças do primeiro, Browning, a Lindblad, oitavo, variavam em menos de 1s entre eles, formando o famoso trem do DRS em que ninguém passa ninguém. Mansell, então, relatou pelo rádio que o líder aparentava problemas de motor por conta de uma estranha fumaça na traseira.

Com mais da metade da prova completada, o top-10 era formado por Browning, Mansell, Meguetounif, Tramnitz, Ramos, Minì, Fornaroli, Lindblad, Tsolov e Van Hoepen. Na parte de trás, lutando para ao menos chegar na zona de pontos, Beganovic efetuava pela ultrapassagem dupla na freada da curva 1. A dez voltas do fim, o sueco surgia em 17º, com volta mais rápida.

Volta 16, Goethe deixou Van Hoepen para trás, e o piloto da ART ainda tomou de Dunne, caindo para 12º. Na frente, Mansell se aproximava cada vez mais, porém não conseguia espaço para tentar a ultrapassagem. No fim, o rival britânico ainda teve fôlego para abrir mais de 1s e conquistar a primeira vitória na F3.

Fórmula 3 2024, rodada do Bahrein, Sakhir, corrida 2:

1L BROWNINGHitech22 voltas  
2C MANSELLART+1.264  
3T TRAMNITZMP+2.432  
4S MEGUETOUNIFTrident+5.654  
5S RAMOSTrident+6.930  
6G MINÌPrema+8.200  
7L FORNAROLITrident+8.888  
8A LINDBLADPrema+9.542  
9A DUNNEMP+16.619  
10O GOETHECampos+17.032  
11N TSOLOVART+18.076  
12N LEÓNVan Amersfoort+19.451  
13D BEGANOVICPrema+20.021  
14M STENSHORNEHitech+21.734  
15L VAN HOEPENART+22.676  
16C WRUZJenzer+23.108  
17S MONTOYACampos+23.679  
18N BEDRINPHM+29.902  
19M ZAGAZETAJenzer+30.847  
20T INTHRAPHUVASAKPHM+34.409  
21C VOISINRodin+35.839  
22T SMITHVan Amersfoort+37.465  
23J LOAKERodin+41.131  
24M ESTERSONJenzer+42.347  
25P WISNICKIRodin+52.341  
26C SHIELDSHitech+53.921  
27J DUFEKPHM+59.979  
28K SZTUKAMP+1:03.836  
29M BOYACampos+1:28.231  
30S FLÖRSCHVan Amersfoort+1 volta  

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.