Petecof vence etapa inicial da F-Regional Europeia 2020 em Misano e lidera campeonato

Com um segundo lugar na corrida 2, disputada no sábado, e a vitória obtida nesta manhã de domingo no circuito italiano, Gianluca Petecof fechou como líder do campeonato o primeiro fim de semana de 2020 na categoria, empatado com Oliver Rasmussen, companheiro de equipe na Prema. Destaque também para Jamie Chadwick, que foi ao pódio na primeira prova do fim de semana

A temporada 2020 da Fórmula 3 Regional Europeia começou neste fim de semana com a rodada tripla disputada no circuito de Misano Adriático, na Itália. E após as corridas realizadas entre sábado e domingo (2), Gianluca Petecof fechou a jornada da melhor forma: com vitória e a liderança do campeonato. O brasileiro de 17 anos, membro da Academia Shell Racing e da Academia de Pilotos da Ferrari, marcou ainda um quarto e um segundo lugares nas provas do último sábado.

Na primeira corrida do fim de semana, Gianluca, piloto da Prema, disputou a liderança com Arthur Leclerc, seu companheiro de equipe, na largada. Entretanto, após um contato, o brasileiro caiu para a última colocação e ainda levou o prejuízo de ter o pneu traseiro direito furado na esteira do toque. Em recuperação, Gianluca cruzou a linha de chegada em quarto lugar.

A vitória ficou com o dinamarquês Oliver Rasmussen, também da Prema, enquanto Patrik Pasma, finlandês da KIC Motorsport, foi o segundo. Destaque para Jamie Chadwick, que também corre pela equipe Prema Powerteam. A campeã da W Series alcançou o pódio com o terceiro lugar na sua prova de estreia na categoria. Arthur Leclerc e Jüri Vips abandonaram a disputa.

F3; FÓRMULA 3 REGIONAL; GIANLUCA PETECOF; ARTHUR LECLERC; PREMA; MISANO;
Gianluca Petecof levou a melhor em disputa com Arthur Leclerc na corrida 3 (Foto: Prema Powerteam)

Já na corrida 2, Petecof manteve o segundo lugar desde a largada e terminou logo atrás de Leclerc, o vencedor da disputa. O brasileiro ainda marcou a volta mais rápida da disputa. Rasmussen completou o top-3.

Nesta manhã de domingo, novo embate entre Petecof e Leclerc. Depois de largar em segundo, o paulista fez a ultrapassagem sobre o monegasco logo no início e teve uma performance dominante ao liderar todas as 21 voltas da corrida para cruzar a linha de chegada 5s8 à frente do companheiro de equipe. Novamente, Rasmussen foi ao pódio, em terceiro lugar.

Com três corridas disputadas, Petecof lidera com 55 pontos, empatado com Rasmussen — mas o brasileiro lidera nos critérios de desempate por ter como segundo melhor resultado um P2, contra os terceiros obtidos pelo dinamarquês — enquanto Leclerc soma 43. Pasma tem 40 tentos, contra 27 de Jamie Chadwick. Pupilo da Red Bull, Jüri Vips soma 20 pontos.

“É muito bom vencer uma corrida no fim de semana de estreia na categoria. A vitória foi muito difícil, com os pneus mais gastos do que o Arthur, pois completei todas as corridas do fim de semana. Tentei assumir a liderança na largada e funcionou. O carro estava ótimo, o time fez um grande trabalho”, comemorou Petecof.

“Tenho de agradecer a todos da Prema pelo trabalho aqui no fim de semana, à Shell pelo apoio de sempre, e à Ferrari Driver Academy pelo suporte. Acredito que teremos um grande ano pela frente”, destacou.

A próxima rodada tripla do campeonato está marcada para os dias 22 e 23 de agosto e vai ser disputada no circuito de Paul Ricard, na França.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.