Piquet confirma favoritismo em Curitiba e vence primeira corrida na abertura da temporada da F3 Brasil

Pedro Piquet confirmou o que havia ensaiado nos primeiros treinos e na classificação deste sábado (7) em Curitiba. Na capital paranaense o herdeiro da família Piquet ainda venceu com tranquilidade e fez a volta mais rápida da corrida. Na prova do domingo será Leonardo de Souza o pole-position

A temporada 2015 da F3 Brasil começou nas mesmas vibrações que terminou o ano anterior. Pedro Piquet, atual campeão, dominou, chegou 6s682 na frente do segundo colocado e assegurou a primeira vitória do final de semana.
 
Piquet vinha mostrando o motivo de ser o atual campeão desde o princípio do dia, quando liderou os dois treinos livres e a sessão classificatória. Além de vencer a corrida ainda anotou a volta mais rápida.
Pedro Piquet dominou o sábado em Curitiba (Foto: Duda Bairros/Vicar)
"Minha largada não foi muito boa, mas consegui manter a primeira colocação. O carro tem embreagem de carbono, muito sensível, e ainda mais aqui com concreto na largada gruda mais ainda. Mas a partir daí foi bem. Estava sempre mais rápido", disse o vencedor.
 
Na segunda posição, Rodrigo Baptista colocou a Prop Car, seguido pelo companheiro de Piquet, Matheus Iorio. Guilherme Samaia, Matheus Muniz e Leonardo de Souza completaram o top-6.
 
Às 11h55 deste domingo larga a segunda bateria do final de semana, onde o grid inverte a ordem dos seis primeiros e mantém as posições do sétimo colocado em diante em relação à primeira largada. Assim, Souza, Muniz, Samaia, Iorio, Samara e Piquet saem no top-6.
 
OS 10+ DA PRIMEIRA SEMANA

Por quatro dias, oito equipes marcaram presença no circuito de Jerez, na Espanha, para os primeiros testes da pré-temporada. Naturalmente, a curiosidade para se acompanhar as atividades na pista andaluz era grande, e também há diversos pontos a se destacar após essa primeira bateria de treinos coletivos. A liderança da Ferrari, o dia em que o brasileiro Felipe Nasr foi o mais rápido, os problemas da McLaren e a pintura da Red Bull foram alguns dos aspectos que chamaram a atenção. 

Leia a matéria completa no GRANDE PRÊMIO.

O SOM AO REDOR
Tempos mais baixos, menos problemas e mais barulho. Dá para resumir assim, do ponto de vista dos motores V6 turbo, a semana de testes da F1 em Jerez de la Frontera, abrindo a pré-temporada de 2015. Introduzidas em 2014, essas unidades de força que atrelam sistemas híbridos ao motor de combustão interna vêm recebendo muitas críticas desde o princípio desta nova era.
 
Há cabos eleitorais fortes que pedem a mudança do regulamento — a alternativa mais defendida neste momento é a adoção de propulsores com 1000 cavalos de potência. Mas é incontestável como, com o passar do tempo, nota-se uma evolução.

Leia a matéria especial do CONTA-GIRO desta semana no GRANDE PRÊMIO. 

FORA DE NOVO
O momento da Force India não é bom. Após perder a primeira bateria de testes em Jerez, o time indiano está fora da segunda sessão de treinos coletivos, que acontece em Barcelona e corre o risco de perder a terceira também. A confirmação veio nesta sexta-feira (6) por meio do chefe-adjunto do time Bob Fernley à BBC, que citou a falência de Marussia e Caterham e a demora para assinar contrato para ter o túnel de vento da Toyota como principais fatores para o atraso na produção do VJM08.
 
Fernley garantiu que não há a menor possibilidade do VJM08 estar pronto para a segunda bateria de testes, agora em Barcelona, mas explicou que a intenção do time é ter o novo carro pronto para a última sessão de testes. 

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.