Protegido da McLaren, Norris conquista título da F3 Europeia em Hockenheim. Eriksson vence corrida 1

Em uma corrida que não registrou abandonos, Joel Eriksson triunfou em Hockenheim na primeira das três provas do fim de semana. Mas quem teve mais motivos para comemorar foi Lando Norris. Aos 17 anos, o britânico nascido em Glastonbury, membro do programa de desenvolvimento da McLaren, terminou em segundo e, na soma dos resultados, comemorou o título da F3 Europeia. Mais um na sua galeria de troféus

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Lando Norris é o grande campeão da F3 Europeia na temporada 2017. O britânico de 17 anos provou porque é a aposta da McLaren para o futuro e confirmou mais um título na sua laureada carreira. Na manhã deste sábado (14), em Hockenheim, Norris, piloto da Carlin, sequer precisava vencer. Maximilian Günther, seu único oponente na luta pelo título, precisava vencer a corrida e ver o britânico terminar fora dos oito primeiros para adiar a decisão para a sequência do fim de semana. Mas Norris, com o segundo lugar na primeira prova da rodada tripla, assegurou a taça. A vitória ficou com o sueco Joel Eriksson, que alcançou seu oitavo triunfo na temporada.

 
A prova também marcou a estreia do brasileiro Felipe Drugovich na F3 Europeia. Em boa fase na F4 Alemã, o piloto foi chamado pela sua equipe, a Van Amersfoort Racing, para correr na última etapa da temporada. Além de Drugovich, Pedro Piquet, que faz a sua segunda temporada completa no certâmen e também corre pela VAR, disputou a corrida deste sábado, que teve Callum Ilott na pole.
 
Mas o britânico, que corre pela Prema, não conseguiu se sustentar por muito tempo na ponta e foi ultrapassado por Eriksson, que largou em terceiro, e depois por Norris. No confronto, Ilott e Norris, os dois compatriotas, se chocaram, o que motivou até uma investigação por parte dos comissários, porém sem maiores consequências. Ferdinand Habsburg, que vinha logo atrás, passou Norris e subiu para segundo, só atrás de Eriksson.
Norris cruza a linha de chegada e festeja o título com a Carlin em Hockenheim (Foto: FIA F3 Euro)
No entanto, Norris não estava disposto a ficar atrás do seu companheiro de equipe. Na sétima volta, o britânico fez a ultrapassagem sobre o austríaco, que vendeu caro a posição, mas acabou mesmo caindo para terceiro. Daí em diante, Lando partiu para cima de Eriksson, se aproximando na sequência da prova de 23 voltas. Mas bastou ao sueco administrar a vantagem para vencer sem sustos, 0s725 à frente do novo campeão da F3 Europeia.
 
Ilott teve de se contentar com o quarto lugar, terminando à frente do indiano Jehan Daruvala e do russo Nikita Mazepin. Piquet finalizou a corrida na sétima colocação, com Ralf Aron, Tadasuke Makino e Günther, que não conseguiu fazer uma boa corrida depois de ter largado em 12º, completar o rol dos dez primeiros. Filho de Michael Schumacher, Mick Schumacher foi o 11º, enquanto Drugovich cruzou a linha de chegada em 16º.
Joel Eriksson venceu a primeira corrida do fim de semana na Alemanha (Foto: FIA F3 Euro)
O campeão
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A carreira do jovem Lando Norris, embora seja razoavelmente recente, é recheada de títulos. Só no kartismo, o britânico foi campeão europeu e mundial da classe KF Junior, em 2013, e campeão do mundo na KF, no ano seguinte. Em 2015, Norris foi campeão da F4 Britânica pela MAS. No ano passado, sua trajetória foi recheada de títulos. Primeiro, no Toyota Racing Series, tradicional certame de verão realizado na Nova Zelândia. Depois, faturou os títulos da F-Renault Europeia e Norte-Europeia (NEC).

 
Todo seu retrospecto vencedor lhe valeu a chance de fazer parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da McLaren a partir deste ano. O piloto já teve uma chance de pilotar um carro de F1 da equipe durante os testes realizados em Hungaroring, em agosto. E Norris novamente demonstrou talento ao percorrer quase 400 km e terminar o dia na segunda posição, atrás de Sebastian Vettel, e superando nome de peso como Charles Leclerc e o titular da McLaren, Stoffel Vandoorne, além de Robert Kubica, que testou pela Renault.
 
’EXTRAORDINÁRIO’

DI GRASSI VÊ HAMILTON COMO UM DOS TRÊS MAIORES DA HISTÓRIA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.