F3

Pupilo da Red Bull, Vips segura Daruvala e vence corrida 1 da F3 na Inglaterra

O piloto estoniano encaixou sua segunda vitória seguida na temporada da F3. Na manhã deste sábado, o protegido da Red Bull largou a pole-position e, desde a primeira volta, se defendeu dos ataques do indiano Jehan Daruvala, que agora é o novo líder do campeonato. Pedro Piquet terminou em sexto, enquanto Felipe Drugovich foi o 13º colocado

Grande Prêmio / Redação GP, de Sumaré
A rodada dupla da quarta etapa da temporada 2019 da Fórmula 3 foi aberta na manhã deste sábado (13), em Silverstone, e teve vitória de Jüri Vips. O estoniano de 18 anos, piloto do programa de desenvolvimento da Red Bull, largou na pole-position com o carro da Hitech e suportou a forte pressão do indiano Jehan Daruvala, da Prema, e triunfou pela segunda vez consecutiva no ano. O resultado, combinado com o quinto lugar de Robert Shwartzman, também da Prema, colocou Daruvala como novo líder da temporada, com 102 pontos, contra 100 de Shwartzman e 92 de Vips.
 
Vips largou bem e manteve a ponta, enquanto o segundo colocado no grid, Marcus Armstrong, caiu para quinto lugar, o que permitiu a Daruvala assumir a segunda posição. O indiano chegou a ser ameaçado por Christian Lundgaard, que tentou a ultrapassagem sobre o piloto da Prema, que no entanto conseguiu não apenas se defender bem, mas também partir para cima de Vips.
Jüri Vips comemora vitória na corrida 1 da F3 em Silverstone (Foto: FIA F3)
A batalha pela liderança teve uma trégua durante o período de safety-car virtual, quando o carro do italiano Federico Malvestiti ficou parado na pista. Na relargada, os dois retomaram a luta pela ponta, enquanto Armstrong ocupava a terceira colocação, 2s atrás dos ponteiros.
 
Pouco depois, o safety-car interveio pela primeira vez quando Raoul Hyman bateu na curva Copse e forçou o acionamento da bandeira amarela. 
 
Quando a prova foi retomada, com cerca de cinco voltas para o final, Daruvala tentou de todas as formas a ultrapassagem sobre Vips. O estoniano conseguiu se segurar bem e venceu pela segunda vez na temporada. Daruvala finalizou 0s811 atrás, enquanto Armstrong completou o pódio.
 
O quarto lugar foi conquistado por Leo Pulcini, seguido por Shwartzman. Pedro Piquet foi o brasileiro melhor colocado e cruzou a linha de chegada em sexto lugar após 20 voltas. Lundgaard, Liam Lawson, Jake Hughes e Alex Peroni completaram o top-10. Felipe Drugovich completou a corrida na 13ª colocação, 11s261 atrás do líder.
 
A rodada dupla de Silverstone da F3 se encerra na manhã deste domingo com a disputa da segunda corrida do fim de semana, marcada para 4h45 (horário de Brasília).

Paddockast #24
A BATALHA: Indy x MotoGP


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.