Renovada, F3 Brasil anuncia criação de academia para fomentar formação e desenvolvimento de jovens pilotos

A F3 Brasil garantiu sua sobrevivência e agora faz parte do cronograma da Porsche GT3 Cup como evento suporte. Uma das medidas desta nova fase da categoria é a criação da F3 Academy, que substitui a F3 Light, sendo criada para ajudar na formação e desenvolvimento dos jovens pilotos do automobilismo nacional

 

Depois de garantir sua continuidade com a parceria firmada com a Porsche GT3 Cup, a F3 Brasil dá sinais de reação com o início de um processo de renovação. A principal categoria de monopostos do automobilismo nacional, por meio da Associação Nacional das Equipes de Fórmula (Anef), fechou um acordo com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para a criação da F3 Academy, nova categoria do certame, a partir da temporada 2017, que terá início em 17 de março, em Curitiba.

 
A nova F3 Academy vai substituir a F3 Light e servirá como porta de entrada para os jovens pilotos na categoria. A intenção é garantir o fomento para a formação e desenvolvimento dos novos pilotos do país, sobretudo os que vêm do kartismo, servindo como primeiro passo dos jovens talentos antes de um avanço na carreira no automobilismo do exterior.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Na última temporada, que foi marcada por grids com poucos carros, a categoria Light foi duramente afetda. Em boa parte das etapas de 2016, a classe contou com apenas um carro, tendo de recorrer a pilotos convidados para completar o grid.

 
Segundo informa a F3 Brasil, a nova F3 Academy terá carros com chassi Dallara F-301 vistoriados tecnicamente. Um dos novos pontos será a equalização em nova faixa de potência dos motores “de forma transparente a todos”, diz a categoria, que complementa. “Os pilotos com carteira PEC, admitindo a participação de competidores que completarem 15 anos de idade em 2017, uma vez que a nova faixa de potência a chancela como ‘Categoria Escola CBA’”.
Renovada, a F3 Brasil cria a F3 Academy para fomentar o desenvolvimento de jovens pilotos (Foto: Marcus Cicarello)
Entre outras medidas anunciadas em conjunto pela F3 Brasil e a CBA estão “aulas e palestras ministradas por profissionais expoentes nas seguintes áreas: dinâmica de suspensão, aerodinâmica, treinamento físico, nutrição, psicologia, treinamento em inteligência emocional, profissionalização de um piloto, treinamento de comunicação, tudo sem custo adicional aos pilotos”.
 
A categoria também prevê um convênio com uma academia europeia para que os pilotos façam clínicas no exterior ao longo do ano, inclusive com análise e avaliação nos simuladores. Dentre os prêmios, a CBA diz que o campeão da F3 Academy em 2017 vai ter garantida uma temporada na classe principal da F3 Brasil no ano seguinte.
 
Augusto Cesário, o ‘Formigão’, lenda da F3 no Brasil, chefe da equipe mais vitoriosa nos últimos tempos, a Cesário F3, e presidente da Anef, acredita que a nova F3 Academy vai suprir um espaço entre o kartismo e a F3 como um todo.
 
“Nos últimos anos percebemos que ficou um gap muito grande entre o kart e a F3. A F3 Academy vem justamente resolver este problema, inclusive garantindo aos pilotos todo o suporte necessário fora da pista para darem sequência a uma carreira profissional nas corridas. Agradeço ao ‘Dadai’ (Waldner Bernardo, futuro presidente da CBA) pelo suporte na iniciativa, que poderá ser um passo decisivo na formação de novos talentos”, declarou.
 
O futuro presidente da CBA, que assume a gestão da confederação em março, também falou sobre o assunto. “Temos certeza que começaremos uma nova fase no automobilismo brasileiro no tocante à formação de pilotos profissionais”, disse.

PADDOCK GP #66 RECEBE LUCAS DI GRASSI, DEBATE F-E E NOVOS CARROS DA F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube