Shwartzman supera Schumacher no Red Bull Ring e acaba com sequência de vitórias na F3 Euro

Robert Shwartzman largou melhor que Mick Schumacher e encaminhou a primeira vitória na F3 Europeia. O resultado acaba com a sequência de triunfos, mas o alemão segue com motivos para comemorar: o título na categoria está cada vez mais próximo

Robert Shwartzman teve a honra de derrotar Mick Schumacher. Na última corrida do fim de semana da F3 Europeia no Red Bull Ring, nesta domingo (23), o piloto russo conseguiu o terceiro pódio do fim de semana – e o mais importante deles. Largando em segundo, Shwartzman passou o pole Schumacher ainda na primeira curva e encaminhou su a primeira vitória na categoria.
 
É verdade que Shwartzman nunca abriu enorme vantagem sobre Schumacher, com aproximadamente 1s separando os companheiros durante a prova, mas não dá para dizer que a liderança esteve seriamente ameaçada. Mick não conseguiu ensaiar tentativas de ultrapassagem, colocando um ponto final na marcante sequência de cinco vitórias consecutivas.
 
Jonathan Aberdein terminou em terceiro, completando o pódio e cumprindo um papel importante para Schumacher. O sul-africano segurou Dan Ticktum, rival de Mick na briga pelo título que cruzou a linha de chegada em quarto. O top-5 ainda teve Marcus Armstrong.
 
A zona de pontos ainda contou com Ferdinand Habsburg, Jehan Daruvala, Jüri Vips, Ralf Aron e Álex Palou.
Robert Shwartzman venceu pela primeira vez na F3 Europeia (Foto: FIA F3)

Mesmo sem alcançar a sexta vitória seguida, Schumacher segue com motivos para comemorar a última corrida do fim de semana. A vantagem na liderança do campeonato cresceu ainda mais, com vantagem de 49 pontos sobre Ticktum, ainda vice-líder. O britânico precisa reverter a vantagem com 75 ainda em jogo na rodada tripla de Hockenheim. Marcus Armstrong, terceiro, também tem chances, mas remotas: o déficit para Schumacher é de 69 pontos.

 
Enquanto o título de pilotos segue sem dono, o de equipes teve desfecho confirmado. Sem surpresas, a Prema voltou a conquistar o campeonato com ampla vantagem sobre a Motopark.
 
A rodada de Hockenheim da F3 Europeia, última do ano, acontece entre os dias 13 e 14 de outubro.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.