Temporal força encerramento da corrida 1 da F3 na Estíria. Vesti vence

A chuva começou tímida, mas terminou com ares de monção na Áustria. A F3 só completou 14 de 24 voltas, todas lideradas por Frederik Vesti. Enzo Fittipaldi, melhor brasileiro, foi 15°

A chuva, grande temor de todos neste sábado (11) no Red Bull Ring, teve duras consequências para a Fórmula 3. A categoria, que até tinha esperança de cumprir sua corrida sem sofrer muito com o temporal apontado na previsão do tempo, não teve tanta sorte: a água caiu com muita força e forçou o encerramento precoce da prova após apenas 14 de 24 voltas, com Frederik Vesti declarado vencedor.

A corrida começou ainda com chuva moderada, sem muitos incidentes nas voltas iniciais. A situação rapidamente se deteriorou, com um safety-car virtual, um safety-car normal e depois uma bandeira vermelha. Vesti, que não cometeu erro algum, levou vitória de ponta a ponta. Lirim Zendeli, que subiu para segundo ainda na largada, ficou por lá até o fim. O pódio ainda teve David Beckmann em terceiro.

Frederik Vesti debaixo do temporal no Red Bull Ring
Frederik Vesti (2) debaixo do temporal no Red Bull Ring (Foto: F3/Reprodução)

Olli Caldwell fez ultrapassagem ousada sobre Oscar Piastri na última volta em bandeira verde, com a pista já muito molhada, para garantir o quarto lugar. Piastri ficou com o quinto, conseguindo pontos ainda valiosos para o campeonato. A zona de pontos ainda teve Richard Verschoor, Logan Sargeant, Liam Lawson, Théo Pourchaire e Jake Hughes.

Para os brasileiros, a corrida foi de sobrevivência. Enzo Fittipaldi fez bom trabalho e escalou o pelotão até o 15° lugar. Igor Fraga também ganhou posições, mas não além do 23° posto.

Saiba como foi a corrida 1 da F3 na Áustria

A corrida começou já com pista molhada, mas sem caos na largada. Vesti conseguiu manter a liderança ao longo da primeira volta, mas precisando se defender dos ataques de Zendeli. Beckmann, Piastri e Pourchaire completaram o top-5 inicial. Os brasileiros seguiam na parte de trás do grid, com Fittipaldi em 18° e Fraga em 25°.

A chuva não era tão forte, mas os pilotos passavam por apuros. Principalmente para quem estava mais atrás, com visibilidade comprometida pelo spray. Fewtrell, 15° após três voltas, usava o rádio para dizer que não conseguia “ver nada”.

A primeira vítima do clima chuvoso foi Smolyar, na volta 5. O piloto russo perdeu controle sozinho na última curva, rodando e batendo na mureta dos boxes. A suspensão ficou danificada, causando abandono. O safety-car virtual foi necessário ao longo de dois giros.

Sebastián Fernández e Enaan Ahmed
Incidente entre Sebastián Fernández (9) e Enaan Ahmed provocou a interrupção da corrida (Foto: F3/Reprodução)

Na relargada, Vesti seguiu sem problemas. O dinamarquês conseguiu abrir mais de 2s5 de vantagem sobre Zendeli, que não conseguia responder. O azar é que não adiantou muito: na volta 9, Novalak sofreu um furo de pneu, rodou e terminou estacionado na área de escape. Isso levou ao safety-car normal, reagrupando todo mundo.

O safety-car voltou aos boxes na volta 12. Com pista liberada, Caldwell foi para cima de Piastri e fez bela ultrapassagem para tomar o quarto lugar. Mais atrás, caos: pilotos sofriam para seguir na pista, e nem todos tinham sucesso. Fernández e Stanek rodaram sozinhos, simplesmente aquaplanando. O safety-car foi necessário novamente, sendo logo substituído por uma bandeira vermelha. Quase 20 minutos depois, a confirmação: a corrida não seria reiniciada.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube