Martins toma ponta na largada, vence na Espanha e reassume liderança da Fórmula 3

O piloto da ART passou Roman Stanek na descida para a curva 1 e nem duas intervenções do safety-car atrapalharam a performance dominante de Martins, que reassumiu o comando do campeonato ao assegurar o segundo triunfo de 2022

Max Verstappen escapou da pista enquanto perseguia Charles Leclerc em Barcelona (Vídeo: Fórmula 1)

Victor Martins apresentou uma performance dominante na corrida deste domingo (22) da Fórmula 3 na Espanha. O piloto da ART assumiu o comando da disputa em Barcelona ainda nos primeiros metros e não se deixou abalar nem mesmo por duas intervenções do safety-car.

Com uma sólida largada, Martins passou Roman Stanek ainda no mergulho para a curva 1 de Barcelona e logo abriu vantagem. Atrás, Ollie Bearman passar Arthur Leclerc para assumir o terceiro posto, com o irmão de Charles superado na sequência também por Caio Collet. Jak Crawford largou bem e assumiu o sétimo posto ainda nos primeiros metros.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Victor Martins levou a vitória na etapa da Espanha da Fórmula 3 (Foto: Circuito de Barcelona)

A primeira intervenção do carro de segurança aconteceu na quarta das 24 voltas, quando Rafael Villagomez e Kush Maini bateram na curva 12 e o piloto da Van Amersfoort ficou parado na brita. Maini acabou sancionado com 10s por causar uma colisão.

Na volta 8, Martins manteve o comando na relargada, com Crawford tomando o sexto posto de Kaylen Frederick na curva 1. A vida de Victor ficou ainda mais fácil dois giros depois, quando Stanek, Hadjar e Smolyar travaram um duelo pelo segundo posto, permitindo que ele abrisse vantagem na ponta.

O segundo safety-car veio na volta 11, quando Brad Benavides bateu nas barreiras da curva 2. De acordo com a Carlin, o piloto teve um problema mecânico, o que motivou o acidente.

Na segunda relargada, Martins mais uma vez manteve a ponta e abriu vantagem até receber a bandeirada com 2s368 de margem pra Stanek. Hadjar ficou com o terceiro posto, diante de Smolyar. Bearman fechou o quinto posto.

5s420 atrás do vencedor, Crawford foi o sexto, com Collet fechando em sétimo. Colapinto garantiu a oitava posição, diante de Kaylen Frederick. Juan Manuel Correa completa a lista dos dez melhores.

Com o resultado desta terceira etapa da temporada, Martins chegou aos 62 pontos e agora lidera o campeonato com seis pontos de vantagem para Stanek. Crawford tem a terceira colocação, diante de Hadjar e Leclerc. Collet é o 11º, com 18 pontos.

A Fórmula 3 volta às pistas entre os dias 1 e 3 de julho, para a etapa da Inglaterra, em Silverstone.

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: CLASSIFICAÇÃO GP DA ESPANHA DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.