O’Sullivan puxa 1-2 da Williams com Browning na sprint da Espanha. Bortoleto é 4º

Zak O'Sullivan foi bastante pressionado, mas garantiu a vitória na corrida sprint da F3 na Espanha. O inglês puxou um 1-2 de jovens da Williams, com Luke Browning em segundo. Gabriel Bortoleto fez grande prova, foi quarto e segue firme liderando a temporada

Zak O’Sullivan conquistou a vitória na sprint da F3 na Espanha. Neste sábado (3), o inglês resistiu aos ataques de Luke Browning, compatriota e também membro do programa de jovens da Williams. O pódio ainda teve Leonardo Fornaroli. Gabriel Bortoleto, em ótimo dia, foi quarto, seguindo firme na liderança do campeonato.

Paul Aron salvou um quinto lugar depois da confusão que teve com Sebastián Montoya, seguido por Franco Colapinto, Mari Boya, Pepe Martí – que larga na pole na corrida principal -, Grégoire Saucy e Taylor Barnard. Caio Collet completou a corrida em 14º, com Roberto Faria em 27º.

Horas depois da prova, três pilotos foram punidos: Rafael Villagómez e Sebastián Montoya, que já estavam longe da zona de pontos, e Saucy, que perdeu a nona posição por tocar em Dino Beganovic. Assim, Barnard subiu um lugar e Nikita Bedrin beliscou o primeiro pontinho no ano.

Com o resultado da corrida 1, Bortoleto disparou na dianteira da temporada 2023. O brasileiro tem 80 pontos e só não fez top-6 na sprint do Bahrein, abertura do campeonato. Gabriele Minì zerou e ficou nos 56, enquanto Saucy ficou com 47. Beganovic, Aron, Martí, Browning, O’Sullivan, Fornaroli e Colapinto fecham o top-10 após sete corridas.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da etapa da Espanha da Fórmula 3. A corrida principal, no domingo, está marcada para as 4h55. (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Browning e O’Sullivan fizeram o duelo do dia na F3 em Barcelona (Foto: Reprodução/F1 TV)

Confira como foi a sprint da F3

A largada da sprint da F3 na Espanha aconteceu às 5h32 (em Brasília). Com céu bem aberto e sem previsão de chuva, o pole Zak O’Sullivan tracionou bem e segurou a ponta contra um Luke Browning que também saiu bem.

Logo atrás, Leonardo Fornaroli teve mais ação que Grégoire Saucy e tomou a terceira colocação do suíço, seguido por Paul Aron, Sebastián Montoya, Gabriel Bortoleto, Mari Boya, Franco Colapinto e Dino Beganovic. Caio Collet aparecia em 20º, com Roberto Faria na 28ª colocação.

O brasileiro da PHM levava duas posições por conta de acidentes logo nas primeiras curvas. Ido Cohen passou reto e deu no muro, danificando bastante a barreira de proteção. Enquanto isso, Rafael Villagómez, envolvido no lance, praticamente deixava a disputa depois de tentar trocar a asa dianteira nos boxes.

A tranquila largada da corrida sprint da F3 em Barcelona (Foto: Reprodução/F1 TV)

A relargada era preparada para a volta 5 e Hugh Barter, em 15º, levava 5s após largar sem levar em conta que havia uma curva a ser feita no meio do caminho, na volta 1. A corrida voltava à ação e O’Sullivan saía muito bem de novo, com as dez primeiras colocações intactas.

Em uma pista bastante travada e que proporcionava uma prova modorrenta lá na frente, o nome do dia era Gabriele Minì. O italiano, que largou em 18º após ter volta deletada por limite de pistas, vinha com a faca nos dentes e já subia para 12º depois de forçar boa manobra diante de Christian Mansell.

Na volta 10, finalmente esquentava a disputa pela dianteira, com os dois jovens talentos da Williams dividindo curva. Browning ia para cima, mas O’Sullivan, ao menos ali, resistia bravamente. E de novo no giro seguinte. Havia uma briga, no entanto, finalmente. E Minì já passava o pole da corrida principal, Pepe Martí, colando na zona de pontos.

Ido Cohen achou o muro de novo (Foto: Reprodução/F1 TV)

Foi na 14ª volta que o negócio pegou fogo no grupo da frente. Saucy foi atacado por Aron e, na tentativa de se manter em quarto, despencou até a sétima posição, com Montoya e Bortoleto oportunistas levando as posições.

Aí Montoya tentou passar Aron, levou um toque, foi passear na brita e o caos veio. O colombiano tentou se segurar na frente do estoniano, mas acabou ajudando Bortoleto, que colocou por fora e fez uma manobra linda para superar os dois. Aron voltava ao quinto posto logo, porque Montoya descobriu um furo no pneu e ficou lento.

Depois foi a vez de Beganovic ter um furo também, só que sozinho, quando ocupava a nona posição. Ainda deu tempo de Mansell ser catapultado por Minì e lançado para a brita. Um caos completo que, obviamente, deu em safety-car. Collet, assim, já era 17º.

Gabriel Bortoleto fez ótima corrida (Foto: James Gasperotti)

A relargada decisiva aconteceu na volta 19 e O’Sullivan teve um grande aliado em Fornaroli. É que o italiano foi para cima de Browning e evitou que Luke atacasse Zak. As primeiras colocações acabaram mantidas, com o trio na frente, Bortoleto, Aron, Colapinto, Boya, Minì – que estava sendo investigado pela batida em Mansell -, Saucy e Martí.

O’Sullivan, então, cruzou a linha de chegada com muito mais tranquilidade do que a corrida indicou, vencendo pela segunda vez no ano. Browning segurou Fornaroli e foi segundo colocado, com o italiano fechando o pódio, na frente de Bortoleto.

De forma bem esperada, Minì levou 10s por ter acabado com a corrida de Mansell e jogou fora a linda prova de recuperação. O italiano chegou em nono, mas virou 21º com a punição.

Fórmula 3 2023, Espanha, Sprint race:

1Z O’SULLIVANPrema21 voltas
2L BROWNINGHitech+1.676
3L FORNAROLITrident+2.360
4G BORTOLETOTrident+3.177
5P ARONPrema+3.659
6F COLAPINTOMP+4.164
7M BOYAMP+5.002
8J. M. MARTÍCampos+6.233
9T BARNARDJenzer+7.826
10N BEDRINJenzer+8.419
11O GOETHETrident+8.886
12J EDGARMP+9.586
13N TSOLOVART+11.982
14K FREDERICKART+12.865
15O GRAYCarlin+13.576
16H YEANYCarlin+14.150
17C COLLETVan Amersfoort+15.130
18T SMITHVan Amersfoort+15.233
19H BARTERCampos+15.716
20G MINÌHitech+15.863
21S FLÖRSCHPHM+16.509
22A GARCÍAJenzer+16.882
23G SAUCYART+17.114
24P WISNICKIPHM+18.006
25R FARIAPHM+18.346
26S MONTOYAHitech+20.905
27R VILLAGÓMEZVan Amersfoort+27.210
28C MANSELLCamposNC
29D BEGANOVICPremaNC
30I COHENCarlinNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.