Zendeli dispara e vence corrida 1 da Fórmula 3 em Spa. Piastri vira líder

Lirim Zendeli transformou pole em atuação dominante na corrida, alcançando a primeira vitória na F3. Oscar Piastri, quinto, aproveitou problemas de Logan Sargeant para liderar o campeonato

A chuva na classificação ajudou Lirim Zendeli a ser pole-position, mas ainda não estava claro se o ritmo seria suficiente para seguir em alta em condições normais. Pois agora está: o alemão disparou na liderança neste sábado (29) na Fórmula 3, vencendo sem ser ameaçado na corrida 1 do fim de semana em Spa-Francorchamps.

A largada tranquila na frente ajudou Zendeli, que passava a se preocupar apenas com a distância para Théo Pourchaire, segundo colocado. Caso não abrisse mais de 1s de vantagem, o alemão permitiria ao francês o uso do DRS. O líder não dormiu no ponto e foi consistentemente mais rápido, eventualmente cruzando a linha de chegada 4s adiante.

Trata-se da primeira vitória de Zendeli na F3. O piloto já tinha batido na trave em Silverstone, quando foi ultrapassado na última volta por Bent Viscaal. Para Pourchaire, que já foi ao alto do pódio duas vezes e pontua frequentemente, o segundo lugar não está ruim.

Lirim Zendeli escapou de Théo Pourchaire e venceu a primeira na F3 (Foto: Reprodução/TV)

O terceiro lugar coube a David Beckmann, que teve prova solitária. O alemão não acompanhou os dois primeiros, mas abriu 9s para o quarto colocado, Aleksandr Smolyar.

Oscar Piastri surgiu em quinto. Não parece grande coisa para um piloto da poderosa Prema, mas significa uma mudança importante no campeonato. Terminando à frente de Logan Sargeant, o australiano vira líder da F3. Entretanto, a vantagem é de apenas 5 pontos.

Frederik Vesti, companheiro de Prema, surgiu em sexto. Oliver Caldwell foi sétimo, superando por pouco Sargeant, oitavo. O americano teve problemas de motor após passar as primeiras voltas em quinto e perdeu rendimento. A zona de pontos teve ainda Liam Lawson e Richard Verschoor.

Para os brasileiros, o dia foi decepcionante. Felipe Fraga foi o melhor, mas apenas em 19° após algumas voltas em 15°. Enzo Fittipaldi, melhor posicionado para pontuar, viu tudo dar errado ao furar um pneu nas primeiras voltas, resultado em um 26° lugar ao fim da prova.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar