Giltaire vence corrida 3 em Paul Ricard e garante título da F4 Francesa

Evan Giltaire triunfou duas vezes na etapa de Paul Ricard e tirou diferença de 28 pontos para Enzo Peugeot se tornando campeão da F4 Francesa

Evan Giltaire, de 16 anos, venceu a corrida 3 da etapa de Le Castellet da Fórmula 4 Francesa e conquistou o título da categoria. A prova, realizada neste domingo (8), viu uma virada na pontuação com o dono #95 superando o compatriota, Enzo Peugeot por quatro pontos.

A performance de Giltaire durante a temporada 2023 da F4 contou com seis vitórias e sete outros pódios durante o ano, incluindo dois triunfos nesta última rodada tripla.

“No final, foi uma alegria indescritível. Meu objetivo era obviamente ser campeão em minha primeira temporada em monopostos, mas não foi fácil. Cheguei em Le Castellet 28 pontos atrás na tabela, mas me certifiquei de não pensar no campeonato. Apenas tentei dar o meu melhor, conquistando as duas poles, vencendo as corridas 1 e 3, e também marcando o máximo de pontos na corrida 2, o que funcionou”, explicou Giltaire.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Mas, olhando para trás, acredito que mereci este título, pelo meu número de vitórias, pole positions e voltas mais rápidas”, celebrou.

Giltaire liderou corrida deste domingo de ponta a ponta (Foto: Fórmula 4)

Na corrida 1, disputada no sábado, Giltaire largou na pole e liderou a corrida até a bandeira quadriculada. Enquanto Kevin Foster rapidamente assumiu a segunda posição, uma batalha aconteceu atrás dele entre Peugeot e Edgar Pierre, que chegou em terceiro. Paul Alberto, que terminou em 4º na sessão de classificação, mas começou em 9º devido a uma punição, mais uma vez se destacou depois de sua promissora performance em Ledenon. Romain Andriolo perdeu mais de dez posições na primeira volta, mas mostrou ser capaz de se recuperar para o sexto lugar.

Logo no início da corrida 2, também disputada no sábado (7) vários carros se tocaram. Alberto e Pierre estavam envolvidos e abandonaram assim como o líder do campeonato Peugeot, enquanto o japonês Hiyu Yamakoshi continuou na corrida com uma asa dianteira danificada. À frente deles, Garrett Berry manteve sua vantagem ao sair da pole-position com Yani Stevenheydens o seguindo de perto até assumir a liderança e vencer a segunda corrida da carreira na F4. Foster e Giltaire terminaram em terceiro e quarto lugar. O ítalo-brasileiro Leonardo Megna terminou em sétimo.

A vantagem de Giltaire sobre Enzo Peugeot foi somente de quatro pontos (Foto: Fórmula 4)

A prova deste domingo viu o novamente Giltaire liderar de ponta a ponta, apesar da pressão de Foster no início. Yamakoshi também teve um excelente começo, ultrapassando rapidamente Romain Andriolo e Peugeot. Consciente de que sua única estratégia era atacar para tentar alcançar o líder, Peugeot superou o #16. Ao tentar passar por Foster os dois se tocaram e o contato danificou o carro do canadense #26, o forçando a se retirar da corrida.

Peugeot continuou sua recuperação surpreendendo Yamakoshi e conquistando o segundo lugar. Enquanto isso, Giltaire abriu grande margem na liderança e estabeleceu a volta mais rápida da prova. O francês então manteve um ritmo constante, o suficiente para ter quase 4s de vantagem ao cruzar a bandeira quadriculada. O japonês #6 garantiu o terceiro lugar.

O campeonato terminou com Giltaire marcando 317 pontos, seguido por Peugeot com 313, Foster chegando a 216 tentos e Yamakoshi, 146. Megna terminou na 12ª colocação com 33 pontos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.