Slater domina em Misano e varre rodada tripla de abertura da F4 Italiana 2024

Freddie Slater venceu as três corridas inaugurais da temporada 2024 e abriu vantagem no campeonato. Matheus Ferreira terminou etapa sem somar pontos

Freddie Slater foi o grande personagem do final de semana em Misano, que iniciou a temporada 2024 da Fórmula 4 Italiana com rodada tripla, entre os dias 4 e 5 de maio. O britânico fez a pole-position das três corridas e venceu todas elas, conquistando os 75 pontos possíveis. O piloto da Prema ainda viu Alex Powell, seu companheiro de equipe, completar as três dobradinhas.

Na corrida 1, disputada no sábado (4), Slater teve ritmo superior desde o início e, após abrir margem confortável para Powell, passou a administrar a corrida de 19 voltas. No fim, apenas 0s727 separaram os dois companheiros de Prema, mas não tivemos disputa de fato entre ambos. Gianmarco Pradel terminou em terceiro e abriu a trinca de perseguidores da US RacingAkshay Bohra e Jack Beeton finalizaram o top-5. Matheus Ferreira, único brasileiro no grid, terminou na 15ª posição.

Ainda no sábado, a corrida 2 do final de semana também foi vencida de ponta a ponta por Slater, com Powell em segundo. Os dois pilotos só foram ameaçados nas relargadas, após intervenções do safety-car ao longo das 18 voltas. A terceira colocação ficou com Bohra, que segurou Reno Francot na volta final. Os três primeiros colocados receberam os troféus das mãos de Andrea Kimi Antonelli, piloto da academia da Mercedes, vencedor do campeonato de 2022 e prospecto da Williams para substituir Logan Sargeant ainda na temporada 2024 da Fórmula 1.

Francot, por sua vez, tomou penalização de cinco segundos após ultrapassar Hiyu Yamakoshi fora dos limites de pista, caindo para o nono posto — o japonês ficou com o quarto lugar, enquanto Rashid Al Dhaheri completou os cinco primeiros. Ferreira, envolvido em um dos incidentes que obrigaram a entrada do safety-car, abandonou a prova.

Andrea Kimi Antonelli premiou os vencedores da corrida 2 em Misano (Foto: F4 Italiana)

Na última disputa do final de semana, já neste domingo (5), o domínio da Prema foi além da dobradinha: a equipe de Angelo Rosin ocupou os três primeiros lugares do pódio. Além de Slater e Powell, Kean Nakamura-Berta terminou em terceiro em uma corrida que foi ainda mais acidentada que as etapas do sábado — prova disso é que o tempo de prova (30 minutos mais uma volta, como foi em todas as outras) foi suficiente para somente 17 giros.

A Prema só não fez a quadra pelo fato de Yamakoshi ter terminado à frente de Al Dhaheri, que encerrou os cinco primeiros pela equipe. Ferreira ficou perto de marcar o primeiro ponto no certame, mas não conseguiu ultrapassar Gustav Jonsson e finalizou em 11º.

Com o final de semana perfeito, Slater lidera a competição com 75 pontos, contra 54 de Powell. Yamakoshi é o terceiro do campeonato, com 32, cinco a mais que Bohra e com nove de vantagem para Pradel. A segunda rodada tripla da F4 Italiana está marcada para acontecer entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Ímola, no autódromo Enzo e Dino Ferrari.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.