Fluxá e Strauven vencem rodada tripla caótica de abertura da F4 Espanhola em Jarama
Em rodada tripla de abertura que teve bandeiras vermelhas em todas as corridas do fim de semana, Lucas Fluxá e Thomas Strauven foram os vencedores da F4 Espanhola em Jarama
A primeira etapa da F4 Espanhola em 2024, disputada na rodada tripla de Jarama, terminou com duas vitórias de Lucas Fluxá — nas corridas 1 e 3 —, além de um triunfo de Thomas Strauven na segunda prova do último fim de semana. Com o resultado, o piloto espanhol de 17 anos da KCL, que é operada pela MP Motorsport, assumiu a ponta da competição neste início de campeonato.
A primeira disputa de Jarama, que teve 11 voltas, acabou encurtada após Douwe Dedecker parar na caixa de brita e ativar o safety-car no fim. As dificuldades para remover o carro, entretanto, causaram uma bandeira vermelha, e a corrida não foi reiniciada. Assim, Fluxá terminou à frente de Keanu Al Azhari por 1s1, enquanto Strauven completou o pódio.
Relacionadas
Peter Bouzinelos foi o quarto, seguido de perto por Maciej Gladysz, enquanto René Lammers chegou em sexto. Nathaniel Tye foi o sétimo, Mattia Colnaghi fechou em oitavo, Ernesto Rivera finalizou logo atrás e Francisco Macedo completou o top-10.
A segunda corrida também foi caótica, com uma bandeira vermelha logo nos primeiros minutos. Fluxá até largou bem, mas foi acertado na curva 1 por Gladysz, em acidente que ainda coletou Colnaghi e Rivera. A prova só foi reiniciada 20 minutos depois, e Strauven partiu do primeiro lugar até o fim.
Gladysz fechou em segundo, mesmo com o acidente no início, enquanto Al Azhari completou o pódio. James Egozi, Bouzinelos, Andres Cardenas, Tye, Enzo Tarnvanichkul, Lammers e Matteo Quintarelli foram os outros pilotos no grupo dos dez primeiros colocados.
Por fim, a prova que fechou o fim de semana também não trouxe vida fácil à direção de prova. Fluxá manteve a ponta no início e se colocou em primeiro ao longo de toda a disputa, até que a saída de um segundo safety-car trouxe Colnaghi à briga. O italiano acertou a traseira do espanhol, que foi para fora da pista na curva 4 e atolou na brita.
Com mais uma ativação da bandeira vermelha, a direção de prova usou como resultado final a volta anterior, a 12ª, em que Fluxá ainda era o líder. Assim, Lucas foi declarado vencedor, com Rivera em segundo e Jan Przyrowski em terceiro. Quintarelli, Tye, Adam Hideg, Yevan David, Juan Cota, Al Azhari e Strauven fecharam o top-10. Colnaghi até completou em segundo, mas foi punido em 10s pelo toque no líder e caiu para 17º.
A próxima etapa da F4 Espanhola está programada para acontecer entre os dias 8 e 9 de junho, com a rodada tripla de Algarve, em Portugal. A categoria ainda vai passar por Paul Ricard, Motorland, Valência, Jerez e Barcelona em 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!