Colnaghi vence em Barcelona e garante título da F4 Espanhola. Cota fatura corrida 3
Mattia Colnaghi venceu a corrida 2 da etapa de Barcelona e precisou apenas gerenciar os riscos na última prova da F4 Espanhola 2024 para consumar a virada e garantir o título
Depois de reduzir drasticamente a vantagem de Keanu Al Azhari na liderança da F4 Espanhola no último sábado (9), Mattia Colnaghi voltou ao Circuito de Barcelona neste domingo para finalizar o serviço e, com uma vitória na corrida 1 e um quinto lugar na corrida 2, garantiu o título da temporada 2024 da categoria por dez pontos. O emiratense, no fim, precisou se contentar com o vice.
Na segunda corrida do fim de semana, a que abriu o dia neste domingo, Colnaghi tomou a liderança depois de vários carros pararem na largada — incluindo o pole Griffin Peebles. Al Azhari, que andava em segundo, encarou uma batalha forte com Juan Cota ao longo de toda a prova e cruzou em terceiro, mas foi punido por extrapolar os limites de pista e despencou no pelotão para o 22º lugar.
Colnaghi, por outro lado, se manteve em primeiro até o fim para tomar a liderança e abrir 15 pontos de vantagem com apenas uma corrida pela frente. Cota, Jan Przyrowski, Ernesto Rivera, Nathan Tye, James Egozi, Andrés Cárdenas, René Lammers, Christopher Feghali e Lorenzo Fluxá completaram o top-10.
Após a vitória de Colnaghi, os pilotos voltaram à pista para a última corrida da temporada, e Al Azhari ganhou terreno no início para fechar a primeira volta em terceiro. Evitando problemas, Mattia perdeu um posto no giro inicial e caiu para sétimo.

Em prova com apenas uma intervenção do safety-car, Al Azhari não conseguiu se aproximar dos líderes Cota e Egozi, o que o relegou mesmo ao terceiro lugar. Colnaghi, por outro lado, aproveitou as punições de Rivera e Nathan Tye para ganhar duas posições e finalizar em quinto, o suficiente para garantir o título.
No fim, o top-10 da corrida 3 teve Cota, Egozi, Al Azhari, Enzo Tarnvanichkul, Colnaghi, Tim Gerhards, Maciej Gladysz, Peebles, Przyrowski e Peter Bouzinelos.
Colnaghi fechou a temporada com 282 pontos, enquanto Al Azhari ficou com 272. Gladysz (187), Cota (186) e Rivera (151) completaram o grupo dos cinco primeiros na classificação final da F4 Espanhola em 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

