Os vencedores da Fórmula E 2024 antes do eP de Berlim
A situação da Fórmula E antes do eP de Berlim
As estatísticas do GP de Miami da F1 2024
Classificação da F1 após o GP de Miami
Fórmula E

Da Costa vê “falta de compreensão” de Müller em batida no México: “Não estou contente”

Depois de abandonar na terceira volta em batida com Nico Müller, António Félix da Costa disse que faltou "compreensão" por parte do suíço. No entanto, admitiu que a dificuldade no acerto do carro prejudicou todo o fim de semana na Cidade do México

Da Costa abandonou o eP da Cidade do México logo no início (Foto: Fórmula E)

Da Costa abandonou o eP da Cidade do México logo no início (Foto: Fórmula E)

 

Na estreia de sua segunda temporada pela Porsche, António Félix da Costa não teve um dia nada feliz no eP da Cidade do México que abriu o ano de 2024 da Fórmula E. No último sábado (13), a corrida do português durou apenas três voltas, até que um enrosco com Nico Müller causou uma quebra na suspensão dianteira e forçou o piloto a abandonar a prova. Pela batida, António ainda foi punido em três posições no grid do eP de Diriyah 1.

Bastante infeliz com o incidente, Da Costa disse que a sensação lembrou parte do ano passado, quando ainda buscava se adaptar ao carro alemão. Segundo o português, a equipe não conseguiu ajustar corretamente o acerto do Porsche 99X no início do fim de semana, e isso cobrou um preço — principalmente na classificação.

“Parece um ‘déjà vu’ do início do ano passado”, lamentou Da Costa. “Foi um dia em que as coisas não correram nada bem. O carro tem um potencial enorme, mas não saímos dos boxes na direção certa em relação ao acerto. Então, ficamos o dia inteiro correndo atrás do prejuízo”, explicou.

Eliminado ainda na fase de grupos, Da Costa largou apenas em 16º e precisou buscar uma recuperação, mas não conseguiu navegar entre o mar de carros sem fazer contato. Ao ser otimista demais e acertar a lateral de Müller, o português viu a suspensão dianteira esquerda quebrar e precisou encostar na terceira volta da prova.

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/01/Batida-entre-Muller-e-Da-Costa.mp4
Da Costa e Müller bateram ainda no início do eP da Cidade do México (Vídeo: Fórmula E/GRANDE PRÊMIO)

“Nos classificamos mal e, depois que você larga lá atrás, precisa correr muitos riscos”, analisou. “Na maioria das vezes, consigo fazer ultrapassagens boas, sem contato, e hoje não foi o caso”, admitiu.

Segundo Da Costa, entretanto, faltou “compreensão” por parte de Müller no momento do incidente. O português jogou o carro por dentro e tentou a ultrapassagem, mas o suíço seguiu no traçado normal da curva e os dois fizeram contato. Além do abandono do português, Müller também rodou e despencou no pelotão. No fim, terminou em 17º.

“Acho que não houve compreensão do outro carro e acabei batendo no muro, quebrando a suspensão. Então, a corrida acabou logo. Não estou nada contente, obviamente, é uma sensação ruim”, relatou.

António Félix da Costa não começou bem o segundo ano de Porsche (Foto: Fórmula E)

Por outro lado, Da Costa ressaltou a vitória de seu companheiro, Pascal Wehrlein, e disse que o resultado o deixa confiante em buscar uma volta por cima nas próximas etapas do campeonato.

“Mas vamos dar a volta por cima, como fizemos no ano passado”, prosseguiu. “O lado positivo é que temos um carro vencedor, são boas notícias”, finalizou.

O campeonato retorna entre os dias 25 27 de janeiro, na Arábia Saudita, com o eP de Diriyah. O GRANDE PRÊMIO é EMISSORA OFICIAL da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades AO VIVO E COM IMAGENS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Assista à corrida completa do eP da Cidade do México: