A Techeetah teve o melhor recomeço possível de temporada na Fórmula E. A equipe chinesa conseguiu não só uma pole-position nesta quarta-feira (5) em Berlim, como também fez dobradinha: António Félix da Costa sobrou e levou a posição de honra no Tempelhof, ganhando a companhia de Jean-Éric Vergne na primeira fila.
Da Costa, que já tinha sido o melhor na primeira fase da classificação, voltou a se portar como líder do campeonato na segunda. O português foi melhor que Vergne nos três setores, terminando com giro 0s322 melhor. André Lotterer tirou proveito de voltas não tão boas dos rivais da superpole para conseguir o terceiro lugar no grid.
O quarto posto coube a Sébastien Buemi, que até chegou a pintar como candidato à pole em certo momento. Nyck de Vries foi quinto, seguido por Jérôme D’Ambrosio, sexto. Sam Bird, Oliver Rowland e Mitch Evans vieram atrás, sem figurar na superpole.
A classificação foi difícil para os brasileiros, com os três incapazes de ir à superpole. O melhor deles foi Felipe Massa, dono do décimo melhor tempo. Lucas Di Grassi, que errou no fim do giro, larga em um distante 21° lugar, o que representa um golpe duro na luta pelo bicampeonato. Sérgio Sette Câmara, estreando e aprendendo, teve uma volta conturbada e larga em 23°.
A corrida, primeira de seis no antigo aeroporto de Berlim, começa às 13h30 (de Brasília). Depois da corrida de quarta-feira, a categoria repete a dose já na quinta-feira.
Saiba como foi o treino classificatório da Fórmula E
Grupo 1: Vandoorne, Di Grassi, Da Costa, Evans, Günther, Sims
Alexander Sims foi o primeiro na pista, o que não era ideal: o traçado de Tempelhof seguia com pouca aderência e seria difícil fazer uma boa volta. Stoffel Vandoorne, Maximilian Günther, Lucas Di Grassi e Mitch Evans vieram atrás.
Em condições similares, Da Costa sobrou. O português conseguiu volta 0s4 melhor que os demais, o que o deixava em boa posição para sonhar com a superpole. Evans foi quem chegou mais perto do português, seguido por Günther, Vandoorne e Sims. Di Grassi vinha em boa forma, com dois ótimos primeiros setores. Um fim de volta ruim, entretanto, deixou Lucas 1s mais lento que António.
Grupo 2: Bird, Rowland, Buemi, Vergne, Lotterer, Mortara
O segundo grupo foi à pista junto, mas não a ponto de se atrapalhar. Quem mostrou isso foi Sébastien Buemi, que conseguiu o segundo melhor tempo, apenas 0s145 pior que Da Costa.
Vergne completou a volta logo depois, e sem um tempo tão empolgante. O francês foi 0s152 pior que o companheiro Da Costa, mesmo com pista teoricamente um pouco pior. O terceiro lugar provisório não dava muitas garantias de avanço à superpole.
Situação ainda mais delicada era de André Lotterer, Sam Bird e Oliver Rowland. O trio fez voltas 0s3 mais lentas que as de Da Costa, tomando posições quarto, cinco e seis. Ou seja, o português era o único do primeiro grupo ainda com chances de ir à superpole.
Grupo 3: Frijns, De Vries, Massa, Abt, Calado, D’Ambrosio
Ao contrário do visto nos dois primeiros grupos, o terceiro teve pressa para deixar os boxes. De Vries veio à pista o mais rápido possível, conseguindo bom tempo na sequência: apenas 0s186 pior que Da Costa, o holandês se consolidava em quarto lugar. Isso tirava Rowland da briga pela super-pole.
Foi só algum tempo depois que o resto do grupo partiu para a volta rápida. Dois deles vieram sem ritmo algum. Daniel Abt foi 1s4 pior que Di Grassi e garantia presença na rabeira do grid com a fraquíssima NIO. Só não foi pior que James Calado: incapaz de participar dos dois treinos livres por problemas mecânicos, o britânico acabou 3s mais lento.
Restavam D’Ambrosio e Frijns. O belga conseguiu volta decente, aparecendo em sexto. O tempo 0s366 pior que o de Da Costa o deixa na superpole, mas vulnerável. Quem estava definitivamente fora era Bird, agora sétimo. Robin Frijns fez trabalho apenas ok e surgiu em 11°. Massa foi apenas um pouco melhor, surgindo em décimo.
Grupo 4: Turvey, Sette Câmara, Müller, Jani, Rast, Lynn
O quarto grupo começou com a participação de Sérgio Sette Câmara. A primeira classificação do brasileiro na FE servia para trazer experiência, e logo ficava claro o motivo: uma volta com alguns erros acabou com o piloto na penúltima posição, melhor apenas que Calado.
O resto do grupo começava a fazer melhor, mas não a ponto de mudar a briga pela pole. Alex Lynn foi o melhor do sexteto, mas apenas com o 12° tempo no geral. Rast foi 14°, decepcionando após boa atuação nos treinos livres. Jani, Turvey e Müller surgiram respectivamente em 18°, 19° e 20°.
Superpole: Da Costa, Buemi, Vergne, De Vries, Lotterer, D’Ambrosio
D’Ambrosio, sexto na primeira fase da classificação, herdou a duvidosa honra de ser o primeiro na pista. Isso, entretanto, não impediu uma atuação bem decente: o belga anotou 1min07s371, 0s1 melhor que o visto anteriormente.
Lotterer veio na sequência e tratou de mostrar que também tinha garrafa vazia para vender. O alemão conseguiu 1min07s235, garantindo pole provisória. Parecia, todavia, improvável que o piloto da Porsche seria capaz de se sustentar.
De Vries tentou, mas não foi o responsável por derrubar Lotterer. O holandês fritou pneus na volta rápida e acabou não realizando o potencial da Mercedes, sendo 0s067 pior que o ainda pole provisório.
Foi só com Vergne que Lotterer caiu. O francês fez um bom serviço ao melhorar na comparação com a volta anterior, mas ainda tinha tempo vulnerável. Restavam Buemi e Da Costa para atacar.
Buemi tentou, mas errou na volta rápida. Da Costa, por sua vez, não deixou a bola quicando: o português foi impecável nos três setores, levando pole com 0s3 de vantagem sobre Vergne.
FE 2019/20, eP de Berlim, Tempelhof, grid de largada:
1 | A F DA COSTA | DS Techeetah | 1:06.799 | |
2 | J E VERGNE | DS Techeetah | 1:07.121 | +0.322 |
3 | A LOTTERER | Porsche | 1:07.235 | +0.436 |
4 | S BUEMI | Nissan | 1:07.248 | +0.449 |
5 | N DE VRIES | Mercedes | 1:07.302 | +0.503 |
6 | J D’AMBROSIO | Mahindra | 1:07.371 | +0.572 |
7 | S BIRD | Virgin Audi | 1:07.492 | +0.693 |
8 | O ROWLAND | Nissan | 1:07.521 | +0.722 |
9 | M EVANS | Jaguar | 1:07.555 | +0.756 |
10 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:07.563 | +0.764 |
11 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:07.581 | +0.782 |
12 | A LYNN | Mahindra | 1:07.646 | +0.847 |
13 | M GÜNTHER | BMW | 1:07.685 | +0.886 |
14 | R RAST | Audi | 1:07.777 | +0.978 |
15 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:07.826 | +1.027 |
16 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:07.993 | +1.194 |
17 | A SIMS | BMW | 1:07.996 | +1.197 |
18 | N JANI | Porsche | 1:08.014 | +1.215 |
19 | O TURVEY | NIO | 1:08.089 | +1.290 |
20 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:08.118 | +1.319 |
21 | L DI GRASSI | Audi | 1:08.136 | +0.834 |
22 | D ABT | NIO | 1:08.554 | +1.252 |
23 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:08.628 | +1.326 |
24 | J CALADO | Jaguar | 1:10.194 | +2.892 |