Da Costa some na frente de Günther e vence eP de Marrakech. Evans sai de último para 6º
A quarta etapa do campeonato 2019/20 da Fórmula E, o eP de Marrakech, reservou muitas emoções neste sábado (29). Antonio Félix da Costa garantiu a vitória em terreno marroquino após final de semana dominante, enquanto Maximiliam Günther e Jean-Éric Vergne protagonizaram forte disputa no fim. Já Mitch Evans largou do fim para terminar em sexto
Nathalia de Vivo
Quem tem medo da campeã? Depois de um começo de temporada irregular e da dificuldade para fazer com que seus dois pilotos tivessem bons resultados ao mesmo tempo, a DS Techeetah enfim conseguiu juntar todos os pontos na manhã deste sábado (29), em Marrakech – ao menos até a última volta. António Félix da Costa venceu de maneira categórica, enquanto Jean-Éric Vergne completou a corrida de recuperação para fechar em terceiro lugar. Era uma dobradinha até a última volta, mas Maximilian Günther bateu a carteira dele para a BMW.
Da Costa conseguiu vencer por 11s4 de vantagem para Günther, o que parecia impossível quando, ainda na primeira metade da prova, o alemão conseguiu tomar a liderança por algumas voltas. A partir do momento em que recuperou a dianteira, o lusitano sumiu. Foi a terceira maior margem de vitória da história da Fórmula E.
Günther ficou relegado a segurar o companheiro de Da Costa, Jean-Éric Vergne, que largou na 11ª colocação. O atual bicampeão, que está doente e chegou a ser testado por coronavírus, fez fila e chegou a tomar a segunda posição. Na última volta, com mais energia, Günther levou a melhor.
Sébastien Buemi ficou com a quarta posição, enquanto Edoardo Mortara segurou o quinto posto após corridas seguidas em que despencou com relação à posição de largada. Destaque para Mitch Evans. Antes líder do campeonato, o neozelandês largou em último por conta de um erro da Jaguar e conseguiu fechar em sexto. De quebra, fez a melhor volta da corrida entre os dez primeiros e levou um ponto extra.
Lucas Di Grassi foi o sétimo, novamente ao ganhar boas posições após largar em 13º, ao passo que André Lotterer, Oliver Rowland e Sam Bird fecharam o top-10. Felipe Massa foi o 17º colocado.
A Fórmula E retorna, ao menos em teoria, com o eP de Roma, em 4 de abril.
Da Costa ficou com a pole em Marrakech (Foto: Reprodução)
Confira como foi a corrida:
Após liderar o segundo treino livre, passar pelo grupo 1 e dominar a Superpole, Antonio Félix da Costa era quem saía da pole-position. Ao seu lado vinha Maximiliam Günther. André Lotterer e Nyck de Vries fechavam a segunda fila.
Com as luzes apagadas no circuito marroquino, o português da Techeetah conseguiu manter a ponta do pelotão. Quem vinha seguindo o piloto era Maximiliam, com De Vries completando o top-3 do momento.
Largando da última colocação após problemas na classificação, quando não conseguiu abrir volta por erro da Jaguar, o atual líder Mitch Evans vinha em corrida de recuperação. Com pouco mais de 38 minutos para a bandeira quadriculada, era o 21º colocado.
Já os brasileiros apresentavam desempenho mais discreto em Marrakech. Enquanto Lucas Di Grassi aparecia em 12º, Felipe Massa sustentava a 18ª posição do grid.
Com sete voltas completadas, o modo ataque estava liberado na prova. A ordem na tabela era Da Costa, puxando Günther, De Vries, Lotterer, Mortara, Buemi, Rowland, Vergne, Calado e D’Ambrosio completando o top-10.
Jerôme então foi o primeiro a passar na área para ganhar mais potência. O competidor estava pouco mais de 1s atrás de Calado, o nono colocado do momento. Com 1min22s649, Vergne anotou a melhor volta da prova.
Enquanto isso, De Vries teve um grande revés em sua campanha. Quando figurava nas posições da ponta do pelotão, teve de cumprir um drive-through por uma punição. O motivo era o excesso na regeneração de potência. O piloto voltou em 23º.
Da Costa, Günther, Vergne, Calado, Bird e Jani estavam com o modo ataque com dez voltas completadas. Buemi e Vergne protagonizavam um quente embate pela quinta colocação, com apenas 0s3 separando os adversários.
Na reta principal, então, o titular da Techeetah deu o bote por dentro em cima do suíço para tomar para si a posição. O piloto da Nissan tentou dar o troco, mas sem sucesso.
Vergne seguia escalando o pelotão. A vítima da vez foi Mortara, com o francês agora se aproximando de Lotterer para beliscar o degrau mais alto do pódio. Nos dois primeiros postos estavam Antonio e Maximiliam.
A corrida então viu um trio lado a lado na pista formado por D’Ambrosio, Di Grassi e Calado, com o brasileiro levando a melhor e ficando com o nono posto, após ultrapassagem dupla.
Enquanto isso, na ponta, as coisas estavam emocionantes e prestes a mudar. Pelo lado de fora, o titular da BMW deu o golpe em cima do adversário da Techeetah para ser o novo líder do pelotão. Restavam 23 minutos no relógio.
A ordem na pista era Günther, Da Costa, Lotterer, Vergne, Mortara, Buemi, Sims, Di Grassi, Rowland e D’Ambrosio fechando o rol dos dez primeiros colocados. Massa vinha em 17º.
A corrida caminhava para a parte final e tudo seguia em aberto em Marrakech. Faltando 17 minutos, o português conseguiu retomar a primeira colocação do alemão com o Modo Ataque, abrindo distância de 0s7. Lotterer vinha completando o pódio.
A lista de vencedores do Fan Boost foi divulgada. Os competidores que poderiam aproveitar a potência extra eram Da Costa, Di Grassi, D’Ambrosio, Wehrlein e Vandoorne.
Vergne passou André para tomar o terceiro posto. Pouco depois, Mortara usou o Modo Ataque para também superar o titular da Porsche e começar a caçada em cima de Jean-Éric. Apenas 2s1 separavam os pilotos.
Mais para trás, Evans seguia no objetivo de recuperar terreno. Restavam pouco mais de dez minutos para a bandeira quadriculada tremular e o piloto já aparecia na décima colocação, 15s6 atrás do ponteiro.
Na base do fanboost, Di Grassi vinha tentando atacar Rowland. O brasileiro chegou a alinhar ao lado do adversário, mas viu a porta ser fechada, permanecendo na nona posição.
Enquanto isso, mais para frente, Vergne conseguiu o bote certeiro para passar Günther e ficar com o segundo posto. O alemão seguia de perto o francês, mas sem sucesso em dar o troco.
Quase sem tempo restante no relógio, Vergne precisou segurar as investidas de Günther. O alemão vinha com faca nos dentes para reassumir o segundo degrau do pódio, mas não tinha a vida facilitada pelo francês da Techeetah.
Para Da Costa, as coisas estavam bastante mais tranquilas. Já sustentava uma liderança de mais de 7s e não se preocupava com as disputas como a do companheiro de time.
Na última volta, as posições do top-3 ainda eram incertas. Maximilian chegou a colocar ao lado de Jean-Éric, mas não conseguiu consumar a ultrapassagem. Os pilotos chegaram a se tocar em um embate bastante emocionante.
Günther, nas últimas voltas, conseguiu se aproveitar da necessidade de Vergne poupar energia para ultrapassar o adversário e cruzar a linha de chegada na segunda posição. Buemi e Mortara completaram o top-5.
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