Evans desbanca favorito Vergne e conquista pole-position do eP de Misano 1
Após liderar as duas sessões de treinos, Jean-Éric Vergne largou como o favorito para a disputa da pole neste sábado em Misano, mas o piloto da DS Penske acabou não sendo páreo para Mitch Evans, da Jaguar, que quebrou longo jejum sem largar na frente na Fórmula E
A primeira pole-position da história da Fórmula E em Misano é de Mitch Evans e da Jaguar. O neozelandês mostrou um ritmo sólido durante toda a sessão e conseguiu superar Jean-Éric Vergne na grande final que aconteceu na manhã deste sábado (13). O francês da DS Penske chegou como o grande favorito após liderar as duas sessões de treinos, mas não foi páreo para o atual sexto colocado no Mundial de Pilotos.
Esta foi a primeira pole de Evans na temporada, já que a última vez que o #9 havia largado em primeiro foi no eP de Roma do ano passado. Na segunda fila, Pascal Wehrlein, piloto da Porsche e líder do campeonato, terá a companhia de Jake Hughes, da McLaren, que também mostrou um bom ritmo durante toda a sessão desta sexta etapa do campeonato.
Atual campeão da categoria, Jake Dennis sofreu com a Andretti e vai largar apenas em 19º, se posicionando na décima fila ao lado de Jehan Daruvala, da Maserati. Outro piloto da equipe norte-americana, Norman Nato ficou apenas em 13º e faz companhia a António Félix da Costa na fila sete. O português foi apenas o 14º e viu a pressão pela vaga na Porsche aumentar.
Vice-líder do campeonato, Nick Cassidy, da Jaguar, teve dificuldades e acabou sendo eliminado logo na primeira parte da classificação. No grupo B, o neozelandês se manteve no top-4 durante a maior parte do tempo, mas acabou sendo superado por Sam Bird, da McLaren, que fez uma volta impressionante quando o cronômetro zerou. O neozelandês vai largar apenas em 9º.
Ambos os brasileiros participaram do grupo A da classificação, mas nenhum dos dois conseguiu ter êxito na tentativa de avançar para os duelos. Lucas di Grassi, da Abt Cupra, conquistou apenas a 16ª posição, enquanto que Sérgio Sette Câmara, da ERT, encerrou as atividades em 22º.
A próxima etapa da Fórmula E acontece neste fim de semana, com a rodada dupla de estreia do eP de Misano. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.
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Saiba como foi a classificação em Misano
Grupo A
O primeiro grupo a ir para a pista contou com o atual líder do campeonato, Pascal Wehrlein, da Porsche, e também a dupla da DS Penske, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne. Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara, os únicos brasileiros do grid, estiveram nesse primeiro pelotão. Além deles, Oliver Rowland, Maximilian Günther, Robin Frijns, António Félix da Costa, Sacha Fenestraz e Jehan Daruvala, também partiram para suas voltas rápidas.
Com temperatura próxima dos 19ºC e vento de 19 km/h, os pilotos tomaram a pista para suas voltas iniciais. Frijns, da Envision, foi o primeiro a fazer sua tentativa, marcando 1min18s922, mas logo foi superado por Vergne, que liderou os dois treinos livres realizado até aqui no circuito italiano. Companheiro do francês na DS Penske, Vandoorne ocupou a segunda posição durante os minutos iniciais.
Com metade da sessão, Wehrlein conseguiu marcar um bom tempo e pulou para a segunda posição, empurrando Vandoorne para fora da lista de classificados. Enquanto isso, Günther e Frijns completavam o top-4, com Vergne se mantendo na ponta. A ordem não foi alterada até os minutos finais quando Fenestraz, da Nissan, cravou 1min18s332 e pulou para terceiro, tirando Frijns dos duelos até aquele momento.
Quando o cronômetro zerou, as posições se mantiveram, com Vergne, Wehrlein, Rowland e Günther se classificando para os duelos. Lucas di Grassi foi apenas o oitavo, e Sette Câmara o 11º. Ameaçado na Porsche, Da Costa ficou pelo caminho e aumentou ainda mais a pressão em cima de si.
Grupo B
O Grupo B da classificação em Misano tinha como destaque o atual campeão da Fórmula E, Jake Dennis, da Andretti, como também os experientes Sébastien Buemi e Sam Bird. Além do trio, Nick Cassidy, Mitch Evans, Jake Hughes, Norman Nato, Nico Müller, Edoardo Mortara, Nyck de Vries e Dan Ticktum também partiram para a pista.
Buemi foi o primeiro a marcar um tempo rápido, 1min18s597, mas Hughes, da McLaren, foi 0s434 mais rápido e assumiu a ponta nos momento iniciais, com Cassidy, Müller e Evans completando o top-4. Ao contrário do companheiro de equipe, Bird amargava a última posição quando o relógio marcava sete minutos para o fim.
Após a troca de pneus e o retorno dos pilotos para a pista, a dupla da Andretti, Dennis e Nato, sofreram bastante com a falta de ritmo do carro e, por isso, não foram além do sétimo e 10º lugares, respectivamente. Lá na frente, Bird mostrou reação surpreendente e saltou para o terceiro posto, jogando o atual segundo colocado do certame, Cassidy, para fora dos duelos.
Hughes, Evans, Bird e Müller foram os quatro classificados para a etapa de mata-mata. Ex-piloto de Fórmula 1, De Vries não conseguiu extrair nada de sua Mahindra e terminou o grupo B em último, quase 1s atrás do ponteiro.
Quartas de final
Oliver Rowland (3º A) x Pascal Wehrlein (2º A)
O primeiro duelo colocou frente a frente o atual líder do campeonato, o alemão da Porsche, e o terceiro colocado, que conquistou a pole-position da última prova, o eP de Tóquio. Rowland liderou os dois primeiros setores, mas teve de ver Wehrlein surpreender na sessão final e cravar 1min17s549, extraindo tudo que podia da Porsche e superando o rival por pouco menos de 0s2.
Maximilian Günther (4º A) x Jean-Éric Vergne (1º A)
Em duelo envolvendo dois carros com trem de força da Stellantis, Vergne não teve dificuldades para derrotar Günther. O alemão da Maserati acabou passando por cima de uma das zebras do circuito e marcou um tempo muito alto, de 1min18s583. Desta forma, o francês da Penske cravou 1min17s476 e ficou mais de 1s à frente.
Sam Bird (3º B) x Mitch Evans (2º B)
Após surpreender na primeira etapa da classificação, quando conseguiu uma volta salvadora para passar entre os quatro primeiros e marcar presença nos duelos, Bird não foi páreo para o neozelandês da Jaguar, que marcou 1min17s275 e desclassificou o rival da escuderia de Woking por pouco menos de 0s5.
Nico Müller (4º B) x Jake Hughes (1º B)
No último duelo das quartas, os pilotos da Abt Cupra e da McLaren mostraram um ritmo muito próximo, mas Hughes conseguiu abrir uma boa vantagem no último setor e eliminou o rival ao marcar o giro de 1min16s977, ficando mais de 0s3 á frente de Müller.
Semifinais
Pascal Wehrlein x Jean-Éric Vergne
Apesar de ser o líder do campeonato, Wehrlein era o azarão no duelo contra Vergne, que liderou os dois primeiros treinos livres do fim de semana. Como esperado, a disputa foi apertada, com os dois apresentando um ritmo muito similar ao longo de toda a volta. No entanto, o bicampeão marcou 1min17s085 e superou o alemão da Porsche por apenas 0s058 de diferença.
Mitch Evans x Jake Hughes
Por ter marcado o tempo mais rápido das quartas de final, Hughes largou como o favorito no duelo contra o sexto colocado do Mundial. Contudo, o favoritismo desapareceu quando a dupla foi para a pista. O britânico da McLaren acabou cometendo um erro e perdeu décimos valiosos, enquanto Evans foi perfeito em cada detalhe e completou o giro em 1min17s170, passando para a grande final.
Final
Depois de um eP de Tóquio decepcionante para ambos, Vergne e Evans partiram para a final da classificação em Misano buscando dar a volta por cima. O francês da Penske saiu como o grande favorito, já que foi o mais rápido do grid em todas as sessões do fim de semana até aquele momento. Evans, por sua vez, mostrava o bom ritmo da Jaguar e vinha fazendo um bom treino classificatório.
A bandeira verde foi dada e Evans abriu a volta alguns milésimos mais rápido, conseguindo terminar o primeiro setor apenas 0s010 à frente de Vergne. O francês chegou a quase igualar, mas viu a diferença para o piloto da Jaguar aumentar no segundo setor. No fim, o neozelandês fez uma volta sólida e marcou o tempo de 1min17s068, superando o rival da Penske por apenas 0s160 e conquistando a sua primeiro pole-position após quase 1 ano de seca.
Fórmula E 2024, eP de Misano, 6ª Etapa, Grid de Largada:
1 | M EVANS | Jaguar | 1:17.068 | |
2 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:17.228 | +0.160 |
3 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:17.143 | +0.075 |
4 | J HUGHES | McLaren | 1:17.425 | +0.357 |
5 | N MÜLLER | Abt Cupra | 1:17.284 | +0.216 |
6 | O ROWLAND | Nissan | 1:17.704 | +0.636 |
7 | S BIRD | McLaren | 1:17.731 | +0.663 |
8 | M GÜNTHER | Maserati | 1:18.583 | +1.515 |
9 | N CASSIDY | Jaguar | 1:18.280 | +1.212 |
10 | R FRIJNS | Envision | 1:18.360 | +1.292 |
11 | S BUEMI | Envision | 1:18.496 | +1.428 |
12 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:18.423 | +1.355 |
13 | N NATO | Andretti | 1:18.558 | +1.490 |
14 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:18.536 | +1.468 |
15 | E MORTARA | Mahindra | 1:18.612 | +1.544 |
16 | L DI GRASSI | Abt Cupra | 1:18.540 | +1.472 |
17 | D TICKTUM | ERT | 1:18.639 | +1.571 |
18 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:18.557 | +1.489 |
19 | J DENNIS | Andretti | 1:18.668 | +1.600 |
20 | J DARUVALA | Maserati | 1:18.909 | +1.841 |
21 | N DE VRIES | Mahindra | 1:18.794 | +1.726 |
22 | S. SETTE CÂMARA | ERT | 1:19.143 | +2.075 |