Vergne repete dose e garante liderança da DS Penske no TL2 da Fórmula E em Misano

Jean-Éric Vergne mostrou mais uma vez a força da DS Penske neste fim de semana da Fórmula E em Misano e voltou a liderar o último treino livre antes da classificação deste sábado

Nesta madrugada de sexta-feira para sábado (13) aqui no Brasil, a Fórmula E deu o pontapé inicial para o segundo dia de atividades do eP de Misano, que compõe o calendário da categoria pela primeira vez na história. Depois que a dupla da DS Penske formada por Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne liderou o TL1, o francês do carro #25 voltou a ficar à frente ao marcar o tempo de 1min17s482 e encerrou o segundo treino do fim de semana na ponta.

Jake Hughes, da McLaren, ficou em segundo, com apenas 0s020 de desvantagem em relação ao líder, e sendo acompanhado de perto por Sébastien Buemi, da Envision, que terminou em terceiro. Nick CassidyStoffel VandoorneMitch Evans, Robin Frijns, Jake DennisSam Bird e Nico Müller fecharam o top-10. Líder do campeonato, Pascal Wehrlein, da Porsche, não foi além de um 19º lugar.

Lucas di Grassi, que chegou a liderar o TL2 por alguns segundos, terminou em 11º, enquanto que Sérgio Sette Câmara teve de abandonar após apenas alguns minutos por causa de um problema na bateria de sua ERT. O incidente do brasileiro causou uma bandeira vermelha, interrompendo a sessão por cerca de oito minutos antes de a direção de prova determinar um tempo adicional para que os pilotos não fossem prejudicados.

Jean-Éric Vergne também liderou o segundo treino livre da Fórmula E em Misano (Foto: Reprodução)

A próxima etapa da Fórmula E acontece neste fim de semana, com a rodada dupla de estreia do eP de Misano. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi o TL2 em Misano:

Fórmula E finalmente chegou a Misano para competir no circuito italiano pela primeira vez na história da categoria. Às 3h00 da madrugada deste sábado (13), no horário brasileiro, os pilotos voltaram à pista pela segunda vez para se ambientarem ainda mais com a pista antes da sessão de classificação e também a corrida 1 do fim de semana, já que ambas acontecem daqui a algumas horas.

Com temperatura ambiente próxima dos 15ºC e céu totalmente descoberto, os 22 participantes se depararam mais uma vez com condições de pista muito favoráveis. Nick Cassidy, da Jaguar, foi o primeiro a abrir os trabalhos e fechar volta rápida, marcando 1min34s923, mas logo foi superado pela dupla da Envision, Robin Frijns e Sébastian Buemi.

Os cinco primeiros minutos foram movimentados, com Jehan Daruvala, António Félix da Costa, Pascal Wehrlein, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne chegando ao topo por alguns instantes.

Sette Câmara teve problemas com a bateria e precisou recolher aos boxes (Foto: Transmissão/Fórmula E)

Sérgio Sette Câmara teve problemas logo cedo. Após seis minutos, o brasileiro teve de encostar sua ERT às margens da pista por causa de um problema na bateria, mas nenhuma bandeira amarela foi acionada enquanto ele tentava resolver a situação.

Buemi cravou 1min19s123 e ocupou a primeira posição no final do primeiro terço do TL2, com 0s137 de vantagem em relação a Sam Bird, da McLaren, que puxava o bom ritmo do time laranja-papaia, já que seu companheiro de equipe, Jake Hughes, ocupava a terceira colocação naquele momento. Mitch Evans, da Jaguar, era o quarto.

Quando restavam 18 minutos para o fim — quase seis minutos após o início do problema —, o diretor de prova Scot Elkins determinou bandeira vermelha para que o carro de Sette Câmara pudesse ser retirado da pista, já que o mesmo se encontrava em uma situação perigosa.

Após oito minutos de paralisação, a bandeira verde finalmente foi decretada e os pilotos puderam voltar à pista para completar a última parte do treino. Por causa da impossibilidade de estarem em ação ao longo da bandeira vermelha, alguns minutos foram adicionados ao tempo final do TL2.

Vergne foi o mais rápido novamente no TL2 em Misano (Foto: DS Penske)

Quando os pilotos voltaram a fechar volta, Oliver Rowland, da Nissan, marcou um bom giro e subiu para terceiro, mas ainda atrás de Frijns, que cravou 1min18s773, e Hughes, em segundo.

Quando os dez minutos finais iniciaram, Lucas di Grassi marcou 1min18s403 e assumiu a ponta momentaneamente, mas acabou sendo superado por Vergne, da DS Penske, que mostrou mais uma vez um bom ritmo.

Nos últimos minutos da sessão, pouca coisa mudou na ordem de forças, com Vergne na ponta, enquanto Hughes, Buemi, Cassidy e Vandoorne completavam o top-5. Faltando menos de um minuto para o fim, enquanto forçava para tentar chegar à ponta da tabela, Cassidy viveu uma situação perigosa quando encontrou outros carros bem lentos no meio do caminho, forçando o neozelandês a desviar e ir para a brita, causando danos à sua Jaguar. A bandeira amarela decretou o fim da sessão.

Fórmula E 2024, eP de Misano, 6ª Etapa, TL2:

1J.E VERGNEDS Penske1:17.482 
2J HUGHESMcLaren1:17.502+0.020
3S BUEMIEnvision1:17.583+0.101
4N CASSIDYJaguar1:17.660+0.178
5S VANDOORNEDS Penske1:17.761+0.279
6M EVANSJaguar1:17.844+0.362
7R FRIJNSEnvision1:17.908+0.426
8J DENNISAndretti1:17.974+0.492
9S BIRDMcLaren1:17.975+0.493
10N MÜLLERAbt Cupra1:18.088+0.606
11L DI GRASSIAbt Cupra1:18.091+0.609
12E MORTARAMahindra1:18.138+0.656
13N NATOAndretti1:18.159+0.677
14S FENESTRAZNissan1:18.175+0.693
15A.F DA COSTAPorsche1:18.176+0.694
16N DE VRIESMahindra1:18.387+0.905
17M GÜNTHERMaserati1:18.410+0.928
18D TICKTUMERT1:18.460+0.978
19P WEHRLEINPorsche1:18.514+1.032
20J DARUVALAMaserati1:18.682+1.200
21O ROWLANDNissan1:18.866+1.384
22S. SETTE CÂMARAERT1:49.587+32.105
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.