Pascal Wehrlein sobrou e não teve dificuldades para vencer o eP da Cidade do México na tarde deste sábado (13). Após quebrar um jejum de 30 corridas e conquistar a pole-position, o alemão só perdeu a ponta por opção nos dois momentos em que acionou o modo ataque. Sébastien Buemi também manteve a posição de largada e Nick Cassidy completou o pódio.
Maximilian Günther, Mitch Evans, Jean-Éric Vergne, Jake Hughes e Stoffel Vandoorne apareceram na sequência. Atual campeão da categoria, Jake Dennis teve uma corrida sem muito brilho e fechou na nona colocação, logo à frente de seu novo companheiro de equipe, Norman Nato.
Já os brasileiros tiveram um dia para esquecer na Cidade do México. Lucas di Grassi abandonou na primeira volta no retorno à ABT após bater na entrada do estádio, enquanto Sergio Sette Câmara sequer largou por conta de problemas técnicos em sua ERT.
O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, mostra todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai. A Fórmula E volta nos dias 26 e 27 de janeiro, com a rodada dupla em Diriyah.
Saiba como foi o eP da Cidade do México:
A primeira corrida da décima temporada da Fórmula E começou apenas com 21 carros. Isso porque, antes da prova, o brasileiro Sergio Sette Câmara teve problemas na hora de levar o carro para o grid e sequer conseguiu largar por conta de dificuldades técnicas.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Na largada, Wehrlein manteve a ponta e os cinco primeiros se mantiveram os mesmos. Robin Frijns teve problemas, enquanto Jake Dennis terminou o primeiro giro já na nona colocação. Lucas di Grassi bateu na entrada do estádio e acabou abandonando precocemente a prova em um dia péssimo para os brasileiros.
Duas voltas depois, um incidente entre Nico Müller e António Félix da Costa acabou tirando o português da corrida e comprometendo a prova do suíço, que caiu para o fim do pelotão. Na frente, Pascal acionou o modo ataque e Buemi assumiu a liderança, mas o suíço não demorou para também ativar o modo ataque e devolver a ponta para o rival. Sébastien voltou para o primeiro posto logo após o alemão acionar a potência extra pela segunda vez.
Depois da largada ruim, Frijns acabou batendo sozinho na curva 17 e ficou parado no meio da pista. A direção de prova acionou rapidamente o safety-car para a retirada do carro da Envision.
O carro de segurança deixou a pista ao final da volta 11, com Buemi na ponta, seguido por Wehrlein, Günther, Cassidy e Evans. O suíço rapidamente ativou o modo ataque para devolver a primeira posição ao rival da Porsche.
Com metade da corrida, a única mudança entre os cinco primeiros foi a troca de posições entre Cassidy e Günther, com o neozelandês ocupando a última posição no pódio. Vergne, Hughes, Vandoorne, Dennis e Nato completavam o top-10.
A corrida seguiu sem maiores emoções nas voltas seguintes. Com 10 giros para o fim, Wehrlein começou a abrir vantagem para Buemi, com a diferença ultrapassando os dois segundos. O pelotão da frente se dividiu, com Evans ficando para trás na quinta posição se defendendo de Vergne.
Sem mais mudanças na frente e com o pelotão cada vez ficando mais distante, Wehrlein sequer foi ameaçado e venceu a primeira prova de 2024, com Buemi e Cassidy completando o primeiro pódio da décima temporada da Fórmula E.
Fórmula E 2024, eP da Cidade do México, Corrida 1, Resultado Final:
Pos. | Piloto | Equipe | Diff |
1 | P WEHRLEIN | Porsche | 37 voltas |
2 | S BUEMI | Envision | + 1.162 |
3 | N CASSIDY | Jaguar | + 2.079 |
4 | M GÜNTHER | Maserati | + 5.780 |
5 | M EVANS | Jaguar | + 13.064 |
6 | J.E VERGNE | DS Penske | + 13.405 |
7 | J HUGHES | McLaren | + 13.916 |
8 | S VANDOORNE | DS Penske | + 14.392 |
9 | J DENNIS | Andretti | + 14.767 |
10 | N NATO | Andretti | + 15.312 |
11 | O ROWLAND | Nissan | + 15.485 |
12 | S FENESTRAZ | Nissan | + 15.718 |
13 | E MORTARA | Mahindra | + 16.214 |
14 | S BIRD | McLaren | + 20.600 |
15 | N DE VRIES | Mahindra | + 23.665 |
16 | J DARUVALA | Maserati | + 28.969 |
17 | N MÜLLER | Abt Cupra | + 29.424 |
18 | D TICKTUM | ERT | + 1:14.758 |
19 | R FRIJNS | Envision | Abandonou |
20 | A.F DA COSTA | Porsche | Abandonou |
21 | L DI GRASSI | Abt Cupra | Abandonou |
22 | S. SETTE CÂMARA | ERT | Não Largou |