Wehrlein supera Vandoorne na final e conquista pole do eP de Mônaco da Fórmula E
Pascal Wehrlein confirmou o favoritismo, sacramentou a terceira pole na temporada e se isolou na liderança do campeonato em Mônaco
A Fórmula E desembarcou em Mônaco, uma das duas únicas etapas que estão desde o início no calendário da categoria, e Pascal Wehrlein garantiu a pole para a Porsche. A vitória veio na final sobre o belga Stoffel Vandoorne, da DS Penske. Nick Cassidy, da Jaguar, larga em terceiro. A equipe britânica, que chegou aos duelos como favorita após liderar os treinos livres e mostrar forte rendimento na fase de grupos, ficou pelo caminho nas semifinais após erros cometidos pelos dois pilotos no trecho intermediário da pista.
A classificação no lendário autódromo de rua de Mônaco foi bastante movimentada. Vale o destaque para DS Penske, que conseguiu avançar com os dois carros para a fase de duelos. A Porsche confirmou o favoritismo na temporada e Wehrlein, mais uma vez, mostrou como pode tirar o máximo do carro alemão.
Falando dos brasileiros, Sérgio Sette Câmara, da ERT, e Lucas di Grassi, da ABT Cupra, correram no Grupo A, mas não conseguiram avançar para a fase de duelos. Os pilotos vão largar em 11º e 17º, respectivamente.
Após a classificação que definiu o grid de largada, a Fórmula E realiza o eP de Mônaco ainda neste sábado, a partir das 9h30 (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO transmite a corrida — assim como toda a temporada — AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Confira como foi a classificação em Mônaco
Grupo A:
Quem abriu a classificação em Mônaco foi Robin Frijns, da Envision, que iniciou a volta rápida, mas ficou pelo caminho. Em seguida, Mitch Evans, da Jaguar, buscou a liderança, mas foi Oliver Rowland, da Nissan, que fez o melhor tempo, com 1m31s566 no início da classificação.
Vale o destaque para a volta de Maximilian Günther, da Maserati, que fez o segundo melhor tempo, buscou uma volta mais rápida e conseguiu passar para a fase de duelos com 1m31s058.
A reação da Porsche foi rápida e eficaz. Pascal Wehrlein marcou 1m30s851 e passou a liderar, mas por pouco tempo. António Félix da Costa, companheiro de equipe do alemão, encaixou uma boa volta, com 1m31s068, se colocando na próxima fase. A liderança foi tomada por Mitch Evans, muito rápido no sábado, que cravou 1m30s697 e liderou o certame até o fim.
Os dois brasileiros fizeram suas voltas no primeiro grupo, mas não conseguiram avançar. Sérgio Sette Câmara, da ERT, marcou 1m31s188 e vai largar na sexta fila, enquanto Lucas di Grassi, da ABT Cupra, marcou 1m31s349, e ficou na nona fila. Os eliminados foram: Robin Frijns, Sérgio Sette Câmara, Nico Müller, Nyck de Vries, Oliver Rowland, Lucas di Grassi e Norman Nato.
Nico Müller, que fez a segunda volta mais rápida do grupo, teve o tempo deletado por infração técnica e foi jogado para 21º no grid.
Grupo B:
O grupo B começou com liderança de Jean-Éric Vergne, da DS Penske, que encaixou uma volta em 1m31s045. A equipe, inclusive, conseguiu passar os dois carros para a fase de duelos.
Eduardo Mortara, da Mahindra, marcou 1m31s042 e passou a liderar o grupo. Mas durou pouco.
Com uma volta em 1m30s593, o belga Stoffel Vandoorne, da Penske, foi o mais rápido e não perdeu mais a liderança, seguido de Nick Cassidy, da Jaguar, que fez 1m30s785 e ficou em segundo. Fecharam o grupo dos classificados Sébastien Buemi, da Envision, com 1m30s811, em terceiro, e Jean-Éric Vergne, da DS Penske, com 1m30s848, em quarto.
Os eliminados foram: Jehan Daruvala, Eduardo Mortara, Sacha Fenestraz, Jake Hughes, Jake Dennis, Dan Ticktum e Taylor Barnard
Quartas de Final
Maximilian Günther x Pascal Wehrlein
O primeiro duelo em Mônaco começou com Maximilian Günther cravando 1m30s425 no cronômetro. O esforço, no entanto, não foi suficiente. O alemão foi superado pelo compatriota da Porsche, Pascal Wehrlein. O tempo do piloto foi de 1m29s886 e ele avançou para a próxima fase com certa tranquilidade.
António Félix da Costa x Mitch Evans
Depois de muito tempo, Da Costa conseguiu avançar para a fase de duelos, mas enfrentou o rápido Mitch Evans, que chegou a ficar quase 0s5 mais rápido durante a volta rápida.
O português cravou 1m30s341, mas foi superado pelo piloto da Jaguar, que fez 1m29s725.
Sébastien Buemi x Nick Cassidy
Buemi tentava encerrar um jejum de quase um ano sem largar na pole position, mas não foi suficiente dessa vez.
Em um duelo bem equilibrado, o piloto da Envision marcou 1m30s140, mas foi superado por Cassidy, que fechou o duelo contra o seu ex-companheiro de equipe em 1m29s800.
Jean-Éric Vergne x Stoffel Vandoorne
No equilibrado duelo de pilotos da DS Penske, melhor para o piloto belga. Enquanto Jean-Éric Vergne cruzou a linha de chegada em 1m30s119, Vandoorne conseguiu ser mais rápido e achou uma volta para avançar para as semifinais, com 1m30s012.
Semifinais
Pascal Wehrlein x Mitch Evans
A briga das semifinais começou entre Porsche e Jaguar, os dois trens de força mais rápidos da Fórmula E.
Melhor para o alemão, que cravou 1m29s759 e eliminou o líder do TL1 e TL2 em Mônaco. Evans, que cometeu um erro em uma das chicanes da pista, fechou em 1m30s207, mas teve a volta deletada porque ultrapassou os limites de pista.
Nick Cassidy x Stoffel Vandoorne
Em mais um duelo emocionante, Jaguar e DS Penske buscavam a vaga nas finais em Mônaco. Cassidy errou no fim da volta rápida e foi mais lento que Stoffel Vandoorne.
O belga cravou 1m30s311 no cronômetro e avançou para as finais. O tempo do neozelandês foi de 1m30s772.
Final
Pascal Wehrlein x Stoffel Vandoorne
Na decisão dos mais rápidos, o surpreendente Vandoorne se esforçou, mas não foi suficiente. Com muita consistência, Pascal Wehrlein confirmou o favoritismo, sacramentou a terceira pole na temporada e se isolou na liderança do campeonato com 1m29s861.
Fórmula E 2023/24, eP de Mônaco, Grid de Largada:
1 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:29.861 | |
2 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:30.304 | +0.443 |
3 | N CASSIDY | Jaguar | 1:30.772 | +0.911 |
4 | M EVANS | Jaguar | — | — |
5 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:30.119 | +0.258 |
6 | S BUEMI | Envision | 1:30.140 | +0.279 |
7 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:30.341 | +0.480 |
8 | M GÜNTHER | Maserati | 1:30.425 | +0.564 |
9 | R FRIJNS | Envision | 1:31.070 | +1.209 |
10 | J DARUVALA | Maserati | 1:31.010 | +1.149 |
11 | S. SETTE CÂMARA | ERT | 1:31.188 | +1.327 |
12 | E MORTARA | Mahindra | 1:31.042 | +1.181 |
13 | N DE VRIES | Mahindra | 1:31.279 | +1.418 |
14 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:31.083 | +1.222 |
15 | O ROWLAND | Nissan | 1:31.347 | +1.486 |
16 | J HUGHES | McLaren | 1:31.149 | +1.288 |
17 | L DI GRASSI | ABT Cupra | 1:31.349 | +1.488 |
18 | J DENNIS | Andretti | 1:31.370 | +1.509 |
19 | N NATO | Andretti | 1:31.353 | +1.492 |
20 | D TICKTUM | ERT | 1:31.600 | +1.739 |
21 | N MÜLLER | ABT Cupra | 1:31.907 | +2.046 |
22 | T BARNARD | McLaren | 1:32.323 | +2.462 |