Wehrlein supera Vandoorne na final e conquista pole do eP de Mônaco da Fórmula E

Pascal Wehrlein confirmou o favoritismo, sacramentou a terceira pole na temporada e se isolou na liderança do campeonato em Mônaco

A Fórmula E desembarcou em Mônaco, uma das duas únicas etapas que estão desde o início no calendário da categoria, e Pascal Wehrlein garantiu a pole para a Porsche. A vitória veio na final sobre o belga Stoffel Vandoorne, da DS Penske. Nick Cassidy, da Jaguar, larga em terceiro. A equipe britânica, que chegou aos duelos como favorita após liderar os treinos livres e mostrar forte rendimento na fase de grupos, ficou pelo caminho nas semifinais após erros cometidos pelos dois pilotos no trecho intermediário da pista.

A classificação no lendário autódromo de rua de Mônaco foi bastante movimentada. Vale o destaque para DS Penske, que conseguiu avançar com os dois carros para a fase de duelos. A Porsche confirmou o favoritismo na temporada e Wehrlein, mais uma vez, mostrou como pode tirar o máximo do carro alemão.

Falando dos brasileiros, Sérgio Sette Câmara, da ERT, e Lucas di Grassi, da ABT Cupra, correram no Grupo A, mas não conseguiram avançar para a fase de duelos. Os pilotos vão largar em 11º e 17º, respectivamente.

Após a classificação que definiu o grid de largada, a Fórmula E realiza o eP de Mônaco ainda neste sábado, a partir das 9h30 (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO transmite a corrida — assim como toda a temporada — AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

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Pascal Wehrlein cravou a pole em Mônaco (Foto: Porsche)

Confira como foi a classificação em Mônaco

Grupo A:

Quem abriu a classificação em Mônaco foi Robin Frijns, da Envision, que iniciou a volta rápida, mas ficou pelo caminho. Em seguida, Mitch Evans, da Jaguar, buscou a liderança, mas foi Oliver Rowland, da Nissan, que fez o melhor tempo, com 1m31s566 no início da classificação.

Vale o destaque para a volta de Maximilian Günther, da Maserati, que fez o segundo melhor tempo, buscou uma volta mais rápida e conseguiu passar para a fase de duelos com 1m31s058.

A reação da Porsche foi rápida e eficaz. Pascal Wehrlein marcou 1m30s851 e passou a liderar, mas por pouco tempo. António Félix da Costa, companheiro de equipe do alemão, encaixou uma boa volta, com 1m31s068, se colocando na próxima fase. A liderança foi tomada por Mitch Evans, muito rápido no sábado, que cravou 1m30s697 e liderou o certame até o fim.

Os dois brasileiros fizeram suas voltas no primeiro grupo, mas não conseguiram avançar. Sérgio Sette Câmara, da ERT, marcou 1m31s188 e vai largar na sexta fila, enquanto Lucas di Grassi, da ABT Cupra, marcou 1m31s349, e ficou na nona fila. Os eliminados foram: Robin Frijns, Sérgio Sette Câmara, Nico Müller​Nyck de Vries​, Oliver Rowland​, Lucas di Grassi e Norman Nato.

Nico Müller, que fez a segunda volta mais rápida do grupo, teve o tempo deletado por infração técnica e foi jogado para 21º no grid.

Mitch Evans liderou o grupo A do eP de Mônaco (Foto: Fórmula E/LAT Images)

Grupo B:

O grupo B começou com liderança de Jean-Éric Vergne, da DS Penske, que encaixou uma volta em 1m31s045. A equipe, inclusive, conseguiu passar os dois carros para a fase de duelos.

Eduardo Mortara, da Mahindra, marcou 1m31s042 e passou a liderar o grupo. Mas durou pouco.

Com uma volta em 1m30s593, o belga Stoffel Vandoorne, da Penske, foi o mais rápido e não perdeu mais a liderança, seguido de Nick Cassidy, da Jaguar, que fez 1m30s785 e ficou em segundo. Fecharam o grupo dos classificados Sébastien Buemi, da Envision, com 1m30s811, em terceiro, e Jean-Éric Vergne, da DS Penske, com 1m30s848, em quarto.

Os eliminados foram: Jehan Daruvala, Eduardo Mortara, Sacha Fenestraz, Jake Hughes, Jake Dennis, Dan Ticktum e Taylor Barnard

Stoffel Vandoorne avançou para a fase de duelos após boa volta em Mônaco (Foto: Fórmula E)

Quartas de Final

Maximilian Günther x Pascal Wehrlein

O primeiro duelo em Mônaco começou com Maximilian Günther cravando 1m30s425 no cronômetro. O esforço, no entanto, não foi suficiente. O alemão foi superado pelo compatriota da Porsche, Pascal Wehrlein. O tempo do piloto foi de 1m29s886 e ele avançou para a próxima fase com certa tranquilidade.

António Félix da Costa x Mitch Evans

Depois de muito tempo, Da Costa conseguiu avançar para a fase de duelos, mas enfrentou o rápido Mitch Evans, que chegou a ficar quase 0s5 mais rápido durante a volta rápida.

O português cravou 1m30s341, mas foi superado pelo piloto da Jaguar, que fez 1m29s725.

Sébastien Buemi x Nick Cassidy

Buemi tentava encerrar um jejum de quase um ano sem largar na pole position, mas não foi suficiente dessa vez.

Em um duelo bem equilibrado, o piloto da Envision marcou 1m30s140, mas foi superado por Cassidy, que fechou o duelo contra o seu ex-companheiro de equipe em 1m29s800.

Jean-Éric Vergne x Stoffel Vandoorne

No equilibrado duelo de pilotos da DS Penske, melhor para o piloto belga. Enquanto Jean-Éric Vergne cruzou a linha de chegada em 1m30s119, Vandoorne conseguiu ser mais rápido e achou uma volta para avançar para as semifinais, com 1m30s012.

Wehrlein levou a Porsche para a fase de duelos mais uma vez (Foto: Fórmula E)

Semifinais

Pascal Wehrlein x Mitch Evans

A briga das semifinais começou entre Porsche e Jaguar, os dois trens de força mais rápidos da Fórmula E.

Melhor para o alemão, que cravou 1m29s759 e eliminou o líder do TL1 e TL2 em Mônaco. Evans, que cometeu um erro em uma das chicanes da pista, fechou em 1m30s207, mas teve a volta deletada porque ultrapassou os limites de pista.

Nick Cassidy x Stoffel Vandoorne

Em mais um duelo emocionante, Jaguar e DS Penske buscavam a vaga nas finais em Mônaco. Cassidy errou no fim da volta rápida e foi mais lento que Stoffel Vandoorne.

O belga cravou 1m30s311 no cronômetro e avançou para as finais. O tempo do neozelandês foi de 1m30s772.

Vandoorne surpreendeu com a DS Penske, em Mônaco (Foto: Fórmula E)

Final

Pascal Wehrlein x Stoffel Vandoorne

Na decisão dos mais rápidos, o surpreendente Vandoorne se esforçou, mas não foi suficiente. Com muita consistência, Pascal Wehrlein confirmou o favoritismo, sacramentou a terceira pole na temporada e se isolou na liderança do campeonato com 1m29s861.

Fórmula E 2023/24, eP de Mônaco, Grid de Largada:

1P WEHRLEINPorsche1:29.861 
2S VANDOORNEDS Penske1:30.304+0.443
3N CASSIDYJaguar1:30.772+0.911
4M EVANSJaguar
5J.E VERGNEDS Penske1:30.119+0.258
6S BUEMIEnvision1:30.140+0.279
7A.F DA COSTAPorsche1:30.341+0.480
8M GÜNTHERMaserati1:30.425+0.564
9R FRIJNSEnvision1:31.070+1.209
10J DARUVALAMaserati1:31.010+1.149
11S. SETTE CÂMARAERT1:31.188+1.327
12E MORTARAMahindra1:31.042+1.181
13N DE VRIESMahindra1:31.279+1.418
14S FENESTRAZNissan1:31.083+1.222
15O ROWLANDNissan1:31.347+1.486
16J HUGHESMcLaren1:31.149+1.288
17L DI GRASSIABT Cupra1:31.349+1.488
18J DENNISAndretti1:31.370+1.509
19N NATOAndretti1:31.353+1.492
20D TICKTUMERT1:31.600+1.739
21N MÜLLERABT Cupra1:31.907+2.046
22T BARNARDMcLaren1:32.323+2.462
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