Ao lado de Barbosa e Bourdais, Fittipaldi vence e se torna primeiro brasileiro ganhador das 12 Horas de Sebring

Atuais campeões na United SportsCar, Christian Fittipaldi e João Barbosa, ainda ao lado Sébastien Bourdais, faturaram as 12 Horas de Sebring neste sábado (22). Com a vitória, Fittipaldi se tornou o primeiro brasileiro a vencer a tradicional prova de longa duração

Aos campeões o que for dos campeões. O trio formado pelos atuais conquistadores da United SportsCar, Christian Fittipaldi e João Barbosa, mais Sébastien Bourdais, venceu as 12 Horas de Sebring, segunda etapa da temporada da categoria, na classificação geral. Assim, Fittipaldi se torna o primeiro brasileiro a vencer a prova.
 
Não foi a vitória mais disputada do mundo. Fittipaldi/Barbosa/Bourdais já liderava na segunda das 12 horas da corrida. Durante a nona hora, abriram mais de uma confortável volta. Dessa forma, o trio da Action Express não deu qualquer chance de ser batido pela vitória.
 
Para ficar com a segunda colocação, os irmãos Ricky e Jordan Taylor, ao lado de Max Angelelli, precisaram superar problemas de freios que enfrentaram em dado momento da prova de longa duração. Foi Ricky quem assumiu o segundo lugar após a penúltima sequência de paradas nos boxes. Primeiro ele passou Richard Westbrook e, em seguida, Scott Dixon.
O carro #5 da Action Express, vitorioso das 12 Horas de Sebring de 2015 (Foto: Divulgação)
Assim como os dois primeiros colocados, o terceiro, formado por Westbrook, Michael Valiante e Mike Rockenfeller, também acelerava um protótipo Corvette. Foi bem no final que eles conseguiram superar a Ganassi de Dixon, Marshall Pruet e Joey Hand, quarto colocados.
 
Entre os protótipos LMP2, o mais rápido foi o #57 Krohn, pilotado por Olivier Pla, Nic Jonsson e Tracy Krohn, que ocupou a oitava colocação geral. Bem no início, enquanto Pla guiava o protótipo pela primeira vez, o carro chegou a liderar, mas não pôde manter o ritmo e terminou com seis voltas de defasagem.
 
Na categoria GT Le Mans, o mesmo trio vencedor de Daytona voltou a vencer: Ryan Briscoe, Jan Magnussen e Antonio García. Já o trio formado pelo brasileiro Augusto Farfus, Dick Werner e Bill Auberlen teve problemas na suspensão traseira e foi apenas o oitavo mais rápido da categoria.
 
A pancada forte das 12 Horas de Sebring ficou por conta de outro brasileiro, Oswaldo Negri, que bateu forte durante a segunda hora da prova. Apesar de força da batida, Negri foi liberado do Centro Médico da pista logo após uma rápida checagem.
 
RIVAIS E AMIGOS

Hockenheim, 2000. No dia em que Rubens Barrichello se consagrou ao vencer pela primeira vez na carreira, outro brasileiro viveu momentos bem mais tensos depois da prova. Ricardo Zonta trocou farpas com o então companheiro de equipe de BAR, Jacques Villeneuve, depois de uma colisão naquele GP fa Alemanha — com o canadense fazendo críticas pesadas ao então jovem brasileiro. 15 anos mais tarde, eles garantem: não foi nada demais.

STOCK CAR 'IN LOCO'

O GRANDE PRÊMIO está em Goiânia para a cobertura da etapa de abertura da Stock Car em 2015, a Corrida de Duplas. Pilotos famosos foram convidados para a prova que ganhou importância no calendário, como Jacques Villeneuve e Ingo Hoffmann, que deixou a aposentadoria de lado para formar dupla com o atual campeão da categoria, Rubens Barrichello. Nelsinho Piquet tem sido o destaque do fim de semana com o carro #51 de Átila Abreu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.