Aos 16 anos, Della Coletta conquista Brasileiro de Kart e garante vaga na final da Seletiva Petrobras

Final da Graduados neste sábado tem reviravolta com vitória do paulista, superando pilotos experientes, após largar da décima posição. Matheus e Branquinho são os outros dois finalistas da Seletiva classificados no Velopark

A 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras terá em sua final o campeão da edição histórica de 50 anos do Campeonato Brasileiro de Kart. Em uma corrida perfeita, o paulista Murilo della Coletta, de 16 anos, garantiu neste sábado (dia 25) seu primeiro título nacional na categoria Graduados, numa reviravolta na disputa, superando pilotos experientes e multicampeões como Dennis Dirani (segundo), André Nicastro (terceiro) e Olin Galli (quarto), que vinham dominando a competição desde o início na quinta-feira (23), no kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).
 
Além de Coletta, pelos critérios da Seletiva de Kart Petrobras que terá 12 finalistas em novembro – com idades entre 15 e 18 anos e que não tenham sido campeões de edições passadas -, também garantiram as vagas para a decisão os kartistas Luiz Matheus e Luiz Branquinho, que chegaram em oitavo e nono, respectivamente. Gabriel Seria, que vinha se destacando na disputa por uma vaga e chegou até a brigar pela ponta na final deste sábado, acabou abandonando após uma quebra no motor.
 
Coletta, Matheus e Branquinho se juntam agora ao gaúcho Bruno Bertoncello, ao carioca Zaiya Fontana e ao paulista Gaetano di Mauro, que já estavam classificados. Criada em 1999, com o apoio da Petrobras, a Seletiva distribuiu a maior premiação do kartismo nacional.
Murillo della Coletta (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
Largando da décima posição na final, Coletta imprimiu um ritmo forte e foi subindo na classificação até assumir a ponta um pouco depois da metade das 17 voltas disputadas. 
 
"Vim me recuperando, o kart estava muito rápido e estou muito contente por conquistar meu primeiro título brasileiro, principalmente numa categoria tão forte quanto a Graduados, com pilotos com tantos títulos como o Dirani, o Nicastro e o Galli. Sem dúvida, me dá muita confiança para também disputar agora minha primeira final na Seletiva", comemorou o Coletta, que corre com o kart #77.
 
Outro paulista classificado na etapa foi Luiz Matheus, de 16 anos. O piloto, que já havia tentado a vaga na primeira etapa classificatória do ano, na Copa Petrobras Sorriso Campeão, não teve vida fácil no Velopark e ficou até surpreso no final, quando soube da conquista. 
 
"Vim pro Velopark em busca da vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras. Já havia tentado este ano na etapa de Aldeia da Serra, mas sofri quebras nas três baterias. Hoje larguei em 15º, estava mais atrás no grid e sabia que seria difícil. Fiz minha corrida, vim ganhando posições e terminei em oitavo. Mas não sabia que tinha me classificado no final da prova. Só mesmo quando terminou e vieram confirmar minha idade é que fiquei sabendo. E estou muito feliz com a conquista", declarou o piloto do kart #117.
 
O xará Luiz Branquinho, também de 16 anos, largou ainda mais atrás no grid e se superou para chegar entre os dez primeiros. O piloto de Goiás também vai disputar a final da Seletiva pela primeira vez. 
 
"Tive alguns problemas durante o final de semana e acabei largando em 19º na final, depois de ter sofrido uma batida na pré-final, que me jogou lá pra trás no grid. Fiquei até contente com o meu resultado, pois com tudo o que aconteceu seria difícil chegar mais à frente. E também estou muito feliz por ter conseguido a vaga", completou o piloto do kart #55.
Murillo della Coletta (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
Para Binho Carcasci, organizador da Seletiva nestes 17 anos, é sempre muito importante ter uma das etapas classificatórias dentro do Brasileiro de Kart, que reúne um grid cheio e os pilotos mais rápidos do país. No Velopark, a Graduados contou com 32 kartistas na disputa. 
 
"As vagas da Seletiva no Brasileiro de Kart são sempre as mais difíceis. O campeonato tem um grid cheio, de grande qualidade e, com certeza, esses três finalistas têm muito valor. Estou muito feliz por ter mais uma vez participado do Brasileiro, ainda mais nesta edição histórica de 50 anos", disse. 
 
"É uma honra para a Seletiva de Kart Petrobras fazer parte do evento e fico contente em termos três novos finalistas, que nunca disputaram uma decisão da Seletiva antes, e poder contar com o atual campeão brasileiro. Ainda restam seis vagas, mas acredito que teremos uma final muito equilibrada em 2015", completou Carcasci.
 
Serão 12 os kartistas disputarão a final da Seletiva de Kart Petrobras, em novembro, concorrendo ao maior prêmio do kartismo nacional e à participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de F-1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.
 
A próxima etapa classificatória acontecerá no dia 29 de agosto, dentro da Copa Norte de Kart, em São Luís, no Maranhão. Serão mais três classificados.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.