Jimenez/Baptista confirma domínio e vence etapa da Porsche Endurance Series em Goiânia

Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista aproveitaram a pole e venceram os 300 km de Goiânia da Endurance Series da Porsche GT3 Cup. Na classe Challenge, melhor para Alan Hellmeister e Luca Seripieri, que acertaram na estratégia

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista se tornaram a primeira dupla na história das corridas de longa duração da Porsche GT3 Cup a repetir uma vitória neste sábado (7). Os dois, que já tinham saído da pole, levaram com autoridade o #3 ao triunfo em Goiânia.

 
Na classe Challenge, graças a uma estratégia precisa de permanecer na pista após a entrada do safety-car na largada, Alan Hellmeister e o jovem Luca Seripieri levaram o carro #31 até o lugar mais alto do pódio.
 
Ao longo de 79 voltas, nove carros diferentes lideraram a prova, que teve ao todo 13 trocas de ponteiros. Ao melhor estilo das 24 Horas de Le Mans – prova que em 2017 quase teve um vencedor da classe LMP2 até o Porsche #2 assumir a dianteira no final –, a jornada de endurance em Goiânia também proporcionou os bólidos de menor potência à frente do pelotão. Os carros da classe Challenge lideraram 37 das 79 voltas da prova.
A largada da prova de Goiânia (Foto: Luca Bassani)
“Esse é o segredo, aquele que consegue manter o aprendiz melhor que o professor. Ele está em um ritmo muito bom. Agora, vamos para Interlagos. A ideia é ir para cima e tentar vencer. É uma prova mais longa, com mais estratégia. É tentar vencer de novo para não ter de depender de ninguém no campeonato. Favorito é todo mundo”, comentou Jimenez, elogiando Baptista.
 
Na pontuação do campeonato, equilíbrio. A liderança na classe Cup agora é da dupla Miguel Paludo e Beto Gresse, com apenas dois pontos de vantagem sobre o carro da Shell Racing, de Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta. A seguir vem isolado Jimenez, a cinco tentos do topo.
Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista venceram em Goiânia (Foto: Luca Bassani)
Na Challenge o panorama é parecido: Hellmeister e Seripieri assumiram a liderança por apenas um ponto de vantagem sobre Lucas e Marcus Peres, dupla de pai e filho do carro #79. Na sequência aparecem Dennis Dirani e Rodolfo Toni, dupla da Shell Racing, seis pontos atrás dos líderes.
“Foi extremamente difícil. O carro da Challenge é ainda mais desgastante, por conta do câmbio. A gente sabia que ainda não tinha o ritmo que precisávamos. Demos uma arriscada na estratégia no começo. Foi excelente. Eu, particularmente, estou muito contente por uma questão pessoal. Na primeira prova, cometi um erro. Tinha de me dedicar mais para retribuir o carinho e a confiança do Luca (Seripieri). O time todo trabalhou bem. O Luca ficou decepcionado com o rendimento no treino, mas levantou a cabeça para a prova. Fizemos uma estratégia mais ousada. Estão todos de parabéns. Voltamos agora para o páreo”, comentou Hellmeister.
Alan Hellmeister e Luca Seripieri venceram na Challenge em Goiânia (Foto: Luca Bassani)
“As provas de endurance são assim: para ter um bom resultado é preciso conciliar velocidade, estratégia e bom ritmo de prova. Eu e o Sylvio (de Barros) conseguimos isso desde a largada, inclusive buscando nas paradas nos livrar do tráfego e assim conseguir mais tempo de pista livre. A administração dos pneus também foi importante, porque estava bem quente hoje em Goiânia e também conseguimos poupar bem o equipamento”, destacou Cacá Bueno, que chegou ao lado de Sylvio de Barros na segunda colocação da classe principal com o carro zero.
 
Quem completou o pódio da classe mais veloz da Porsche Endurance Series foi o duo formado por Valdeno Brito e Ricardo Baptista, guiando o carro #27.
 
A próxima prova da Porsche GT3 Cup acontece na preliminar do GP do Brasil de F1, em Interlagos. Será a última etapa de sprint do ano. O campeonato de endurance termina nos dias 1 e 2 de dezembro, também em Interlagos, com prova de 500 km.
 
HÁ ESPERANÇA?

MESMO COM RESULTADO RUIM, VETTEL GANHA FORÇA NA MALÁSIA  

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube