Cascavel recebe etapa da Seletiva de Kart Petrobras pela primeira vez e define três finalistas no próximo sábado

Um dos mais tradicionais palcos do automobilismo brasileiro, Cascavel será sede de uma etapa da Seletiva de Kart Petrobras pela primeira vez. Da cidade do Oeste do Paraná vão sair mais três pilotos classificados para a final, marcada para novembro no Kartódromo da Granja Viana

Stock Car, Brasileiro de Turismo, F-Truck e F3 Brasil são algumas das principais categorias do automobilismo brasileiro que costumam realizar suas etapas em Cascavel. A cidade do Oeste do Paraná é conhecida por ser uma das grandes praças do esporte a motor nacional. E, a partir deste fim de semana, outra grande competição será realizada em Cascavel pela primeira vez: a Seletiva de Kart Petrobras, que vai reunir alguns dos maiores kartistas do Brasil no próximo sábado (15).
 
A disputa faz parte do cronograma da Copa Brasil de Kart, que será realizada no Kartódromo Delci Damian. A etapa vai distribuir três vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras, que vai acontecer no mês de novembro, entre os dias 29 e 30, no tradicional Kartódromo Internacional da Granja Viana, em São Paulo.
 
Dos 12 finalistas, seis já foram definidos: os mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, os gaúchos Pedro Goulart e Arthur Leist, além do paulista Marcel Coletta. Depois da etapa de Cascavel, a última oportunidade para a conquista de uma vaga na final vai ser no próximo dia 29 de outubro, na Copa Norte de Kart, em Teresina, no Piauí.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Cascavel vai receber pela primeira vez a Seletiva de Kart Petrobras neste fim de semana (Foto: Fábio Oliveira)
"Estamos muito felizes por levar a Seletiva de Kart Petrobras a um novo kartódromo, especialmente em uma cidade que tem um público que adora automobilismo. Desde 1999, quando começamos a competição, já passamos por 32 cidades e 17 estados no Brasil. E este ano teremos dois novos munícipios, já que depois de Cascavel, vamos para Teresina, outro local inédito", comenta Binho Carcasci, idealizador e organizador da Seletiva.
 
"A Copa Brasil é um dos campeonatos mais fortes do país e tenho certeza de que será uma das etapas classificatórias mais concorridas do ano", completou Carcasci. Na primeira lista de inscritos para o campeonato estão dois ex-finalistas de 2015, que voltarão a tentar a vaga: o paulista Gabriel Sereia e o paraibano Sérgio Crispim.
Sergio Crispim também esteve no rol dos finalistas no ano passado na Seletiva de Kart Petrobras (Foto: Fabio Oliveira)
"Estou muito confiante em conseguir me classificar para a Seletiva. Desta vez, acredito que eu tenho grandes chances de vencer. No ano passado, como era meu primeiro ano, acabei tendo alguns problemas com o regulamento, pois não estava nada acostumado. Mas acredito que amadureci e aprendi com os erros cometidos na final de 2015", declarou Sereia, de 17 anos.
 
"Tem uma geração nova e muito veloz que subiu de categoria e que disputará a Seletiva, mas acredito que tenho uma pequena vantagem por já ter corrido no ano passado. Estou muito otimista", completou o kartista paulista.
 
Crispim, de 16 anos, também acredita numa disputa acirrada em Cascavel. "A Copa Brasil é um dos campeonatos mais difíceis, onde estará a maioria dos pilotos do país e, muitos desses, são pilotos que carregam uma longa história de vitórias e que sempre estão na frente disputando a primeira colocação e também a vaga da Seletiva de Kart Petrobras", disse. "Espero levar o título da competição pra casa, já que no ano passado foi por um ‘fio de cabelo’ e acabei ficando com o vice", finalizou o paraibano.
Gabriel Sereia foi um dos finalistas de 2015 e sonha em repetir o feito (Foto: Fábio Oliveira)
Os treinos da Copa Brasil acontecerão durante toda a semana. Na sexta, serão realizados os treinos e baterias classificatórias. E a final será no sábado. Ficarão com as vagas da Seletiva de Kart Petrobras os três melhores colocados na Copa Brasil na categoria Graduados, que estejam dentro dos critérios do evento, que compreende pilotos entre 15 e 18 anos. Ex-campeões, contudo, também não podem disputar a vaga.
 
Os finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. Tudo para lapidar as novas joias do automobilismo nacional.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.