Copa Brasil em Vespasiano (MG) define últimos três classificados para finais da Seletiva de Kart Petrobras

Paulistas Vinícius Papareli e Juan Uchoa e o amazonense Gabriel Silva garantem as três últimas vagas na Copa do Brasil. Final terá representantes de todas as regiões do país

Os 12 finalistas da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras já estão definidos. Os três últimos classificados foram conhecidos neste sábado (17) durante a final da Copa do Brasil de Kart, no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG), entre os pilotos da categoria Graduados. Os paulistas Vinícius Papareli e Juan Vieira e o amazonense Gabriel Silva garantiram suas vagas na disputa que teve como vencedor o paulista Murilo della Coletta, já finalista da Seletiva deste ano. Coletta se classificou na etapa que aconteceu dentro do Brasileiro de Kart, em julho, quando também foi o campeão.
 
Pelos critérios da Seletiva de Kart Petrobras (pilotos entre 15 e 18 anos e que não tenham sido campeões em edições passadas), Papareli, Silva e Vieira levaram a melhor ao chegarem em sétimo, oitavo e 11º lugares, respectivamente. O mineiro Paulo Victor, que vinha bem na disputa nas baterias classificatórias, acabou abandonando após uma batida logo no início e ficou de fora da final da Seletiva, bem como o paranaense Nathaniel Bueno.
 
Os últimos três classificados estarão ao lado dos também finalistas Bruno Bertoncello, Zaiya Fontana, Gabriel Sereia, Gaetano di Mauro, Murilo della Coletta, Luiz Matheus, Luiz Branquinho, João Rosate e Sérgio Crispim na disputa pelo maior prêmio do kartismo nacional. A final da Seletiva de Kart Petrobras acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro, no kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).
 
Pilotando o kart #218, Papareli, de 17 anos, é o atual vice-campeão da Seletiva e acredita que o fato de já conhecer o sistema da disputa da final pode contar a seu favor. "Agora quero brigar pelo título esse ano. Em 2014, passei bem perto e já saber como tudo funciona vai me ajudar muito. Principalmente em relação ao motor, que é diferente do que usamos normalmente", declarou o paulista que perdeu o título do ano passado por apenas cinco pontos (Pietro Rimbano foi o campeão). Na prova deste sábado, ele largou em 14º e fez uma ótima prova de recuperação para chegar em sétimo.
Murilo della Coletta (Foto: Nicola Pizarro)
Já Gabriel Silva, também de 17 anos, vai disputar sua primeira final da Seletiva e chega com um marco para o evento: ele é o primeiro piloto do Amazonas a ser finalista em 17 anos de história da competição. "Larguei bem na prova de hoje. Pulei de oitavo para quinto ou sexto, mas depois perdi um pouco de rendimento e fiquei administrando para garantir a vaga. Já tinha tentado a vaga na etapa classificatória no Maranhão, em agosto, e estou feliz por conseguir agora. Vou treinar mais um pouco para estar bem preparado para a final", comentou o piloto do kart número 2.
 
No kart #34, Juan Vieira largou da 15ª posição para garantir a última vaga da Seletiva de Kart Petrobras 2015. "Vou disputar minha primeira final. No ano passado, também tentei me classificar na Copa do Brasil e dei muito azar. A vaga estava bem próxima, mas tive uma quebra. Já tinha tentado este ano em outras duas etapas classificatórias e finalmente consegui. Já li bastante sobre o sistema de disputa da final da Seletiva e vou fazer de tudo para tentar ser um dos vencedores", declarou o piloto também de 17 anos.
 
Entre os 12 finalistas, há representantes de todas as regiões do Brasil: um gaúcho, um carioca, seis paulistas, dois goianos, um paraibano e um amazonense.
 
"Estou feliz por chegar à última etapa classificatória e ter a certeza de que estamos reunindo os 12 melhores kartistas da temporada na Graduados. Os campeões das competições nacionais estarão na final e a briga pelo título da Seletiva 2015 será grande. Fico contente também por termos o primeiro piloto do Amazonas numa final e pilotos das cinco regiões do Brasil, já que este também é um dos nossos objetivos, ajudando a fortalecer o kartismo em todo o país", completou Binho Carcasci, organizador de Seletiva de Kart Petrobras.
 
Com 17 anos de existência, a Seletiva é um dos principais eventos de apoio ao kartismo nacional, que conta com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora.
 
Três pilotos serão premiados na final. O campeão receberá 64 mil reais em dinheiro e, ao lado dos outros dois vencedores, participará de um programa de orientação, que inclui teste com a equipe Koiranen GP de Fórmula Renault na Europa, treino em simulador de Fórmula 1, participação no Mitsubishi Racing Experience no Brasil, entre outros.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube