Cores do Brasil, Senna e até aranha: Sette Câmara explica capacete

O capacete de Sérgio Sette Câmara se baseia nas cores do Brasil, mas existe uma série de outros significados por trás. O representante do país na F2 faz referência também ao herói Ayrton Senna e até mesmo ao medo de aranhas

O capacete é a chance de um piloto apresentar sua personalidade nas pistas ao redor do mundo. Não foi diferente para Sérgio Sette Câmara, atual piloto da Fórmula 2. O brasileiro hoje compete como um capacete que, em primeira análise, aparenta carregar apenas um desenho em amarelo e azul. Entretanto, o layout é uma soma de elementos como simbolismo e valores especiais para o mineiro.

 
O design de 2019, amadurecido, floresceu a partir da participação em campeonatos internacionais de kart. Antes disso, o pequeno Sette Câmara tinha dificuldades para encontrar um desenho único. 
 
“Quando eu era criança, eu tinha muitas ideias diferentes”, recordou Sette Câmara, falando ao site oficial da F2. “Eu queria colocar fogo, uma bandeira quadriculada, cores de aliens… era uma bagunça. Eu ainda tenho esse capacete, é divertido. Depois disso, eu comecei a ter novos visuais o tempo tendo, geralmente baseados nas cores dos meus patrocinadores da época. Foi quando eu comecei a correr em campeonatos europeus e mundiais de kart que meu pai teve a ideia de colocar as cores do Brasil no capacete, porque eu estava representando a nação”, seguiu.
O capacete de Sérgio Sette Câmara (Foto: FIA F2)

“Esse é o primeiro design que eu mantive, o primeiro que eu queria usar como sendo meu próprio estilo. Eu percebi que você precisa ter o seu próprio, porque é reconhecido através do capacete. O resto tudo vai mudando, como o macacão, o carro e a equipe. Eu queria que fosse meu mesmo, eu desenhei. Depois, trabalhei com um artista gráfico na Espanha. Fui no escritório dele e ele basicamente transformou meu desenho em um arquivo digital, que aí foi para ser pintado. Como eu disse, as cores são ideia do meu pai, mas todos os anos eu gosto de acrescentar alguma coisa”, recordou.

 
A decisão de correr em tons de amarelo e azul foi acompanhada da de encher a pintura com detalhes cheios de significado para Sette Câmara. O mais nítido é a referência ao herói Ayrton Senna, mas que acaba acompanhado por referências à família do piloto e até mesmo fobias.
 
“As linhas do Senna também fazem parte”, disse. “Claro, ele é um herói no Brasil e é meu herói, então eu gosto de ter um pouco dele no meu capacete. Uma das coisas eu adicionei é um Olho Turco [Grego], que é algo em que minha avó acredita, é algo que te traz sorte. Eu também coloquei uma aranha atrás, porque esse é meu maior medo. Coloquei atrás para me ajudar a ir mais rápido. É uma piada, porque é melhor correr se você está com uma aranha atrás de você”, contou.
Os detalhes no capacete de Sérgio Sette Câmara (Foto: FIA F2)

“Também tenho uma frase [eu quero, eu posso, eu consigo], que é algo que eu e me pai sempre usamos. Eu me lembro de quando praticava esportes na infância, mas aí eu ficava cansado e não conseguia ir em frente. Aí a gente cantava isso. Por fim, também tenho o Espírito Santo. Não dá para ver muito bem, mas você consegue ver a coroa e tudo. Todos na minha família são católicos, minha mãe e minha avó sempre estão rezando. Eu tento acrescentar coisas em que acredito, porque isso traz uma energia positiva e eu acredito nisso”, encerrou.

 
Sette Câmara é o atual quarto colocado da F2, mas ainda na luta pelo vice. Isso enquanto Nyck de Vries já carimbou o título com uma rodada de antecedência. O campeonato se encerra em Yas Marina, na rodada dos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
 

Paddockast #39
O MELHOR SEM TÍTULO DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.