Em Itumbiara, Leist, Junqueira e Bertoncello conquistam últimas vagas para final da Seletiva de Kart Petrobras 2014

Dois gaúchos e um goiano garantiram vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras, após a final da Copa Brasil de Kart deste sábado em Itumbiara, que teve o carioca Olin Galli como grande campeão

A final da categoria Graduados na Copa Brasil de Kart, realizada neste sábado (11), em Itumbiara, foi bastante movimentada, com disputas e algumas batidas. Após as 25 voltas no kartódromo Dr. Henrique Santillo, o carioca Olin Galli, atual campeão da Seletiva de Kart Petrobras, foi o vencedor e faturou o título. 
 
Na briga pelas três últimas vagas na final da 16ª edição da Seletiva, os classificados foram os gaúchos Matheus Leist e Bruno Bertoncello e o goiano Joaquim Junqueira, três ex-finalistas que se unem agora aos outros nove pilotos classificados: Vinícius Papareli (SP), Victor Matzenbacker (RS), Vitor Baptista (SP), Zaiya Fontana (RJ), Renato Junior (RJ), Mauro Auricchio (SP), Yurik Carvalho (SP), Matheus Iorio (SP) e Pietro Rimbano (SP). Os 12 brigarão pelo título da Seletiva no final deste mês, entre os dias 27 e 29, em Guaratinguetá.
 
Já conhecido por seus macacões inusitados, Galli chegou ao título neste sábado usando um macacão que lembrava uma roupa de presidiário. Na final da Seletiva de 2013, o carioca usou um "macacão fraque" e já apareceu com um macacão do personagem Chapolin, entre outros. Largando na pole, Galli não teve vida fácil e a disputa pela vitória foi intensa com Luca Travaglini, atual campeão brasileiro, e o experiente André Nicastro.
 
Travaglini ficou em segundo, seguido por Dennis Dirani. Nicastro envolveu-se em uma batida com o paulista Vinícius Papareli, nas voltas finais, e deu adeus ao título, com os dois saindo da disputa. Em seguida, vieram os pilotos com idade para disputar a final da Seletiva e que garantiram as vagas: Leist foi o quarto, Junqueira o quinto e Bertoncello terminou em sétimo.
 
Os paulistas Juan Vieira e Giuliano Raucci, que estavam bem na disputa, acabaram ficando de fora. Vieira estava com a vaga praticamente assegurada, mas – quando era o sétimo colocado na prova – o para-choque de seu kart caiu e ele foi obrigado a parar nos boxes, saindo da briga. Já Raucci perdeu posições na largada, mas vinha tentando se recuperar. No final, travou um duelo forte com Bertoncello e Luca Castiglia pela terceira vaga, além de Mauro Auricchio (já classificado para a final da Seletiva de Kart Petrobras deste ano). No entanto, em uma investida mais forte, Raucci acabou ficando para trás.
Matheus Leist está na final da Seletiva (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
Vice-campeão da Seletiva em 2013, Leist estava feliz com a conquista da vaga, que era o seu principal objetivo, já que este ano o piloto está correndo na F-3 Brasil. 
 
"No começo da prova, vim acompanhando os líderes e estava entre os três primeiros. Mas meu kart começou a perder rendimento e passei a administrar. Vi que logo atrás de mim não tinha nenhum piloto na briga pela vaga e, no final, terminei em quarto e consegui a classificação. Fui vice-campeão da Seletiva no ano passado e agora espero que dê tudo certo para ficar com a vitória", falou.
 
Correndo em casa, Junqueira chegou pela terceira vez na decisão da Seletiva. O goiano, de 18 anos, só havia disputado o Brasileiro de Kart este ano, na categoria Sudam, e vai intensificar os treinos a partir de agora para a final. 
 
"Na sexta-feira, nas baterias classificatórias, os resultados não foram tão bons para mim. Este ano, eu só corri o Brasileiro, então vim acertando o kart ao longo da disputa e consegui chegar na frente hoje e ficar com a vaga. Sem dúvida, minha experiência vai ajudar na final da Seletiva, mas preciso voltar a treinar e me preparar bem”, disse.
 
O gaúcho Bertoncello elogiou a nova premiação.
 
"O prêmio em dinheiro para o campeão diminuiu, mas no final o que vale é o futuro da nossa carreira e este formato abre muitas portas, principalmente para os pilotos que têm dificuldade em conseguir patrocínio, porque o custo financeiro é muito alto", ressaltou o piloto.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.