Embalado por vitória na Stock Car, Zonta corre ao lado de Kaesemodel na Porsche Endurance pela Shell Racing no Velo Città

Campeão da Sprint na temporada passada, Lico Kaesemodel busca mais um título na Porsche GT3 Cup. Desta vez, na Endurance Series, que começa neste fim de semana com a disputa dos 300 km do Velo Città. O piloto vai correr ao lado do experiente Ricardo Zonta, que chega a Mogi Guaçu motivado pela vitória na Stock Car em Londrina. A dupla terá como estrategista o engenheiro Thiago Meneghel, chefe de equipe da TMG/Shell Racing

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Depois de cinco etapas já realizadas na temporada e após excursão pela Argentina no último mês de agosto, a Porsche GT3 Cup realiza no próximo sábado (16), no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, sua primeira etapa de longa duração em 2017. A etapa de abertura da Porsche Endurance Series terá a presença de um grid de pelo menos 50 pilotos, entre eles Felipe Nasr, que vai fazer sua primeira corrida oficial após se ver sem vaga para correr na F1 em 2017. Uma das duplas inscritas na categoria Cup vai ser formada por Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel, que vão representar a Shell Racing no interior de São Paulo

 
Dono do título da Sprint na temporada passada, Kaesemodel vai contar com um parceiro bastante motivado. Afinal, Zonta vem de grande vitória na segunda corrida da etapa de Londrina da Stock Car, disputada no último domingo. A dupla vai contar novamente com os trabalhos do engenheiro Thiago Meneghel, chefe da TMG/Shell Racing na Stock Car, como estrategista, função já desempenhada por ele durante os 500 km de Interlagos, etapa da Porsche Endurance Series realizada no ano passado.
 
O GRANDE PRÊMIO conversou nesta quarta-feira com Zonta. Aos 41 anos, o experiente piloto, dono de títulos na F3000, Mundial FIA GT e World Series Nissan, passagens pela BAR, Jordan e Toyota na F1 e em bom momento na Stock Car, com duas vitórias nesta temporada, vai fazer sua quarta participação na Porsche Endurance Series, formando parceria com Kaesemodel pela terceira vez. Zonta pilotou recentemente no Velo Città, quando, no começo de agosto, a Stock Car realizou sua sétima etapa no campeonato.
Ricardo Zonta vai voltar a formar dupla com Lico Kaesemodel. Agora, no Velo Città (Foto: Luca Bassani)
Ao falar sobre a Porsche Endurance Series, o curitibano foi só elogios. “É um evento muito bem organizado. E por ser uma prova de longa duração, a categoria já vem criando um espaço bem legal e respeitado junto aos pilotos, todos querem participar. Já estive em algumas etapas no ano passado, gostei bastante do modelo da corrida, com três horas de duração, dois pilotos, e me diverti bastante. Então a tendência é que neste ano seja ainda melhor organizada”, comentou o piloto da Shell Racing.
 
“Correr novamente no Velo Città é muito bom, até porque corri há um mês, fomos bem nos treinos, sempre fomos competitivos, então estou bastante otimista para essa corrida. E correndo com o Lico, que foi campeão no ano passado e que tem boa experiência na categoria, nos deixa ainda mais otimistas para os resultados deste ano. Ter o suporte da Shell Racing também é importante para nós, uma marca que está presente em todas as categorias do automobilismo, tendo bons resultados. E principalmente agora, vindo dessa última vitória na Stock Car, isso nos dá ainda mais otimismo e ânimo”, acrescentou Zonta.
 
Agora, embalado pela conquista em Londrina, Ricardo já planeja buscar mais uma vitória, desta vez ao lado de Kaesemodel. “Então é tentar aproveitar essa fase e buscar vencer essa próxima prova. São condições diferentes, mas há grandes chances de estarmos no pódio nas corridas da Porsche também. A pista é difícil porque é escorregadia, muito lisa, com poucos pontos de ultrapassagem, então é muito fácil de cometer erros, também, muito travada. Mas é uma pista muito legal para guiar e exige muito do carro e do piloto. Vamos tentar chegar com o pé direito lá para buscar o melhor resultado possível”, complementou.
Ricardo Zonta ao lado de Dener Pires, promotor da Porsche Cup, e Vicente Sfeir, gerente de motorsport da Raízen (Foto: Luca Bassani)
Curitibano como Zonta, Kaesemodel ostenta sete temporadas completas de experiência na Stock Car, além da sua carreira na Porsche GT3 Cup, onde alcançou o título da Sprint no ano passado ao conquistar quatro vitórias e duas poles. Em 2017, Lico tem uma vitória, conquistada exatamente no Autódromo Velo Città, o que serve como motivação a mais para o piloto de 34 anos buscar, ao lado de Zonta, a primeira vitória na Porsche Endurance Series.

“A minha expectativa é muito boa. Tenho ótimas recordações do Velo Città. Fiz a pole-position e venci a primeira corrida da etapa deste ano na Sprint, então estou bem esperançoso de um bom resultado, até por gostar muito da pista também. Venho de uma temporada de altos e baixos na Porsche Cup. 2016 foi mais tranquilo, fui campeão sul-americano. O bom é que tenho a Shell Racing, que é uma grande marca e que me apoia muito desde o ano passado”, declarou o piloto ao GRANDE PRÊMIO.

“No Endurance, vamos em parceria com o Ricardo Zonta. Ele é um cara muito legal para trabalhar, tranquilo. Trocamos muitas informações: eu sobre o carro, pela experiência que tenho na Porsche; e ele compartilha as impressões dele, até sobre a F1 e todas as outras categorias. Nosso entrosamento é bem bacana e saudável. A equipe é bem pra cima. Ano passado foi muito bom e tenho certeza que vai continuar a ser", emendou Lico, que também destacou a evolução do trabalho com Zonta desde que Meneghel se uniu à equipe.

“Na primeira vez que andamos Zonta e eu, estávamos sem o Thiago, e na segunda já foi com ele. E foi muito melhor. A melhora foi nítida em tempos de paradas no box, estratégia de pneu. O Thiago já é um nome consagrado na Stock Car e chega para acrescentar à Shell Racing na Porsche Endurance Series comigo e com o Zonta, então fico muito contente por repetir a dose. Vamos lutar, e tenho convicção de que vamos estar na briga pelas primeiras colocações”, complementou.

 
Para a etapa do Velo Città, a Shell Racing vai novamente contar com Meneghel como estrategista, função que o engenheiro de Americana desempenhou uma vez no ano passado, em Interlagos. Thiago destacou a diferença de funções que costuma desempenhar na Stock Car com o que vai encarar neste fim de semana na Porsche Endurance Series.
Thiago Meneghel vai ser o estrategista de Ricardo Zonta e Lico Kaesemodel no Velo Città (Foto: José Mario Dias/Shell Racing)
“É um trabalho muito mais simples que na Stock Car, já que envolve muito pouco de engenharia e mais de estratégia. Então os carros são praticamente iguais, são poucos os recursos que cada piloto pode trabalhar, então isso te limita muito. Acaba sendo mais uma função de entender o que está acontecendo na corrida, que hora parar, o quanto anda cada piloto… É um trabalho muito mais tranquilo desse ponto de vista. Na Stock Car é tudo muito mais no limite. Qualquer décimo de segundo no pit-stop, parar uma volta antes ou depois faz toda a diferença na corrida”, contou o engenheiro ao GP.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“E na Porsche não é bem assim, é muito mais sobre o ritmo dos pilotos, sobre ter uma dupla forte, o que nós temos. Dei uma olhada na lista de inscritos e vi outras duplas muito fortes, então é um trabalho que está muito mais com os pilotos do que com a gente. Sabemos que a prova de 300 km é difícil, mas vamos buscar o melhor trabalho com a Shell Racing e tentar lutar pela vitória”, acrescentou Meneghel.

 
O cronograma da Porsche Endurance Series no Velo Città começa na sexta-feira com o briefing, treinos livres e também a sessão de classificação com a divisão em dois grupos, tanto para a categoria Cup como também para a Challenge. A corrida acontece no sábado e tem largada prevista para 13h40 (horário de Brasília), com duração de 300 km ou 2h30min. 
 
O GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO a etapa do Velo Cittá por meio do site e também das redes sociais no YouTube e no Facebook.
KUBICA TEM WILLIAMS COMO GRANDE CHANCE PARA VOLTAR À F1 EM 2018. E PODE "SOBRAR MUITO" PARA MASSA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.