Enzo Prando e Pedro Lopes lideram Seletiva de Kart Petrobras após primeiro dia da final

A segunda-feira de disputas na Granja Viana contou com domínio dos estreantes. Os dois melhores do dia fazem sua primeira participação na finalíssima da Seletiva de Kart Petrobras

A 20ª edição da final da Seletiva de Kart Petrobras começou movimentada nesta segunda-feira (22) no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), que recebe pela oitava vez uma decisão do torneio. Durante o dia de atividades na pista, os pilotos estreantes se destacaram diante dos veteranos. Os paulistas Enzo Prando e Pedro Lopes, que fazem sua primeira participação, foram os melhores do dia. Nesta terça-feira (23), a final terá sua sequência com a realização das corridas.
 
Nesta segunda, os 12 finalistas participaram de três tomadas de tempo e também da primeira bateria eliminatória, com os pilotos divididos em três grupos com quatro integrantes. Quem se deu melhor no dia foi o paulista Enzo Prando, de 19 anos, e que participa pela primeira vez da disputa. Ele somou 20 pontos. O conterrâneo Pedro Lopes também andou forte e alcançou a segunda pontuação, e está com 19, a um ponto do líder.
O campeão sai na terça-feira (Foto: Fabio Oliveira/Radical Motors)

Guilherme Peixoto, Lucas Okada e Pedro Goulart estão empatados com 18 pontos e se juntam ao pelotão que saiu na frente na busca da maior premiação do kartismo nacional.

 
O dia começou com céu aberto na Granja Viana. Um warm-up abriu a programação antes das três tomadas de tempo. Na primeira, os pilotos foram divididos em seis duplas e, por cinco minutos, buscaram o melhor tempo. O mais rápido da dupla marcou seis pontos e o outro três.
 
Na sequência, todos os pilotos foram para a pista, para uma volta lançada. Na terceira tomada, os pilotos foram divididos novamente em seis duplas, para seis voltas cronometradas. O que completou em menos tempo somou seis pontos e o outro, três. A pontuação das três tomadas formou o grid para a primeira eliminatória, onde os pilotos foram divididos em grupos de quatro.
Enzo Prando (Foto: Fabio Oliveira/Radical Motors)

Enzo Prando está confiante e animado para as disputas da terça-feira. “Foi um dia muito bom. É bacana começar na frente. E apesar de ser um dia com menos corridas, tem uma pontuação importante. No geral, consegui fazer o melhor tempo na tomada e ser constante. Fiquei em terceiro na volta lançada. Foi importante. Eu sabia que ia estar competitivo e estou bem feliz. Vou manter meu ritmo, meu trabalho para tentar o título amanhã”, contou.

 
Outro que brigou de perto pelos pontos nesta segunda-feira foi Pedro Lopes, outro estreante na disputa. 
 
“É um campeonato muito diferente, nunca tinha participado de nada parecido. Mas eu acredito que me adapto rápido. No warm-up, tive a oportunidade de ‘pegar a pista’ e na primeira tomada eu fui o mais rápido da dupla. Na segunda tomada, fui bem, mas cometi um pequeno erro, que me custou a pole e fiquei em segundo. Na terceira, fui primeiro na geral, superei minha dupla. Na primeira eliminatória, meu adversário estava com um desempenho melhor, acabei ficando em segundo lugar. Mas estou só um ponto atrás, e não é nada. Então, quem chegar na frente leva”, disse o piloto de 16 anos.
Pedro Lopes (Foto: Fabio Oliveira/Radical Motors)

A final conta com representantes de quatro regiões do Brasil, sendo quatro estados e mais o Distrito Federal: Nordeste (Maranhão), Centro-Oeste (Brasília), Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Sul (Rio Grande do Sul). Neste ano, o número de estreantes é maior, são oito. Os outros quatro tentarão o título novamente. Victor Schoma (SP), que ficou em oitavo em 2016, tenta pela segunda vez. Já Pedro Goulart (RS), Lucas Okada (DF) e Gabriel Paturle (MG) estão na terceira tentativa. Okada foi o que mais se aproximou (ficou em segundo nas edições de 2017 e 2016). Goulart foi oitavo ano passado, e sétimo em 2016. E o mineiro Gabriel Paturle ficou em sétimo em 2017 e em décimo em 2016.

 
Confira a pontuação da Seletiva de Kart Petrobras após o primeiro dia:
 
1) Enzo Prando (SP), 20
2) Pedro Lopes (SP), 19
3) Guilherme Peixoto (SP), 18
4) Lucas Okada (DF) 18
5) Pedro Goulart (RS), 18
6) Nicolas Fliter (SP), 16
7) Christian Fliter (SP), 14
8) Allan Croce (SP),11
9) Victor Schoma (SP), 11
10) Gabriel Paturle (MG), 7
11) Marcos Gonçalves Filho (MA), 7
12) Dante Fibra (SP), 7
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.