Etapa da Copa GP na Granja Viana terá karts equalizados, tornando justa disputa entre pilotos: “É exigência do público”

Felipe Giaffone, proprietário do kartódromo que receberá a próxima etapa da Copa Grande Prêmio de Kart, explica a importância da equalização dos karts, o que aumenta a disputa entre os pilotos amadores e a qualidade da corrida na pista

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Uma das (poucas) reclamações sobre a Copa Grande Prêmio de Kart por parte dos pilotos participantes, nas etapas anteriores, foi o azar em ser sorteado com um kart pior do que os concorrentes – algo comum em kartódromos com carros alugados. Na busca por igualar as chances de todos os participantes, porém, o GP levou as próximas duas etapas para a Granja Viana – e, assim, espera contornar de vez esta situação.

No kartódromo de Cotia, a garantia é de karts equalizados, o que promete aumentar a disputa na pista e nivelar, pelo alto, o campeonato. A próxima etapa, no dia 14 deste mês, já deve ver os pilotos amadores com tempos muito mais próximos e brigas mais apertadas na pista.

Tempos parelhos com karts equalizados na Granja Viana (Foto: KGV)

"A nossa preocupação é muito grande com a equalização", diz Felipe Giaffone, proprietário do kartódromo e piloto da Copa Truck. "A verdade é que existem muitos pilotos hoje no kart amador que andam tão bem quanto qualquer piloto profissional. Eles foram ficando bons e, para acompanhar a exigência desse público, investimos muito na parte mecânica", explica.

Giaffonne já foi o responsável por garantir a equalização dos karts da Granja. Hoje, essa função fica com a equipe de mecânicos do local: "Quando voltei dos Estados Unidos eu fazia pessoalmente a equalização e fomos desenvolvendo algumas manhas. Depois passei esse posto e hoje temos uma turma boa de pilotos que testam os karts e mecânicos da "velha guarda" que estão muito acostumados."

Ariel Milani, coordenador técnico do kartódromo, é um dos que estão "acostumados" com os karts: "Todos são revisados, diariamente, um a um. Primeiramente fazemos a manutenção preventiva, verificando itens de revisão como freio, transmissão (embreagem, corrente e coroa), motor e direção. Durante esta manutenção, são vistoriadas outras partes do kart não desgastadas de forma natural, ou seja, as avariadas em colisões, principalmente no quadro, por exemplo. Este tipo de manutenção compõe a parte corretiva da revisão, conserto depois de avaria ou falha", explica.


"Em seguida, fazemos a equalização de todos os karts no mínimo uma vez na semana, tentamos fazer duas vezes por semana como regra, mas dependemos do clima e movimento da pista, obviamente. Esta equalização é feita por pilotos profissionais que avaliam a dirigibilidade, frenagem e tempo de volta sempre comparando-o com um kart referência. A tolerância permitida é de menos de três décimos de segundo dentre todos os 40 karts da frota. A pilotagem precisa ser constante, ou seja, frear e acelerar sempre nos mesmos lugares com todos os karts e não tentando fazendo a melhor volta com cada um. Desta forma a comparação torna-se mais assertiva pela pilotagem não ser no limite do conjunto piloto/kart", completa Milani, detalhando o que cada piloto da Copa GP pode esperar de seu carro.

#GALERIA(7184,159619)
Com essa realidade diferente na nova etapa da Copa, o GP espera que mais pilotos amadores sintam-se à vontade para se inscrever e pilotar em alto nível na Granja Viana, disputando vagas na Equipe GP que disputará as 500 Milhas e as vagas na final da Copa, em dezembro.

É válido lembrar que mulheres têm desconto em razão do Outubro Rosa, mês de conscientização da prevenção ao câncer de mama. Garanta seu lugar seguindo o caminho abaixo: 

INSCRIÇÕES NA COPA GP

1) Entre no GRANDE PREMIUM e escolha a opção 'Copa Grande Prêmio de Kart (etapa)' para participação na etapa de 14 de outubro ou em todo o campeonato (as duas etapas classificatórias restantes).

2) Na sequência, preencha todos os seus dados (ignore a opção de cadastro via Facebook). No campo PESO, coloque o valor indicativo + kg (exemplo: 80 kg). Selecione a opção 'Aceito os termos e condições de uso do GRANDE PREMIUM' e clique em AVANÇAR.

Você será redirecionado para a página do PagSeguro, onde deve completar seus dados de pagamento para efetuar a inscrição. Se houver qualquer problema ou dúvida neste processo, mande um e-mail para a organização da Copa Grande Prêmio de Kart.

Assinantes GRANDE PREMIUM devem efetuar sua inscrição via e-mail.

 


Paddock GP: Miguel Cappuccio destaca alto nível dos pilotos na Copa GP de Kart 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.