Finalistas da Seletiva Petrobras 2015: João Vitor Rosate, goiano, 15 anos

João Vitor Rosate conquistou sua vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras na etapa classificatória do Maranhão, em São Luís. Ele contou que correu com um problema terminal nos freios

Foi com alguma emoção que João Vitor Rosate se garantiu na final da Seletiva de Kart Petrobras. O kartista contou ao GRANDE PRÊMIO que precisou conviver com um problema terminal nos freios durante a etapa classificatória disputada no Maranhão para conseguir a vaga.

O piloto de 15 anos, que tem títulos importantes no currículo, ainda falou que está se preparando de uma forma diferente do que a maioria dos pilotos faz: ele quer ganhar peso. Na final da Seletiva, o peso dos karts é nivelado por cima. E, na história, já houve quem tirou vantagem disso, como Guilherme de Conto, bicampeão em 2005 e 2006.

A final da Seletiva de Kart Petrobras vai acontecer nos dias 3 e 4 de novembro no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). O campeão ganhará o prêmio de R$ 64 mil e participará junto de outros dois pilotos de um programa de treinos organizado pela organização do torneio.

FICHA TÉCNICA
Nascimento 17/07/2000
Goiânia (GO)
 
Estreia no kart Comecei em 2008 correndo a Copa Centro-Oeste
Principais resultados bicampeão do Brasileiro de Kart em 2013 e 2014
campeão sul-americano em 2015
campeão da Copa Brasil em 2014
campeão do SKB 10 em 2012
O que fez em 2015 Copa São Paulo Light, Campeonato Brasileiro e Campeonato Norte-Brasileiro
Participações na Seletiva estreante
João Vitor Rosate conquistou a vaga na final da Seletiva no Maranhão (Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors)

Como foi a etapa em que você ganhou a vaga para a final?

A etapa em que assegurei minha vaga para a Seletiva foi realizada no Maranhão. A corrida foi boa. Larguei bem e fui pra segunda segunda posição. Com 10 das 21 voltas acabou, meu freio por superaquecimento, mas ainda sim me mantive na pista e consegui vencer com a desclassificação do primeiro colocado. Na segunda bateria, larguei sem freio mesmo e terminei na sétima colocação. Na soma de pontos, consegui o terceiro lugar que me garantiu a participação no evento.
 
Como você está se preparando para a final da Seletiva?
Tenho treinado muito com o chassi Birel que normalmente é escolhido para realizar a Seletiva. Voltei a lutar para ganhar mais reflexo e preparo. Tenho procurado ganhar mais massa para ser o piloto mais pesado, e estou muito focado.
 
Qual é o seu objetivo no automobilismo?
Meu objetivo no automobilismo e de vida é viver do que amo: corridas. E farei de tudo para alcancar este objetivo. Seja num monoposto ou em um carro de turismo!
 
 Quem é o seu ídolo no automobilismo ou no esporte em geral? E quem é a sua referência nas pistas?
Meu maior idolo é o Schumacher. Gosto bastante do estilo de Nigel Mansell e Kimi Raikkonen também! Porém meus espelhos hoje são a nova geração: no kart, Bruno Grigatti; nos monopostos, Felipe Guimarães e João Vieira; nos carros de turismo, o Guilherme Salas e o Augusto Farfus, para mim, são os melhores!

Qual o plano para a temporada 2016?
Meus planos são começar a correr em algum monoposto. A F3 Brasil e a F4 Inglesa estão na mira. Mas depende muito do desfecho deste ano.

Se for campeão, já sabe o que vai fazer com o prêmio?
Se for campeão, eu vou dividir o premio em quatro partes: duas para os meus mecânicos (Pequeno e Weslei), uma para o meu pai e uma para eu trocar meu Shifter!

Confira o hotsite especial da Seletiva de Kart Petrobras aqui

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.