Primeira bateria tem disputa acirrada no Velopark. Sereia lidera entre postulantes às vagas para final da Seletiva

A bateria inicial da segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart no Velopark foi bastante acirrada nesta quinta-feira. Entre os postulantes às vagas na final da Seletiva, Gabriel Sereia voltou a andar na frente

A primeira bateria da categoria Graduados, dentro da segunda fase do Campeonato Brasileiro de Kart, começou nesta quinta-feira (23) com 32 pilotos no kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. O evento vai dar mais três vagas para a grande final da Seletiva de Kart Petrobras 2015.
 
A briga pela vitória na bateria inicial da Graduados mostrou a força do carioca Olin Galli, campeão da Seletiva 2013, cruzando a linha de chegada em primeiro. O veterano André Nicastro, que largou na pole, manteve a ponta durante quase toda a prova, com Galli assumindo a liderança em alguns momentos, até garantir a vitória nas voltas finais. Na última volta, Nicastro ainda se enroscou com Luca Travaglini e caiu para sexto. Dennis Dirani foi o segundo, seguido por Travaglini, Luis Castro e Zaiya Fontana – já garantido na final da Seletiva deste ano.
 
Apesar de ser apenas o início da disputa, os destaques do dia entre os que brigam por vaga ficaram para Gabriel Sereia, que largou em quarto e foi o sétimo colocado, Luiz Felipe Branquinho, que partiu de 21º para cruzar em 12º, e Murilo dela Colleta, que largou em sexto, levou um toque, caiu para último e fez uma excelente prova de recuperação para chegar em 13º.
 
"Estou feliz por estar na briga pela vaga da Seletiva de Kart Petrobras, mas para lutar pelo título de campeão brasileiro preciso melhorar o meu kart, pois não estou conseguindo manter o mesmo rendimento que os quatro primeiros", disse o paulista Sereia, de 16 anos.
 
Já o brasiliense Colleta, também de 16 anos, era o sexto no grid, mas logo na largada levou um toque e caiu para último. 
 
"Tomei um toque na largada, saí da pista, fiquei bem pra trás, mas vim me recuperando. Foi uma pena ter levado essa batida, porque se tivesse ficado entre os seis, acredito que teria boas chances de brigar até pela vitória", comentou.
Gabriel Sereia foi o melhor entre os postulantes à vaga na final da Seletiva (Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors)
"Como o Brasileiro reúne os melhores pilotos do país e esta edição não está sendo diferente, a experiência acaba contando muito. Por isso, entre os 10 primeiros, um dos mais novos é o Sereia, que ficou em sétimo. Os demais já são pilotos consagrados como o Galli, que tem cinco títulos Brasileiros, inclusive mais um deles conquistado aqui no Velopark na semana passada na Sudam, o Nicastro, que é um multicampeão, entre outros. A experiência conta muito e isso ajuda também a elevar a disputa e preparar os pilotos mais novos para os próximos desafios e baterias. É só o começo, mas o final de semana promete brigas muito boas aqui na Graduados, o que só eleva o nível dos classificados para a final da Seletiva", afirmou Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras.
 
A programação segue nesta sexta-feira (24), quando acontece a segunda bateria e a Pré Final. No sábado (25), a final está acontece às 10h30.
 
No final de junho, em Aldeia da Serra, três garantiram suas vagas para a final da Seletiva 2015: o gaúcho Bruno Bertoncello, o carioca Zaiya Fontana e o paulista Gaetano di Mauro. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube