‘Time dos sonhos’ da Academia Shell Racing tem tetra, dobradinha e até ‘campeão moral’ no Brasileiro de Kart

A 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart refletiu o grande trabalho feito pela Academia Shell Racing. Gaetano di Mauro foi dominante e conquistou o tetracampeonato ao liderar todas as voltas de todas as baterias na Shifter. Diego Ramos e Felipe Baptista brilharam na Júnior e marcaram dobradinha. E Gianluca Petecof foi acertado por outro piloto a cinco voltas para o fim, enquanto liderava na Sudam Graduados, mas mostrou na pista uma performance de campeão

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Academia Shell Racing viveu uma jornada vitoriosa na 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que teve sua primeira fase sendo encerrada no último sábado (15), no Kartódromo do Parque Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina. Pela primeira vez, o certame contou com transmissão ao vivo da TV, por meio do canal por assinatura SporTV. As imagens mostraram o maior Brasileiro de Kart da história e também grandes resultados para a maior plataforma de patrocínio do esporte a motor no país. 

 
O ‘time dos sonhos’ da Academia Shell Racing fez bonito. Gaetano di Mauro foi impecável e garantiu o tetracampeonato na Shifter, que também contou com Dennis Dirani, em oitavo. Diego Ramos e Felipe Baptista alcançaram a dobradinha no pódio da classe Júnior. E Gianluca Petecof brilhou, ficou a cinco voltas de faturar o bi, mas foi acertado por outro piloto enquanto liderava na Sudam Graduados. Mas o jovem paulista mostrou uma performance de campeão.
 
 
A ‘Supremacia Di Mauro’
 
Na Shifter, categoria destinada aos karts com marcha, Di Mauro foi soberano. Pole-position, o piloto de 20 anos venceu todas as baterias classificatórias de ponta a ponta a bordo do kart da Techspeed e também liderou todas as voltas da grande final, conquistando assim o sonhado tetracampeonato em meio a pilotos de grande experiência. Dennis Dirani, que trabalhou como piloto e também como coach de competidores mais novos, fez sua estreia pela Techspeed e vinha bem na final. Entretanto, uma quebra na chaveta do eixo o fez perder performance. Ainda assim, o multicampeão de kart terminou em oitavo lugar.
 
Mesmo sendo dominante na Shifter, Gaetano lembrou que sua jornada não foi fácil. “Foi uma semana perfeita. A gente liderou tudo o que pode desde o começo, a equipe fez um grande trabalho, meu kart Techspeed estava perfeito. Dominar tudo foi difícil, pois a gente vira referência para os outros pilotos. Mas mesmo assim, pude fazer uma boa estratégia para vencer”, comemorou o novo tetracampeão brasileiro de kart.
É tetra! Gaetano di Mauro festeja o título da Shifter no Parque Beto Carrero (Foto: Bruno Gorski)
Festa em dobro para a Academia Shell Racing
 
Diego Ramos e Felipe Baptista fizeram um trabalho exemplar na Júnior. Baptista se reencontrava com o Brasileiro de Kart depois de ficar fora dos dois últimos anos: problemas de orçamento impediram sua presença em 2015, enquanto no ano passado o piloto foi vítima de uma caxumba, que acabou por resultar na sua ausência da prova. Mas, aos 14 anos, Felipe fez um bom papel, assim como Ramos. Os dois pilotos protagonizaram as baterias classificatórias. 
 
Na final, Diego largou em quinto e evitou uma confusão na largada para assumir a liderança em seguida. Baptista iniciou a disputa em segundo, perdeu algumas posições após o tumulto, mas conseguiu se recuperar e subiu para segundo, encostando em Ramos, que confirmou a conquista do seu terceiro título brasileiro. Felipe confirmou a dobradinha para a Academia Shell Racing.
 
“Estou muito feliz por conquistar o tricampeonato brasileiro de kart. Foi uma semana muito boa para nós desde o princípio. Fomos competitivos do início ao fim e é muito gratificante levar o nome da Shell para o alto do pódio”, vibrou Ramos. 
Felipe Baptista ao lado de Diego Ramos no pódio da classe Júnior do Brasileiro de Kart (Foto: Bruno Gorski)
Baptista também falou sobre seu sentimento depois de chegar à final e ficar bem perto do título. “O início foi complicado, com o pessoal abusando um pouco na largada, e acabei caindo de segundo para sétimo. Mas sabia que tinha um kart rápido e fui para segundo antes da quinta volta. Aí fui em busca do Diego e consegui me aproximar. Acho que se tivesse mais uma volta poderia me jogar para tentar ultrapassar porque estava bem rápido no final. Saio feliz com o vice e contente pelo título ter ficado com a Shell Racing”, afirmou Felipe.
 
 
O ‘campeão moral’
 
Gianluca Petecof provou que é mesmo um piloto diferenciado. O paulista de 14 anos chegou a Penha poucos dias depois de ter disputado a etapa de Le Mans do Campeonato Europeu, onde vem crescendo a cada jornada. Não foi uma semana fácil, ainda mais porque marcou a sua estreia na Sudam Graduados, na qual correu contra grandes nomes do kartismo nacional. Petecof enfrentou problemas no seu kart nas baterias classificatórias, mas conseguiu um bom nono lugar no grid da grande final, que contou com 33 pilotos. Aí, Gianluca foi impecável.
 
Com direito até a ultrapassagem dupla, Petecof foi escalando o pelotão e subiu para a liderança da prova. De nono lugar, Gianluca pulou para quarto e seguiu imprimindo forte ritmo, quando assumiu a ponta da corrida ao passar dois pilotos de uma vez só. Restando cinco voltas para a bandeirada final, enquanto estava na liderança da disputa, o piloto foi acertado por um adversário e teve de abandonar. Um sentimento de frustração, mas, ao mesmo tempo, mostra que Petecof está no rumo certo, ainda mais com toda a bagagem adquirida no Velho Mundo.
Gianluca Petecof brilhou em sua estreia na Sudam Graduados e liderava a grande final (Foto: Bruno Gorski)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Depois de um começo bem difícil para o fim de semana, não esperava esse desfecho. Tivemos muitas dificuldades e cheguei a ficar em 20º em um dos treinos livres, então pouco a pouco conseguimos trabalhar no ajuste com o chassi novo. Larguei com muita vontade na final e estava com um título na mão para o time, mas daí teve aquele imprevisto e acabou lá”, comentou.

 
“Importante ressaltar que foi um sonho de criança realizado. Disputei a final do Brasileiro contra um dos meus ídolos de infância, que é o André Nicastro [que foi o campeão da Sudam Graduados]. Até fiquei feliz que ele ganhou. Estou satisfeito em mostrar o que estou aprendendo na Europa. Chegar à final contra quem anda aqui o ano todo, trabalha diariamente no equipamento, realmente foi sensacional”, destacou Gianluca Petecof, que segue para a Finlândia para a disputa da penúltima etapa do Europeu de Kart, já no próximo fim de semana.
 
 
Um fim de semana de sucesso
 
Vicente Sfeir, gerente de patrocínios e motorsport da Raízen, responsável pela marca Shell no Brasil, comemorou o grande êxito no Brasileiro de Kart.
Time dos sonhos da Academia Shell Racing em Penha (Foto: Bruno Gorski)
“O trabalho da Academia Shell Racing foi realizado com louvor. Ganhamos dois dos três títulos possíveis e o terceiro não veio por motivos alheios ao espírito esportivo, mas o Gianluca pode se considerar campeão pelo que fez na pista nesta final”, destacou. “Na Shifter, o Gaetano dominou com muita autoridade e, na Júnior, tanto o Diego quanto o Felipe foram impecáveis, coroando o esforço da Academia com uma dobradinha”, comentou Sfeir.
 
“A Shell acredita no esporte a motor brasileiro, fomenta a formação de pilotos e investe nas categorias de base. Sem dúvida, é gratificante sair do Brasileiro com os troféus conquistados hoje”, festejou Vicente.
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.