Vídeo: confira melhores momentos da etapa que colocou Della Coletta, Matheus e Branquinho na final da Seletiva

A segunda etapa classificatória para a grande final da Seletiva de Kart Petrobras 2015 foi disputada no Velopark. Murilo della Coletta, Luiz Matheus e Luiz Branquinho garantiram as vagas

A 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras terá em sua final o campeão da edição histórica de 50 anos do Campeonato Brasileiro de Kart. O paulista Murilo della Coletta, de 16 anos, garantiu no sábado (25) seu primeiro título nacional na categoria Graduados, numa reviravolta na disputa, superando pilotos experientes como Dennis Dirani, André Nicastro e Olin Galli, que vinham dominando a competição desde o início no kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul.
 
Além de Coletta, também garantiram as vagas para a decisão os kartistas Luiz Matheus e Luiz Branquinho, ambos de 16 anos, que chegaram em oitavo e nono, respectivamente, no Velopark. Gabriel Seria, que vinha se destacando na disputa por uma vaga e chegou até a brigar pela ponta na Final, acabou abandonando, após uma quebra no motor.
 
Coletta, Matheus e Branquinho se juntam agora ao gaúcho Bruno Bertoncello, ao carioca Zaiya Fontana e ao paulista Gaetano di Mauro, que já estavam classificados.
Murilo della Coletta se garantiu na decisão da Seletiva de Kart Petrobras (Foto: Fábio Oliveira / Radical Motors)
Largando da 10ª posição na Final, Coletta imprimiu um ritmo forte e foi subindo na classificação até assumir a ponta, um pouco depois da metade das 17 voltas disputadas, para assim garantir a vitória. 
 
Já o paulista Luiz Matheus, que já havia tentado a vaga na primeira etapa classificatória do ano, na Copa Petrobras Sorriso Campeão, partiu do 15º posto para chegar em oitavo.
 
O xará Luiz Branquinho, também de 16 anos, largou ainda mais atrás no grid e se superou para chegar entre os dez primeiros. Na Pré-Final, ele se envolveu em uma batida e, por isso, largou em 19º. Foram dez posições conquistadas na prova final e o piloto de Goiás garantiu, assim, sua vaga para a final da Seletiva pela primeira vez.
 
Doze kartistas disputarão a final da Seletiva de Kart Petrobras, em novembro, concorrendo ao maior prêmio do kartismo nacional e à participação em um programa de orientação, que inclui treino com simulador de F-1, teste com equipe de base do automobilismo europeu, participação no Mitsubishi Racing Experience, entre outros.
 
A próxima etapa classificatória acontecerá no dia 29 de agosto, dentro da Copa Norte de Kart, em São Luís, no Maranhão. Serão mais três classificados.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.