Sergio Pérez conquistou a quarta vitória da carreira no último fim de semana no GP de Singapura e o GRANDE PREMIUM relembra os momentos de mais destaque do mexicano na Fórmula 1

Sergio Pérez impressionou o mundo mais uma vez no último domingo (2) com uma vitória relativamente tranquila no GP de Singapura. Uma boa largada, um excelente carro da Red Bull e mais uma demonstração de habilidade em circuitos de rua para o mexicano, que triunfou pela quarta vez na carreira na Fórmula 1.

Checo pode não estar entre os grandes talentos da história da maior categoria do automobilismo mundial, mas coleciona diversos momentos de muito brilho na F1. Sua habilidade na chuva, incrível capacidade de gerenciar pneus e talento para se recuperar em situações adversas proporcionaram momentos inesquecíveis em seus 12 anos na F1 até aqui.

O GRANDE PREMIUM relembra hoje os dez momentos mais marcantes da carreira de Pérez na Fórmula 1 até aqui. Vitórias, pole e pódios quando ninguém esperava que mostram o valor de um piloto que esperou 10 anos para ter um carro vencedor na Fórmula 1.

Sergio Pérez e Lewis Hamilton duelaram de forma feroz no Circuito de Yas Marina (Foto: Lars Baron/Getty Images)

10 – Defesa implacável contra Lewis Hamilton

Único momento da lista que não envolve de fato uma conquista pessoal de Pérez, o GP de Abu Dhabi de 2021 colocou em holofote toda a capacidade de defesa do mexicano. Contra um Lewis Hamilton com pneus muito melhores, o piloto da Red Bull segurou o britânico, permitindo a aproximação do companheiro Max Verstappen, que lutava pelo título. O holandês não conseguiu a ultrapassagem naquele momento, mas a atuação de Checo ficou marcada na memória dos taurinos.

9 – Primeira pole-position em Jedá

Sergio chegou ao GP da Arábia Saudita deste ano com duas vitórias e 15 pódios no currículo. Faltava a primeira pole da carreira. Enquanto todos esperavam uma batalha entre Charles Leclerc e Verstappen, foi o mexicano quem surpreendeu e levou o primeiro posto no grid. Pérez quebrou o recorde de mais provas até conquistar a primeira pole-position, obtendo o feito em seu GP de número 215.

8 – Pódio na Itália em 2012

O ano de 2012 foi de fato quando Checo apresentou seu cartão de visitas para a Fórmula 1. Em seu segundo ano na categoria, ele já tinha dois pódios quando terminou o GP da Itália em segundo com a Sauber, atrás apenas de Hamilton, a quem substituiria na McLaren no ano seguinte. Uma demonstração de talento para gerenciar os pneus e depois de muito repertório para escalar o pelotão, com manobras em grandes nomes como Kimi Räikkönen e Fernando Alonso.

7 – Redenção no Bahrein em 2014

A mudança para a McLaren não deu nada certo e em 2014 Pérez foi para a estreante Force India. Com muita desconfiança ao seu redor, o mexicano mostrou logo na terceira corrida que ainda era um dos melhores do grid. Depois de disputas com Felipe Massa e o companheiro Nico Hülkenberg, Checo segurou Daniel Ricciardo para terminar em terceiro.

Sergio Pérez durante o GP do Bahrein de 2014 (Foto: Fórmula 1)

6 – Primeiro triunfo com a Red Bull

O início da relação de Sergio com a Red Bull não foi dos melhores, com o mexicano ficando fora do pódio nas cinco primeiras corridas de 2021. Largando em sexto, Pérez escalou até a segunda posição, atrás apenas de seu companheiro de equipe e viu a sorte sorrir. Max teve uma falha no pneu e acabou abandonando. Na relargada após a bandeira vermelha, Hamilton teve a chance de assumir a ponta, mas passou reto na primeira curva, para a alegria do mexicano, que venceu pela primeira vez com a Red Bull

5 – Pódio em Mônaco em 2016

O GP de Mônaco é uma corrida especial para qualquer piloto de Fórmula 1, e ficou ainda mais especial para Pérez em 2016. A chuva caiu no Principado naquele domingo e o mexicano mais uma vez demonstrou toda sua perícia em circuitos de rua. Com uma boa estratégia da Force India e acertando o momento de colocar os pneus de pista seca, Checo terminou a corrida celebrando o terceiro lugar.

4 – Domínio nas ruas de Singapura

Vimos no último domingo mais uma grande performance de Pérez na chuva e em circuitos de rua. Largando em segundo, o piloto da Red Bull ultrapassou Leclerc na largada e praticamente não deu chances ao piloto da Ferrari, que chegou a pressionar após a troca de pneus. Foi sua quarta vitória na Fórmula 1, a terceira em um traçado de rua.

3 – Primeiro pódio e quase vitória na Malásia

A primeira grande atuação de Checo na Fórmula 1 veio na Malásia em 2012. Sob chuva forte, o mexicano conseguiu subir da sétima para a liderança da prova após um erro no pit-stop de Hamilton. Após colocar pneus intermediários, Pérez voltou atrás de Fernando Alonso. Já com pista seca, pressionou o bicampeão e parecia destinado a vencer pela primeira vez com apenas 22 anos, mas um erro a sete voltas do final acabou lhe custando o triunfo.

SERGIO PÉREZ; SAUBER; FÓRMULA 1; GP DA MALÁSIA; 2012
Sergio Pérez no seu primeiro pódio na Fórmula 1 (Foto: Sauber)

2 – Vitória em Mônaco

Vencer em Mônaco sem largar na pole-position é algo muito raro. Mas, assim como em 2016, Pérez aproveitou a chuva para executar uma estratégia perfeita, passando para os pneus intermediários e depois de pista seca no momento correto. Mesmo com os pneus em péssimo estado, Checo segurou a pressão de Sainz para comemorar uma vitória extremamente especial.

1 – Primeira vitória da carreira depois de 190 corridas

A grande virada na carreira de Sergio veio no GP de Sakhir de 2020. Sem saber seu futuro após a Racing Point anunciar que seria substituído por Sebastian Vettel no ano seguir, o mexicano se viu na última posição logo na primeira volta após um toque com Verstappen e Leclerc. Em mais uma grande exibição de gerenciamento de pneus e recursos de ultrapassagem, Checo escalou o pelotão até o terceiro posto.

SERGIO PÉREZ; GP DE SAKHIR; F1; FÓRMULA 1; VITÓRIA;
Sergio Pérez se emociona com a vitória no GP de Sakhir de F1 (Foto: Racing Point)

Foi então que uma confusão da Mercedes ao fazer um pit-stop duplo com Valtteri Bottas e George Russell lhe rendeu a liderança e a primeira vitória da carreira depois de 190 GPs, um novo recorde. O resultado também abriu as portas da Red Bull, que anunciou Pérez como seu segundo piloto uma semana após o encerramento da temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar