A Fórmula 1 finalmente volta para a China, após quatro anos de espera. No 10+ de hoje, relembramos grandes momentos da categoria desde que chegou ao país asiático, em 2004

Após quatro anos de espera, a Fórmula 1 finalmente retorna para a China em 2024. Fora do calendário durante a pandemia de Covid-19. Depois de ser o primeiro epicentro da doença que acabou se alastrando pelo mundo inteiro, o país asiático mudou as regras sanitárias e quer mostrar um retorno à normalidade esportiva.

A China estreou no calendário da F1 em 2004. Desde então, foram 16 provas ininterruptas até 2019, a última vez que a categoria correu em Xangai. Na ocasião, Lewis Hamilton comandou o 1-2 da Mercedes junto a Valtteri Bottas, com Sebastian Vettel — então na Ferrari — completando o pódio.

A pista de Xangai já foi palco de momentos históricos, títulos, decepções, primeira vez e últimos brilhos. No 10+ de hoje, relembramos os grandes momentos da Fórmula 1 na China.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GP DA CHINA; XANGAI; FERRARI;
A China volta ao calendário da F1 este ano (Foto: Scuderia Ferrari)

1) 2004 – Estreia da Fórmula 1 na China

Após uma tentativa frustrada de levar a F1 para Zhuhai, a China investiu pesado na construção do Autódromo Internacional de Xangai, que ficou pronta no início de 2004 e no mesmo ano já receberia uma etapa da categoria.

A primeira aparição foi tímida, já na reta final de um campeonato decidido de maneira precoce. Rubens Barrichello largou na pole e manteve a primeira posição até o final, com Jenson Button e Kimi Räikkönen completando o pódio. Não foi uma corrida brilhante, mas serviu para consolidar o país no calendário.

2) 2005 – Renault conquista o Mundial de Construtores

O GP da China encerrou a temporada 2005 e recebia o já campeão Fernando Alonso. Mas foi uma corrida cheia de imprevistos, sustos e mais um título. O espanhol venceu a prova e deu à Renault o Mundial de Construtores. Mas não foi só isso que marcou a etapa.

A caminho do grid, antes mesmo da largada, o experiente Michael Schumacher acertou sua Ferrari na traseira da Minardi de Christijan Albers. A corrida ainda teve um forte acidente de Narain Karthikeyan na volta 28, mas o piloto indiano saiu ileso.

3) 2006 – Última vitória de Schumacher na F1

O GP da China de 2006 foi a antepenúltima etapa do campeonato. Michael Schumacher chegou na prova brigando pelo título com Fernando Alonso. Em uma corrida movimentada pela chuva, o alemão da Ferrari venceu e empatou com o rival na tabela de pontos. No fim, porém, foi sua última conquista na categoria, mesmo com o retorno anos depois.

Hamilton sai desolado do carro após perceber que não conseguiria deixar a brita do pit-lane em Xangai (Foto: F1)

4) 2007 – Hamilton perde primeiro match-point do título

Em 2007, Lewis Hamilton estreou na Fórmula 1 e logo entrou na briga pelo título. Ao chegar em Xangai, tinha a primeira chance de fechar a disputa. A chuva caiu e os pneus intermediários foram utilizados. Quando a pista secou, o novato da McLaren foi com compostos desgastados para os boxes, errou e abandonou. No fim, acabou sem o titulo.

5) 2009 – 1ª vitória de Vettel

A Red Bull aproveitou a mudança de regulamento e fez um bom carro para 2009. Depois de perder chances nas duas primeiras corridas, Sebastian Vettel fez a pole em Xangai. Na corrida, um caos proporcionado pela chuva embaralhou tudo, mas o alemão manteve a calma e levou pela primeira vez na F1.

O bizarro acidente de Sébastien Buemi na China em 2010 (Foto: Reprodução/F1)

6) 2010 – Buemi e o bizarro acidente na reta oposta

Durante a sexta-feira do GP da China de 2010, no treino livre, Sébastien Buemi protagonizou uma cena insólita. Na freada da reta oposta, a Toro Rosso se despedaçou e viu as duas rodas dianteiras saírem. Apesar do susto, o suíço saiu ileso.

7) 2010 – Button vence no caos de Xangai

A corrida de 2010 teve tudo. Começou com acidente na largada e depois uma garoa pintou logo após a entrada do safety-car. A pista até secou depois, mas a chuva voltou na metade final da prova. Com diversas estratégias bagunçando o grid, Jenson Button levou a melhor e venceu pela segunda vez na temporada. Lewis Hamilton e Nico Rosberg completaram o pódio.

8) 2012 – 1ª vitória de Rosberg

Nico Rosberg voou na classificação e marcou uma impressionante pole com 0s5 de vantagem para o segundo colocado. Na corrida, o alemão da Mercedes dominou desde o início e venceu pela primeira vez na Fórmula 1 com mais de 20 segundos à frente de Jenson Button.

Sebastian Vettel e Daniil Kvyat dividiram pódio com climão em 2016 (Foto: Pirelli)

9) 2016 – O ‘torpedo’ Kvyat

A corrida de 2016 não foi memorável, mas a conversa entre Sebastian Vettel e Daniil Kvyat antes do pódio ficou na história. O então piloto da Ferrari reclamou de uma manobra do russo logo na largada, algo que rendeu uma agora clássica frase: “Você veio como um torpedo!”.

Na corrida seguinte, aliás, Kvyat bateu em Vettel na largada e acabou rebaixado da Red Bull para a Toro Rosso. Em seu lugar, entrou um tal Max Verstappen.

10) 2019 – O 1000º GP da F1

O GP da China marcou a 1000ª corrida da história da Fórmula 1 desde 1950. Sem grandes disputas, foi vencida por Lewis Hamilton, com Valtteri Bottas e Sebastian Vettel completando o pódio. A prova também foi a última no país até hoje, por conta da pandemia de Covid-19.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar