11 corridas, 10 momentos. A Fórmula 1 chegou à metade da temporada de 2022 com acidentes, surpresas, confrontos. É um bom roteiro para o restante do campeonato, desde a ponta da tabela aos lanternas

F1 2022: LECLERC VENCE GP DA ÁUSTRIA COM 3 ULTRAPASSAGENS SOBRE VERSTAPPEN | Briefing

11 de 22. Após o GP da Áustria, a Fórmula 1 já fez a metade de sua temporada em 2022. Talvez, o regulamento não tenha modificado tanto as coisas com a parte de cima da tabela, mas certamente deu um toque interessante no meio do pelotão. Ainda assim, as posições do top-3 são diferentes: Ferrari e Red Bull disputam na luta pela primeira posição, enquanto a Mercedes corre contra o tempo para tentar alcançá-las.

É um ano de polêmicas, surpresas, altos e baixos. E muita coisa aconteceu em 11 corridas. Por isso, separamos aqui no GRANDE PREMIUM, 10 momentos que construíram o campeonato até aqui. E que a gente vai lembrar por muito tempo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Batalha entre Verstappen e Leclerc no Bahrien | parte 1

Ferrari celebra dobradinha no GP do Bahrein (Foto: Beto Issa)

Já no GP do Bahrein, primeira etapa da temporada, era visível que a briga pelo título ficaria entre Max Verstappen e Charles Leclerc. Isso se comprovou na pista, com os dois pilotos protagonizando grande disputa no circuito seletivo do Bahrein.

O atual campeão chegou a ultrapassar o monegasco três vezes, mas em todas acabou tomando o troco logo em seguida. O piloto da Ferrari se aproveitou das zonas de DRS para contra-atacar e acabar vencendo a primeira prova do ano. Max abandonou por problemas no carro.

Batalha entre Verstappen e Leclerc na Arábia Saudita | parte 2

Uma semana depois, aconteceu o GP da Arábia Saudita. E o circuito super veloz proporcionou mais duelos interessantes entre os dois jovens pilotos. Mais uma vez, a trocação foi franca, mas o #1 levou a melhor.

Com uma relargada a nove voltas do fim, Verstappen e Leclerc começaram a trocar posição como aconteceu em Bahrein. Por duas vezes, Verstappen colocou a Red Bull na frente e Leclerc imediatamente pôs a Ferrari na frente de volta. Na terceira tentativa, a quatro giros do fim, Verstappen escapou. Leclerc tentava se recuperar na antepenúltima volta, mas apareceu bandeira amarela após toque de Alex Albon e Lance Stroll. Ainda tinha duas voltas. Não daria. Verstappen segurou e venceu.

Hamilton fica no Q1 em Jedá

Jedá também mostrou algo surpreendente: Lewis Hamilton sequer passar para o Q2 na classificação. Embora não tenha se queixado de problemas no rádio, o heptacampeão ficou apenas no Q1 — algo que não acontecia em ritmo normal há 13 anos quando, no GP da Inglaterra de 2009, também caiu no Q1, em 19º, sem que tenha batido ou tido interferência de chuva ou coisa do tipo. Na Malásia, em 2010, saiu de 20º, mas por um erro estratégico da McLaren na chuva.

A queda de Lewis no Q1 representou o fim de uma sequência de mais de quatro anos de invencibilidade do inglês. A última vez que Lewis havia sido eliminado de forma tão precoce tinha sido no GP do Brasil de 2017, quando o inglês bateu sozinho.

Pole-position de Pérez em Jedá

Sergio Pérez largou na pole no GP da Arábia Saudita (Foto: Red Bull Content Pool)

Dá para perceber que a Arábia Saudita rendeu boas surpresas, né? Uma delas foi a primeira pole-position da carreira de Sergio Pérez. Naquele circuito sinuoso e veloz, o mexicano voou em sua última tentativa e anotou 1min28s225, deixando Charles Leclerc apenas 0s025 atrás.

Batalha entre Verstappen e Leclerc na Emília-Romanha | parte 3

A corrida sprint da Emília-Romanha separou um terceiro round entre Max Verstappen e Charles Leclerc. O monegasco ultrapassou — uma belíssima ultrapassagem, inclusive — o #1, que foi pole da prova curta, logo na largada. Charles chega a abrir boa vantagem, mas tem problemas com o gerencimento de pneus.

É aí que Max dá o bote ao comando da Red Bull para atacar. Ele consegue e vence a sprint, num fim de semana que mais tarde seria marcado por um Grand Chelem — sim, o holandês também venceu o GP e conquistou a volta mais rápida em Ímola.

Batalha entre Verstappen e Russell na Espanha

Max Verstappen teve um oponente diferente em Barcelona. O holandês largou da segunda posição naquela prova. Ele acabou errando na volta 9 e foi parar em quarto lugar, atrás de Sergio Pérez. O mexicano logo abre para o #1 se recuperar, mas George Russell à frente foi o grande empecilho. Além do britânico segurar o RB18 do holandês da volta 23 até a 29, Max também tinha um problema com abertura do DRS para dificultar as coisas.

Na pista, ele não passa. O que deu certo foi pará-lo antes e fazer o undercut. Ele já volta à corrida na primeira posição, já que Charles Leclerc quebra enquanto liderava tranquilamente. O holandês, no fim, vence a prova.

Primeira vitória da carreira de Sainz na Inglaterra

Carlos Sainz venceu o GP da Inglaterra com a Ferrari. Mas foi o bastante? (Foto: AFP)

Tudo deu certo para o espanhol em Silverstone. Após conquistar também sua primeira pole-position na carreira, Sainz não teve boa largada. Foi ultrapassado por Verstappen, mas o fortíssimo acidente envolvendo vários carros logo atrás provocou bandeira vermelha. Pelo regulamento, houve um novo procedimento de largada com os pilotos nas posições originais, e dessa vez o espanhol vendeu caro a ultrapassagem, não dando chances para o holandês da Red Bull.

Sainz ainda travou uma boa disputa contra o companheiro de equipe, Charles Leclerc, e depois Lewis Hamilton, da Mercedes. Mas o safety-car na parte final provocado por Esteban Ocon abriu ao espanhol a chance de arriscar os compostos macios e partir para o tudo ou nada, e a estratégia foi um tiro certeiro. Com os pneus de faixa vermelha, Sainz deixou Leclerc para trás e reassumiu a primeira posição, cruzando a linha de chegada em primeiro após 150 corridas.

Acidente de Zhou em Silverstone

Um acidente verdadeiramente assustador, daqueles que vamos lembrar por muitos anos. Na largada do GP da Inglaterra, George Russell, Alexander Albon, Guanyu Zhou e Yuki Tsunoda, Pierre Gasly e Esteban Ocon se envolveram em acidente.

Tudo começou quando, na largada, Pierre Gasly tenta passar entre Russell e Zhou e acerta o piloto da Mercedes. A partir daí, foi um efeito dominó: Zhou decolou em alta velocidade, e o acidente ainda levou Tsunoda, Albon e Ocon. A tensão tomou conta do autódromo, já que as informações que chegavam era que Zhou ainda estava preso no cockpit de cabeça para baixo.

Depois de alguns minutos de total incerteza, a notícia que esperávamos: a Alfa Romeo confirmou que Zhou estava consciente, se movendo e sendo encaminhado para o hospital para exames. Mas a imagem assustava pois, assistindo ao replay, o carro de Zhou não só fica de cabeça para baixo em alta velocidade, como capota e vai parar entre a grade e a barreira de proteção, muito próximo da arquibancada.

O chinês saiu ileso, no entanto. Mais uma vida salva pelo halo.

Batalha entre Verstappen e Leclerc na Áustria | parte 4

O pódio do GP da Áustria 2022 teve além do vencedor Charles Leclerc, Max Verstappen e Lewis Hamilton (Foto: Joe Klamar/AFP)

Parte 4? Temos! O GP da Áustria deu mais um gostinho da disputa entre os postulantes ao título. E foi uma forma de redenção da Ferrari, que dificultou a vida de Charles Leclerc na Inglaterra. No Red Bull Ring, Max Verstappen tinha o público, o bom RB18 e os bons resultados para conquistar sua sétima vitória na temporada — que seria a sétima de 11 corridas, para confirmar também o domínio em 2022.

Embora tenha garantido a pole e a vitória da corrida sprint, ele mesmo admitiu que não esperava o bom ritmo da Ferrari, sobretudo de Charles Leclerc, na prova do domingo. Foram três ultrapassagens do monegasco em cima do atual campeão: nas voltas 12, 34 e 55. Mesmo com problemas no acelerador no final, era tarde para o RB18 #1 tentar alcançá-lo. E foi depois de muito azar e amargura das etapas anteriores que o piloto da Scuderia conquistou sua terceira vitória no ano.

COMO VERSTAPPEN AGE IGUAL A UM VERDADEIRO CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 NOS DIAS RUINS?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar