George Russel fez história no GP de São Paulo de 2022. Foi a primeira na carreira, bem como a primeira da Mercedes na temporada. São cenas que a Fórmula 1 adora proporcionar e, por isso, trouxemos aqui os últimos dez primeiras vencedores da F1

Nem todos os pilotos que passam pela Fórmula 1 podem se dar ao luxo de entrar pra a lista de vencedores da categoria. Quando acontece, no entanto, é sempre empolgante — sobretudo em temporadas dominadas por outras equipes. Foi o que Interlagos viu na última semana, com George Russell. E, por isso, o GRANDE PREMIUM aproveitou o ensejo para trazer aqui também os últimos dez primeiros vencedores da F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

George Russell | GP de São Paulo de 2022

George Russell entrou para ranking de britânicos vencedores (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

A primeira vitória do jovem piloto de 24 anos veio em seu ano de estreia pela Mercedes. E numa temporada em que a equipe alemã tinha grandes possibilidades de terminar sem subir ao lugar mais alto do pódio, pelos muitos desafios que teve ao longo do campeonato. Mas Russell, num ritmo excelente, foi quem venceu a prova sprint e também dominou a corrida principal do último domingo, completando um fim de semana histórico em Interlagos — que também viu uma pole-position de Kevin Magnussen com a Haas!

Carlos Sainz | GP da Grã-Bretanha de 2022

Em sua segunda temporada com a Ferrari, Sainz alcançou sua primeira vitória. E numa das melhores corridas da temporada — lado a lado com São Paulo. É verdade que Max Verstappen o ultrapassou e tomou a liderança na primeira curva. Só que a bandeira vermelha logo no começo da volta de abertura fez com que a direção de prova reestabelecesse a ordem original para a relargada. A partir daí, o espanhol resistiu, chegou a ser superado novamente, mas não deixou que ninguém tomasse a grande chance de entrar para o ranking de vencedores da maior categoria do automobilismo mundial.

Esteban Ocon | GP da Hungria de 2021

Esteban Ocon venceu pela primeira vez na F1 em 2021, na Hungria (Foto: Alpine)

O triunfo de Esteban Ocon foi, talvez, uma das cenas mais surpreendentes da temporada de 2021. E também umas das mais legais. A chuva e um erro de Valtteri Bottas logo nos primeiros metros, além de erros de estratégia das duas principais equipes da atualidade, Mercedes e Red Bull e até um fato bizarro e inédito com Lewis Hamilton alinhando sozinho no grid para a relargada depois de toda a confusão no início da prova, foram cruciais para que a Alpine pudesse ver o francês recebendo a bandeirada na primeira posição.

Sergio Pérez | GP de Sakhir de 2020

Checo Pérez, Racing Point. Como não lembrar daquela vitória em 2020? Foi uma prova insana. Pérez caiu para último, escalou o pelotão com grandes ultrapassagens e uma postura marcante para caracterizar a grande temporada que fez naquele ano. O mexicano contou com a sorte para ver a vitória cair no colo depois que George Russell, grande estrela da corrida, foi chamado pelos boxes da Mercedes após sofrer com um pneu furado nas voltas finais, quando ameaçava a liderança do mexicano.

Pierre Gasly | GP da Itália de 2020

Depois de tudo o que aconteceu com o piloto francês, a ‘ida e descida’ da Red Bull, ele surpreendeu a todos com a vitória em Monza, após grandioso duelo com Carlos Sainz nas últimas voltas da corrida — com certeza, uma das melhores corridas daquele ano. Foi a primeira vitória de um piloto francês desde o triunfo de Olivier Panis no GP de Mônaco de 1996, justamente no ano em que nasceu Gasly. Um dia incrível para a F1.

Charles Leclerc | GP da Bélgica de 2019

Leclerc venceu num fim de semana muito triste pela morte de seu amigo e também piloto, Anthoine Hubert (Foto: Ferrari)

Em um fim de semana marcado por enorme clima de tristeza pela morte trágica de Anthoine Hubert, o jovem piloto da Ferrari foi um dos que mais sentiu por conta da sua proximidade com o francês de 22 anos. Leclerc largou na pole, dominou boa parte da prova, chegou a ser superado por Sebastian Vettel após o pit-stop, mas seu ritmo era muito melhor que o do alemão. Após ordem da Ferrari para a inversão de posições, o monegasco seguiu na ponta até o fim e subiu no topo do pódio da F1 pela primeira vez.

Valtteri Bottas | GP da Rússia de 2017

A primeira vitória de Bottas aconteceu em 2017, em Sóchi. Veio depois de assistir a Vettel se complicar no pit-stop, com um problema com o pneu dianteiro esquerdo. O finlandês, então, tomou a ponta e não soltou mais para chegar ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez em sua carreira.

Max Verstappen | GP da Espanha de 2016

O piloto mais jovem a vencer na Fórmula 1 e que hoje é bicampeão mundial. O primeiro triunfo de Verstappen aconteceu em 2016, na Espanha. Foi uma corrida marcada pelo acidente entre as duas Mercedes, que beneficiou o holandês. Com 18 anos e 228 dias, Max subiu ao lugar mais alto do pódio. O resto, é história…

Daniel Ricciardo | GP do Canadá de 2014

Em 2014, com a Red Bull, Daniel Ricciardo aproveitou problemas com as Mercedes — mas também, surpreendentemente, superou Nico Rosberg com ótimo ritmo nos momentos finais. No finalzinho da corrida, Felipe Massa era quem vinha firme para tentar ocupar as primeiras posições, mas acabou abandonando após um forte acidente com Sergio Pérez. E foi isso que deu a vitória ao australiano, que se manteve tranquilo na liderança com o safety-car em pista, garantindo seu primeiro triunfo.

Pastor Maldonado | GP da Espanha de 2012

Pastor Maldonado fez história na Catalunha (Foto: Reprodução)

A surpreendente vitória de Maldonado no GP da Espanha de 2012, com uma igualmente desacreditada Williams empurrada por motor Renault, foi a única de um venezuelano na Fórmula 1 e a última de uma história dourada da hoje decadente equipe britânica. Pole-position e vencedor, aquela prova entrou para a história como uma das corridas mais inexplicáveis de todos os tempos. E é importante dizer: foi a primeira e única vitória do piloto na categoria.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar