O GRANDE PREMIUM traz uma segunda fotografia da ordem de forças das equipes na F1 2023, depois de um GP da Espanha que pode ter sido um ponto de virada para muita coisa na categoria

A F1 2023 realizou sete etapas, mas teve na última um peso especial: o GP da Espanha deu toda cara de que vai ditar os rumos da temporada. Ao menos das próximas semanas. É que, depois da estreia, no GP do Bahrein, a F1 só voltou a um circuito permanente de verdade em Barcelona, considerando que o GP da Austrália é meio híbrido. Então, é uma fotografia mais firme do que acontece no campeonato.

É justo dizer que o campeonato praticamente recomeçou na Catalunha, afinal, os times levaram atualizações firmes, parrudas para lá. Com o cancelamento do GP da Emília-Romanha, então, o peso da prova do início do mês foi ainda maior.

Sendo assim, o GRANDE PREMIUM prepara uma fotografia de momento, do agora, de como está a ordem de forças da F1 2023. É a segunda versão, depois da divulgada lá no comecinho do ano. Ao lado das posições, a variação nos rankings.

Alexander Albon tem razão: a Williams é décima força da F1 2023 (Foto: Williams)

10- WILLIAMS (-2)

Infelizmente, tem toda cara de ter sido um fogo de palha brabo naquele décimo lugar do GP do Bahrein. Honestamente: dá para imaginar a Williams pontuando de novo com alguma frequência? É um carro fraco, um time com sérios problemas e aquela foto constrangedora do assoalho totalmente simples prova isso. Até Alex Albon admitiu que é mesmo a décima força da F1, não temos como ir contra.

9- ALPHATAURI (+1)

Ganhou uma posição no nosso ranking, mas bem pouco por méritos próprios, muito mais pelos problemas mil da Williams. Instável, vive oscilando e tem uma dupla de pilotos que realmente deixa na mão. Não dá para ficar contando com Yuki Tsunoda, por mais que o japonês esteja vivendo ano decente. Nyck de Vries não chegou em 2023 até agora.

8- HAAS (-2)

Se a AlphaTauri parece ter algum potencial que os pilotos não tiram, a Haas vive cenário diferente. Especialmente em classificações, se destaca, incomoda o pessoal da frente dela, mas anda muito para trás na corrida, mas muito tipo Williams. Nico Hülkenberg cobrou publicamente que o time americano foque mais em corrida que em classificação, mas há como fazer isso com o que a Haas tem em mãos? É sempre uma equipe que sofre desenvolvendo seus carros.

Nico Hülkenberg lamentou o rendimento de corrida da Haas. E está certo (Foto: Haas F1 Team)

7- ALFA ROMEO (+2)

Outro caso de equipe que não sobe propriamente por méritos dela, até porque a gente não cansa de criticar a Alfa Romeo, o ‘time zumbi’ da F1 2023, que não sabe o que será de seu futuro até a chegada da Audi, em 2026. Bom, mas é fato que a equipe ítalo-suíça andou bem na Espanha e, considerando que já tinha rendido legal no Bahrein, pode ser que engrene agora nos circuitos de verdade. É um voto de confiança aqui, digamos.

6- McLAREN (+1)

Dá para dizer que, até aqui, a disputa é pelo posto de menos pior e não de quem está melhor. A McLaren é uma incógnita completa porque vai de pedra no sapato da ‘F1 A’ para namorar a ‘F1 C’ muito rapidamente. Mas ainda parece ter de mais de onde tirar do que as rivais anteriormente citadas. Precisa de mais vindo de Lando Norris. Precisa subir de nível a joia do time laranja.

5- ALPINE (-)

Aqui é que as coisas começam a melhorar bem. A Alpine tem um carro de bastante potencial e, em três das sete etapas, andou no ritmo das melhores equipes do grid que não se chamam Red Bull. Parece pronta para colar de vez na ‘F1 A’ e tem bons pilotos para isso. É parar de errar em todos os aspectos possíveis – operação e estratégia, principalmente, – que a coisa vai andar. E pode beliscar a Ferrari numa dessas.

A má fase de Charles Leclerc faz parte do momento terrível da Ferrari (Foto: AFP)

4- FERRARI (-)

Aqui é a maior decepção do ano, sem dúvidas. Maior que McLaren, Williams, quem quer que seja. A Ferrari chegou falando em ser campeã e hoje tem de olhar mais para a Alpine do que para a Mercedes, que nem está tão bem assim. A má fase dos pilotos – principalmente de Charles Leclerc – era o que faltava para o caos completo por lá. As atualizações não funcionaram e nem eles sabem o que precisam fazer melhor. A gente sabe: tudo.

3- ASTON MARTIN (-1)

Cavalo paraguaio? Não chega a ser para tanto, mas é fato que a Aston Martin vai perdendo fôlego no comparativo direto. A Red Bull está cada vez mais longe e a Mercedes, ao menos na Espanha, passou. O time verdinho precisa de atualizações mais assertivas para andar para frente de verdade porque o confronto ali é muito pesado. Começar o ano bem, no nível que se tem ali nos ponteiros, não significa quase nada para o restante da temporada da F1.

Russell e Hamilton podem tentar ao menos incomodar Verstappen (Foto: Reprodução)

2- MERCEDES (+1)

Está excelente? Não. A campeã voltou? Também não. Mas o bom desempenho no GP da Espanha, com o carro totalmente revolucionado no conceito faz a gente colocar a Mercedes já neste posto. Buscar a Red Bull na F1 2023 é praticamente impossível, mas as Flechas de Prata têm tudo para superar sem tantos sustos a Aston Martin e, principalmente, a Ferrari. Há potencial claro ali no novo W14.

1- RED BULL (-)

Podemos dizer que a Red Bull, se sair do primeiro lugar em algum momento do ano, vai ser uma zebraça. É muito mais fácil que vença todas as corridas, inclusive. Max Verstappen já é virtual tricampeão do mundo e até Sergio Pérez ainda é favorito ao vice, tamanha a vantagem em cima das rivais. O RB19 é um espetáculo, o time austríaco é todo muito forte, dos mecânicos ao genial Verstappen.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar