O GRANDE PREMIUM pega os dados do RANKING GP para relembrar as dez corridas que tiveram melhor avaliação na temporada 2023 da F1

A temporada 2023 da F1 passou muito longe de ser marcante. Tirando o domínio de Max Verstappen, incontestável e brilhante, do resto se salvou pouca coisa. Assim sendo, existiram dez melhores corridas no ano? Provavelmente, não.

O GRANDE PREMIUM, desta forma, aproveita o Ranking GP e pega as dez corridas mais bem avaliadas da temporada. As menos piores do ano, no fim das contas?

10- GP do Japão (7,0)

Não foi uma corrida inesquecível, totalmente longe disso, mas foi bacaninha. A verdade é que o GP do Japão foi beneficiado por entrar no balaio daquela boa sequência pós-férias, mas meio que isso. Verstappen nadou de braçadas em um fim de semana sólido da McLaren e de briga ferrenha entre Mercedes e Ferrari. Sergio Pérez teve uma atuação medonha, lembram dele voltando para a pista com o carro todo ferrado só para cumprir punição?

9- GP de Miami (7,0)

Isso aqui parece que foi uns quatro anos atrás, mas o GP de Miami que basicamente decidiu o tri de Max aconteceu mesmo em 2023. Uma corrida cheia de ultrapassagens, o que é legal, mas especialmente marcada pelo atropelamento de Verstappen em Pérez. O holandês sofreu na classificação, mas jantou o mexicano no domingo, uma pista de rua, especialidade de Checo. Só deu Max ali, o ‘momentum’ da temporada virou total.

O GP de Miami vai receber a corrida sprint em 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

8- GP dos EUA (7,5)

Uma boa corrida, teve até certa disputa por vitória, vejam só! Mas aqui a gente começa uma onda de provas que foram atrapalhadas por coisas inesperadas e que desanimam um pouco o fã regular da categoria: Lewis Hamilton e Charles Leclerc, donos de boas atuações, foram desclassificados por problemas no assoalho. Lewis até pódio tinha feito. Ah, também foi lá que Lando Norris deu uma refugadinha em briga com Verstappen.

7- GP da Bélgica (7,5)

Sejamos honestos: o domingo do GP da Bélgica não merecia top-10 algum. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, a gente leva em consideração o fim de semana. Aí, a sprint joga muito Spa para cima. Foi bem bacana aquele caos na chuva, Oscar Piastri e Pierre Gasly brilhando, valeu a pena.

6- GP da Áustria (7,5)

Mais uma aqui que foi atrapalhada por fatores que vão além da corrida em si. Horas depois da ação, no cair da tarde de domingo, um festival de punições por limites de pista, o resultado completamente modificado, uma coisa tenebrosa. Fugiu total do normal, né? Galera sendo punida sem receber advertências, não existe isso. A corrida em si foi legal, movimentada, mas isso pesa muito.

5- GP de Las Vegas (7,5)

Cara, aqui é difícil julgar, foi muito complicado dar nota, inclusive. A sexta-feira foi uma das coisas mais grotescas que a F1 já viu, o bueiro soltando e ferrando o carro de Carlos Sainz, o TL2 no meio da madrugada e sem público em pleno 2023. Mas não há como negar: o domingo foi um dos melhores do ano, a corrida foi deliciosamente agradável, movimentada, cheia de ultrapassagens e até chances vivas de vitória para Leclerc e Pérez.

Pilotos sofreram com a aderência em Las Vegas. E foi divertido! (Foto: Red Bull Content Pool)

4- GP da Itália (8,0)

Mais uma vitória de Verstappen, mas a atuação espetacular de Sainz fez valer a pena o GP da Itália. O espanhol caiu de vez nas graças da torcida local ao honrar as cores da Ferrari, defender com unhas e dentes as posições, ser premiado com um pódio. Carlos brilhou no duelo com Max como ninguém fez o ano todo.

3- GP da Austrália (8,0)

Uma corrida muito divertida, cheia de alternativas, de confusão. Mas é mais uma que, apesar de bastante acima das expectativas, foi marcada por aquela relargada infame na reta final, totalmente desnecessária, que gerou um strike generalizado. Foi daquelas interferências clássicas da FIA atrás de um entretenimento que vira constrangimento.

2- GP da Holanda (8,5)

Chuva, santa chuva! Que milagre você fez nessa corrida, chuva. Tem de ter água em todo GP da Holanda daqui para frente, não tem jeito. Naquele traçado tão contestável de Zandvoort, um show dos pilotos. Vitória de Max, sim, mas grandes atuações de muita gente. Fernando Alonso e Gasly, por exemplo, foram impecáveis.

1- GP de Singapura (9,0)

Falando em surpresa, que tal Singapura em primeiro na lista? Sendo sinceros aqui: gostamos do GP de Singapura normalmente, é um cenário bonito, um traçado desafiador de rua, é bacana. Só que em 2023, além disso tudo, ainda teve muita emoção e uma disputa feroz pela vitória entre três equipes. E nenhuma delas era a Red Bull! Espetáculo. Ah, Sainz brilhante de novo, tá?

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar