O GRANDE PREMIUM levanta todas as notas da história do RANKING GP para descobrir quais as pistas que mais estão dando corridas boas na F1. É o tema do 10+ de hoje
Quais são as melhores pistas da F1 na atualidade? A discussão é complexa e raramente há um consenso. Assim sendo, o GRANDE PREMIUM resolveu se arriscar a responder a questão. Mas aqui não é uma simples lista com o gosto pessoal do autor do texto: pegamos as notas de todas as corridas do RANKING GP e chegamos a uma média final.
É claro que ainda assim haverá espaço para discussão, afinal, os carros mudaram nos últimos seis anos e as notas do GP podem não representar a opinião de todas as pessoas, mas é uma forma mais objetiva de se chegar a um resultado final. O RANKING GP existe desde a temporada 2016 – com as notas de Renan do Couto – e, a partir de 2017, com as avaliações de Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum. Entre 2021 e 2022, Vitor Fazio deu lugar a Gabriel Carvalho no trio.
As regras para o nosso top-10 final são simples, afinal, as corridas com melhores médias aparecem aqui, mas com alguns detalhes: as provas precisam estar ainda no calendário e terem acontecido ao menos três vezes. Desta forma, corridas com boas médias como Turquia, Portugal, Alemanha, China e Arábia Saudita acabaram de fora.
Sem mais delongas, vamos ao ranking das dez melhores corridas da atualidade na F1:
10- GP DA ESPANHA – MÉDIA: 6,2
Admita: você está surpreso. Eu também estou! Quem diria que a contestadíssima pista de Barcelona apareceria aqui na nossa, lista, hein? Deixando para trás palcos mais badalados como Austrália, Japão, Canadá, México e Singapura, a zebra do nosso top-10 foi impulsionada por um 9,5 na corrida de 2016 e por uma edição bem decente em 2022. Fomos injustos com a Catalunha?
9- GP DA EMÍLIA-ROMANHA – MÉDIA: 6,8
Não tem como discordar que a reforma melhorou bastante o traçado de Ímola. A pista segue sendo segura, o que é vital, claro, mas voltou a dar algumas alternativas para suas corridas. Não é um primor de circuito, tudo bem, mas é interessante. Teve uma bela corrida em 2021, naquela temporada absurda.
8- GP DOS ESTADOS UNIDOS – MÉDIA: 7,0
Aqui a gente já começa a transitar por pistas realmente elogiadas. O traçado de Austin é bem desafiador, é um lugar em que venta bastante e as corridas geralmente são animadas. É raro ter um GP dos Estados Unidos nota 10, mas também é difícil que seja um nota 4. É sempre regular para bom, mais que aceitável.
7- GP DO AZERBAIJÃO – MÉDIA: 7,0
É até cômico que o Azerbaijão esteja junto com os EUA na lista porque é totalmente a lógica oposta: não existe corrida mais ou menos nas ruas de Baku. Em seis edições, três foram totalmente históricas, caóticas, incríveis. E três fizeram parte do grupo das piores de suas respectivas temporadas. Ou seja: torça para que 2023 seja o ano bom de Azerbaijão, é quase um 8 ou 80.
6- GP DA ITÁLIA – MÉDIA: 7,1
Uma certa decepção que Monza esteja apenas em sexto na lista, mas 2016 e 2017 ajudam a explicar isso: foram duas péssimas edições. De lá para cá, sempre uma das melhores da temporada, com exceção feita a 2022, que viu um GP da Itália só mediano. De todo modo, mais do que a nota em si, podemos cravar: é uma das grandes pistas da atualidade, sim.
5- GP DA HUNGRIA – MÉDIA: 7,1
Outra que começou em marcha lenta no Ranking de 2016 e 2017, mas que embalou freneticamente. Está facilmente no top-3 de melhores pistas dos últimos cinco anos, sempre com aquela ajudinha do clima. Hungaroring é bem mais travada que as concorrentes aqui da disputa, mas isso também é um ponto positivo, afinal, se todas fossem iguais, que graça teria? É hora de dar fim ao mito de que as corridas na Hungria são chatas. Aliás, passou da hora.
4- GP DA ÁUSTRIA – MÉDIA: 7,2
O Red Bull Ring é uma baita pista! E olha que a média aqui foi tirada em uma série de corridas, hein? É que, por causa da pandemia, o traçado recebeu duas vezes também o GP da Estíria que, como foi disputado nas mesmas configurações, entrou na nossa conta. Boa média, algumas provas marcantes e um estilo de corrida divertido, com voltas bem curtas e em altíssima velocidade.
3- GP DA INGLATERRA – MÉDIA: 8,0
Aqui estamos falando de elite, tá? Olha a média do GP da Inglaterra, bicho. Aliás, já antecipamos: das pistas europeias que estiveram em todos os anos, inclusive de pandemia, é quem está melhor colocada na lista. E por muito. Parece que não há mais corrida ruim desde que Silverstone passou por reforma, coisa impressionante mesmo. Não pode ir embora do calendário nunca!
2- GP DO BAHREIN – MÉDIA: 8,3
No meio de tantas pistas clássicas, finalmente uma moderna aparece na parte de cima do nosso ranking. Não tem como falar mal do traçado de Sakhir, né? E olha que a edição 2014, provavelmente a melhor da história de lá, não entrou na nossa conta, tampouco o GP do Sakhir, já que aconteceu no anel externo. Se entrassem, era capaz de dar medalha de ouro para lá…
1- GP DE SÃO PAULO – MÉDIA: 8,6
Os fãs ao redor do mundo tratam Interlagos como a melhor pista da F1, então, como iríamos discordar? As notas são quase sempre excelentes, as provas pegadas, cheias de alternativas, ultrapassagens incontáveis, um espetáculo completo. E ainda tem o clima, né? Aquela chuva, quando vem da represa, amigo…
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