O GRANDE PREMIUM levanta todas as notas da história do RANKING GP para descobrir quais as pistas que mais estão dando corridas boas na F1. É o tema do 10+ de hoje

Quais são as melhores pistas da F1 na atualidade? A discussão é complexa e raramente há um consenso. Assim sendo, o GRANDE PREMIUM resolveu se arriscar a responder a questão. Mas aqui não é uma simples lista com o gosto pessoal do autor do texto: pegamos as notas de todas as corridas do RANKING GP e chegamos a uma média final.

É claro que ainda assim haverá espaço para discussão, afinal, os carros mudaram nos últimos seis anos e as notas do GP podem não representar a opinião de todas as pessoas, mas é uma forma mais objetiva de se chegar a um resultado final. O RANKING GP existe desde a temporada 2016 – com as notas de Renan do Couto – e, a partir de 2017, com as avaliações de Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum. Entre 2021 e 2022, Vitor Fazio deu lugar a Gabriel Carvalho no trio.

As regras para o nosso top-10 final são simples, afinal, as corridas com melhores médias aparecem aqui, mas com alguns detalhes: as provas precisam estar ainda no calendário e terem acontecido ao menos três vezes. Desta forma, corridas com boas médias como Turquia, Portugal, Alemanha, China e Arábia Saudita acabaram de fora.

Sem mais delongas, vamos ao ranking das dez melhores corridas da atualidade na F1:

GP da Espanha entre os melhores: quem diria, hein? (Foto: Red Bull Content Pool)

10- GP DA ESPANHA – MÉDIA: 6,2

Admita: você está surpreso. Eu também estou! Quem diria que a contestadíssima pista de Barcelona apareceria aqui na nossa, lista, hein? Deixando para trás palcos mais badalados como Austrália, Japão, Canadá, México e Singapura, a zebra do nosso top-10 foi impulsionada por um 9,5 na corrida de 2016 e por uma edição bem decente em 2022. Fomos injustos com a Catalunha?

9- GP DA EMÍLIA-ROMANHA – MÉDIA: 6,8

Não tem como discordar que a reforma melhorou bastante o traçado de Ímola. A pista segue sendo segura, o que é vital, claro, mas voltou a dar algumas alternativas para suas corridas. Não é um primor de circuito, tudo bem, mas é interessante. Teve uma bela corrida em 2021, naquela temporada absurda.

8- GP DOS ESTADOS UNIDOS – MÉDIA: 7,0

Aqui a gente já começa a transitar por pistas realmente elogiadas. O traçado de Austin é bem desafiador, é um lugar em que venta bastante e as corridas geralmente são animadas. É raro ter um GP dos Estados Unidos nota 10, mas também é difícil que seja um nota 4. É sempre regular para bom, mais que aceitável.

O GP do Azerbaijão é ou maravilhoso ou terrível (Foto: Haas F1 Team)

7- GP DO AZERBAIJÃO – MÉDIA: 7,0

É até cômico que o Azerbaijão esteja junto com os EUA na lista porque é totalmente a lógica oposta: não existe corrida mais ou menos nas ruas de Baku. Em seis edições, três foram totalmente históricas, caóticas, incríveis. E três fizeram parte do grupo das piores de suas respectivas temporadas. Ou seja: torça para que 2023 seja o ano bom de Azerbaijão, é quase um 8 ou 80.

6- GP DA ITÁLIA – MÉDIA: 7,1

Uma certa decepção que Monza esteja apenas em sexto na lista, mas 2016 e 2017 ajudam a explicar isso: foram duas péssimas edições. De lá para cá, sempre uma das melhores da temporada, com exceção feita a 2022, que viu um GP da Itália só mediano. De todo modo, mais do que a nota em si, podemos cravar: é uma das grandes pistas da atualidade, sim.

5- GP DA HUNGRIA – MÉDIA: 7,1

Outra que começou em marcha lenta no Ranking de 2016 e 2017, mas que embalou freneticamente. Está facilmente no top-3 de melhores pistas dos últimos cinco anos, sempre com aquela ajudinha do clima. Hungaroring é bem mais travada que as concorrentes aqui da disputa, mas isso também é um ponto positivo, afinal, se todas fossem iguais, que graça teria? É hora de dar fim ao mito de que as corridas na Hungria são chatas. Aliás, passou da hora.

Não faz sentido algum falar mal do GP da Hungria (Foto: Red Bull Content Pool)

4- GP DA ÁUSTRIA – MÉDIA: 7,2

O Red Bull Ring é uma baita pista! E olha que a média aqui foi tirada em uma série de corridas, hein? É que, por causa da pandemia, o traçado recebeu duas vezes também o GP da Estíria que, como foi disputado nas mesmas configurações, entrou na nossa conta. Boa média, algumas provas marcantes e um estilo de corrida divertido, com voltas bem curtas e em altíssima velocidade.

3- GP DA INGLATERRA – MÉDIA: 8,0

Aqui estamos falando de elite, tá? Olha a média do GP da Inglaterra, bicho. Aliás, já antecipamos: das pistas europeias que estiveram em todos os anos, inclusive de pandemia, é quem está melhor colocada na lista. E por muito. Parece que não há mais corrida ruim desde que Silverstone passou por reforma, coisa impressionante mesmo. Não pode ir embora do calendário nunca!

Das pistas modernas, nenhuma bate de frente com a do Bahrein na F1 (Foto: Ferrari)

2- GP DO BAHREIN – MÉDIA: 8,3

No meio de tantas pistas clássicas, finalmente uma moderna aparece na parte de cima do nosso ranking. Não tem como falar mal do traçado de Sakhir, né? E olha que a edição 2014, provavelmente a melhor da história de lá, não entrou na nossa conta, tampouco o GP do Sakhir, já que aconteceu no anel externo. Se entrassem, era capaz de dar medalha de ouro para lá…

1- GP DE SÃO PAULO – MÉDIA: 8,6

Os fãs ao redor do mundo tratam Interlagos como a melhor pista da F1, então, como iríamos discordar? As notas são quase sempre excelentes, as provas pegadas, cheias de alternativas, ultrapassagens incontáveis, um espetáculo completo. E ainda tem o clima, né? Aquela chuva, quando vem da represa, amigo…

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