Com uma nova geração de carros a caminho, a Fórmula 2 2024 promete um grid ainda mais equilibrado que o do ano passado. O 10+ listou alguns que merecem atenção especial

Falta pouco para a temporada 2024 da Fórmula 2 começar, e como já é de praxe, muitos serão os novatos que estarão no grid dividindo espaço com os veteranos e, teoricamente, favoritos. Nomes como Oliver Bearman e Victor Martins, por exemplo, impressionaram em suas estreias no ano passado e agora partirão em busca da consolidação, mas terão a concorrência de pilotos que chegaram ao degrau que antecede a Fórmula 1 por muito mérito conquistado em outras classes.

Há um ponto, aliás, que promete ser crucial para trazer essa competitividade maior que tanto se espera: a chegada do novo carro. Desde 2018, o equipamento guiado pelos jovens que competem na F2 é o mesmo. A mudança deveria ter acontecido em 2021, mas não foi possível por conta da pandemia da covid-19.

Agora, finalmente os pilotos terão nas mãos um carro atualizado e que promete trazer aos engenheiros um desafio a mais pelo “novo jeito de produzir downforce”, conforme explicado pelo campeão de 2022, Felipe Drugovich. Com o direcionamento do ar para a parte de baixo do carro, a expectativa é corridas mais acirradas.

Por essa razão, não é exagero dizer que todos estão partindo do mesmo ponto de aprendizado, mesmo os que já possuem experiência. Claro que há a diferença notável na direção, mais pesada do que de um carro de F3, por exemplo, mas o entendimento do trabalho aerodinâmico será o mesmo para todos. O GRANDE PREMIUM, portanto, traz dez nomes para ficarmos de olho em 2024, tanto estreantes quanto veteranos:

Andrea Kimi Antonelli é a grande aposta da Mercedes (Foto: Prema)

Andrea Kimi Antonelli

Nacionalidade: Italiano
Idade: 17
Equipe: Prema
Em 2023: FRECA (campeão)
Academia: Mercedes

Começando pelo piloto que mais desperta curiosidade atualmente. O jovem italiano de 17 anos é a joia da academia da Mercedes, mas justiça seja feita: os títulos conquistados na F4 Alemã, F4 Italiana e FRECA foram suficientes para fazer a cúpula em Brackley pular etapas e jogar o pupilo direto na F2. E não se enganem: com George Russell já eleito “o futuro”, Kimi é quem surge para fazer a vez de jovem aprendiz.

Oliver Bearman

Nacionalidade: Britânico
Idade: 18
Equipe: Prema
Em 2023: F2 (6º lugar)
Academia: Ferrari

A Prema vem forte para 2024, ao menos com Bearman, pois o inglês já provou ser uma certeza. A temporada 2023 só não foi melhor porque pagou por alguns erros que são totalmente compreensíveis aos principiantes, mas o que Oliver fez em Baku, ninguém havia conseguido: dominar todas as atividades realizadas num único fim de semana. Dos 39 pontos possíveis, fez 38, performance quase perfeita. De quebra, ainda participou de treinos livres com a Haas na F1 e também deixou o time impressionado, tanto que começa 2024 como reserva tanto do time da Carolina do Norte quanto da Ferrari, de quem é piloto.

Zak O’Sullivan faz parte da Academia da Williams (Foto: F3)

Zak O’Sullivan

Nacionalidade: Britânico
Idade: 18
Equipe: ART
Em 2023: F3 (vice-campeão)
Academia: Williams

Em uma temporada na Fórmula 3 muito bem administrada por Gabriel Bortoleto, foi O’Sullivan quem levou a melhor na última rodada e conseguiu bater Josep María Martí e Paul Aron, que eram os únicos que poderiam impedir o título do brasileiro. Foram, ao todo, quatro vitórias e um segundo lugar na corrida principal da Itália. Zak ainda apareceu no treino livre da F1 em Abu Dhabi com a Williams e terá ao seu lado no grid da F2 o novato do ano de 2023, Victor Martins.

Ritomo Miyata

Nacionalidade: Japonês
Idade: 24 anos
Equipe: Rodin
Em 2023: Super Fórmula (campeão)
Academia: –

Talvez o nome mais desconhecido dos novatos por ter saído de uma rota não tão popular, porém que cada vez mais ganha as atenções dos pilotos que não conseguem entrar na F1 após deixarem a F2 e não querem ficar parados. Miyata é o atual campeão da Super Fórmula, a principal categoria de monopostos do automobilismo asiático. De quebra, também levou o campeonato de turismo Super GT, tornando-se o quinto piloto a fazer isso em uma mesma temporada na história. Foi o escolhido da Rodin, ex-Carlin, para ocupar o lugar deixado por Enzo Fittipaldi e corre por fora num campeonato que já escolheu seus protagonistas.

Gabriel Bortoleto é mais um brasileiro ligado à McLaren na história da Fórmula 1 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Gabriel Bortoleto

Nacionalidade: Brasileiro
Idade: 19 anos
Equipe: Invicta
Em 2023: Fórmula 3 (campeão)
Academia: McLaren

Bortoleto é a grande sensação do automobilismo brasileiro desde o título de Drugovich na F2 em 2022. No ano passado, após ano sólido na FRECA, subiu para a Fórmula 3 e precisou apenas das duas primeiras rodadas para estabelecer uma vantagem que mostrou ser suficiente para garantir a ele o título em seu ano de estreia na categoria. Mas o que impressionou em Gabriel foi a frieza para escapar de confusões e chegar em Monza, palco da última rodada, dependendo apenas da definição da pole-position para ser campeão. Agenciado por Fernando Alonso, é parte do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren e surge como forte candidato no mínimo ao prêmio de novato do ano.

Enzo Fittipaldi

Nacionalidade: Brasileiro
Idade: 22 anos
Equipe: Van Amersfoort
Em 2023: F2 (6º colocado)
Academia: –

Fittipaldi começa 2024 com um cenário muito diferente do visto no ano passado, quando integrou o Red Bull Junior Team e foi contratado pela então vice-campeã Carlin (atual Rodin). Em uma temporada de altos e baixos, acabou perdendo a chance de brigar pelo título, ainda que tenha aproveitado as oportunidades quando surgiram, como na Bélgica, ao vencer pela primeira vez na F2. Agora em seu terceiro ano, pode levar vantagem por não ter mais tanto foco sobre si e estar em uma equipe teoricamente inferior. Se o entrosamento funcionar tal como foi com Drugovich e a MP em 2022, pode ser a grata surpresa da temporada.

Franco Colapinto fará sua estreia na Fórmula 2 (Foto: Divulgação/Williams)

Franco Colapinto

Nacionalidade: Argentino
Idade: 20 anos
Equipe: MP
Em 2023: Fórmula 3 (4º lugar)
Academia: Williams

Colapinto é a grande esperança do automobilismo argentino atual, que viu um representante no grid da Fórmula 1 pela última vez em 2001, com Gastón Mazzacane. É um argentino, porém, o segundo maior campeão da história da categoria até então, Juan Manuel Fangio, dono de cinco títulos, portanto Colapinto representa um país que construiu uma rica herança nos primórdios da classe. Representante da academia da Williams, Franco fez sua estreia no grid da F2 no ano passado, em Abu Dhabi, mas foi bastante discreto. Mesmo assim, teve boa passagem pela F3 no ano anterior, com duas vitórias, outros três pódios e briga pelo vice-campeonato até a corrida final.

Paul Aron

Nacionalidade: Estoniano
Idade: 20 anos
Equipe: Hitech
Em 2023: Fórmula 3 (3º colocado)
Academia: –

Aron foi o piloto que viu a sorte lhe sorrir por um breve instante na reta final da F3 2023, mas não conseguiu aproveitar-se da brecha, fechando a temporada em terceiro, atrás até do companheiro de equipe, O’Sullivan. Mesmo assim, é um dos novatos que podem surpreender, e a tendência é que não tenha dificuldades para dominar o limitado Amaury Cordeel na Hitech.

Josep María Martí vai representar a Red Bull na F2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Josep María Martí

Nacionalidade: Espanhol
Idade: 18 anos
Equipe: Campos
Em 2023: Fórmula 3 (5º lugar)
Academia: Red Bull

Na prática, Martí foi o principal rival de Bortoleto na F3 2023. Na penúltima rodada, teve a chance de sair da Bélgica muito mais próximo do brasileiro ao cravar a pole-position, mas esteve no bolo dos que erraram a estratégia de pneus no chove-não-molha em Spa-Francorchamps. No fim das contas, ficou apenas em quinto lugar, mas erros à parte, chamou a atenção da Red Bull, tanto que será um dos únicos a representar a academia taurina na F2 2024.

Isack Hadjar

Nacionalidade: Francês
Idade: 19 anos
Equipe: Campos
Em 2023: Fórmula 2 (19º lugar)
Academia: Red Bull

Mesmo em uma temporada muito decepcionante, na qual não conseguiu se acertar com o carro de jeito nenhum, Hadjar foi o sobrevivente da academia da Red Bull no grid da F2. E isso é muito em função da confiança depositada pelo próprio Helmut Marko, o consultor dos taurinos, no jovem francês, apelidado pelo austríaco de ‘pequeno Prost’. Mas a verdade é que Hadjar é muito mais do que o que foi visto no ano passado, portanto terá mais uma chance de provar que a aposta dos taurinos não foi em vão.

Victor Martins

Nacionalidade: Francês
Idade: 22 anos
Equipe: ART
Em 2023: F2 (5º lugar)
Academia: Alpine

Martins foi o novato do ano na F2 2023 graças à colocação final na tabela, mas teve um início errático até demais para o talento que ainda assim demonstrava. Mas o francês conseguiu dosar o ímpeto o suficiente para alcançar uma consistência que também foi fundamental para ajudar a ART a fechar o ano com o título entre as equipes. Campeão da F3 em 2022, Victor agora terá o desafio de liderar a esquadra francesa, porém a tendência é que a performance seja mais sólida desde o início — e se isso de fato acontecer, o piloto da Alpine terá tudo para ser um dos postulantes ao título.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar