O GRANDE PREMIUM mantém sua tradição anual e solta a lista dos 10 pilotos sub-23 que mais impressionaram nas principais categorias de base da F1 em 2022, a F2, a F3 e a FRECA

Assim como vem fazendo desde 2016, o GRANDE PREMIUM lista as dez maiores promessas das principais categorias de base do automobilismo europeu em 2022. O ranking com os dez nomes de maior destaque passa por F2, F3 e FRECA, que já são estágios mais próximos da F1.

Além da restrição do top-10 apenas às três principais categorias europeias de base, há também um limite de idade: 23 anos, afinal, o texto é sobre promessas e não simplesmente destaques nas categorias de preparação para a F1. Naturalmente, se destacar na F2 acaba tendo um peso um pouco maior que na F3 e ainda com mais vantagem em cima da FRECA.

A lista conta com nada menos que quatro nomes da F2, vencida por Felipe Drugovich em 2022. A F3, com um grid que parece ainda mais promissor, colocou cinco pilotos, enquanto que a FRECA, primeiro degrau da lista, surge com um representante. Cabia mais gente em todas as categorias, é claro, mas a sensação é que um top-15 ou 20 beneficiariam mais a F3 do que as demais.

Dino Beganovic está com título encaminhado na FRECA (Foto; Dutch Photo Agency.)

10- Roman Stanek

Talvez aqui esteja a maior surpresa do ano. Se alguém colocasse Stanek perto da lista em 2021, seria chamado de louco. Em 2022, precisa estar. Com apenas 18 anos, o tcheco teve uma virada grande na carreira e, depois de desempenhos não mais que regulares em F4 Alemã, Italiana e na própria F3, viveu temporada de regularidade absurda com a forte Trident, acabando o ano no top-5. Ainda é muito jovem e pode impressionar mais.

9- Dino Beganovic

Pense em alguém vivendo um ano de ou vai, ou racha. É bem essa a situação de Beganovic na FRECA 2022. Também muito novinho, só com 18 anos, o sueco tinha o peso do mundo, já que estava quase sendo tratado como ‘flop’ da academia de jovens da Ferrari. Com a poderosíssima Prema, vai fazendo sua parte e deve ser campeão. É basicamente o que precisava em um grid não tão forte e para se segurar na academia dos italianos.

8- Logan Sargeant

Sargeant é um cara que passou bastante perrengue na escadinha para a F1 por falta de um orçamento mais parrudo e, agora, tem boas chances de assumir uma vaga na Williams. Com isso posto, é inegável que fez uma F2 2022 de altos e baixos. Ao mesmo tempo em que pode ficar no top-3, também colecionou abandonos na hora decisiva do campeonato e isso joga contra. De todo modo, o americano de 21 anos tem bastante talento, sim, desde o kart.

Logan Sargeant não brigou tanto assim pelo título na F2, mas é muito bom (Foto: Carlin Racing)

7- Oliver Bearman

17 anos, membro da academia de jovens pilotos da Ferrari e um futuro que, olha, promete muito. Bearman só não está mais bem colocado na lista porque os outros viveram grandes anos ou já estão mais consolidados, mas o inglês fez o que se espera quando se tem uma Prema na mão: disputou o título. E bateu companheiros mais experientes. Se quiser subir para a F2 já em 2023, não há absurdo algum nisso.

6- Victor Martins

Grande nome do programa de desenvolvimento da Alpine, Martins agora acumula conquista na FRECA e na F3, justamente quando o grid da F3 estava com uma qualidade elevada. Tem boas chances de F1 no futuro, sim, mas está apenas em sexto na nossa lista por ter 21 anos e agora vencido a F3. Não é demérito do francês, não, é que os demais impressionaram mais.

5- Zane Maloney

Maloney é, muito provavelmente, o melhor piloto que não está ligado a nenhuma academia de equipes da F1. São apenas 18 anos para o natural de Barbados e um talento que assombra. Campeão da F4 Britânica em 2019, fez ótima temporada na FRECA em 2021 e, neste ano, fechou a F3 com o vice, mas com uma marca absurda: venceu as últimas três corridas principais. É para ficar muito de olho nele.

Zane Maloney celebra a primeira vitória na F3 (Foto: F3)

4- Isack Hadjar

Esse aqui é fenômeno, viu? 17 anos, franco-argelino e já um dos nomes mais badalados do programa de jovens da Red Bull, se não for o mais no momento. Hadjar brilhou intensamente na FRECA 2021 e na F3 2022 com a Hitech, que nem é essa maravilha toda. Impressionante nas ultrapassagens, Hadjar só precisa ser um pouco mais consistente para levantar títulos. Mas, vamos ser sinceros, ele tem bastante tempo para melhorar nisso.

3- Théo Pourchaire

Pourchaire é muito novo e o pessoal, em geral, esquece disso. São 19 anos para o francês que tem sido tratado por alguns até como decepção em 2022. É injusto. Mas é verdade que Théo talvez fosse o grande favorito ao título da F2 e, ao perdê-lo e ainda ter um fim de temporada tão cheio de erros, a imagem fica desgastada. Ainda assim, parece nome certo na F1. Pode ser em 2023, pode ser em 2024, mas o talento é inegável.

Enzo Fittipaldi já pinta no radar da F1 (Foto: Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency)

2- Enzo Fittipaldi

Que desempenho espetacular de Enzo na F2 2022, hein? Vivo de verdade na disputa pelo top-3 do campeonato, o brasileiro corre pela Charouz, simplesmente a segunda pior equipe de 2021 – sendo que a pior deixou a categoria. Aos 21 anos, o brasileiro atingiu a maturidade na pilotagem: sempre foi rápido, mas agora tem todos os outros elementos de ataque, defesa, consistência. Enzo surgiu do nada no radar da F1 para os próximos anos e vai viver uma F2 2023 decisiva. Já merece ser olhado com enorme carinho.

1 – Felipe Drugovich

É o mais velho e mais experiente da nossa lista, mas não tinha como ficar fora da primeira colocação aqui. Aos 22 anos, Drugo chegou a um nível impressionante e dominou completamente a temporada da F2, sendo campeão antecipado com todos os méritos. O brasileiro levou a MP ao topo da categoria e isso deixa tudo ainda mais impressionante, afinal, não é uma das, pelo menos, três melhores equipes do grid. Foi um campeonato exemplar de Drugo, que forma um 1-2 brasileiro merecidíssimo na nossa lista de promessas de 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar