Depois de duas grandes vitórias no GP de Indianápolis e na Indy 500, o GRANDE PREMIUM relembra as dez maiores da carreira de Simon Pagenaud na principal categoria de monopostos dos EUA

Simon Pagenaud teve uma performance fantástica em maio. Vencedor do GP de Indianápolis e da Indy 500 com atuações muito impressionantes, o francês foi o nome da Indy no mês e parte para Detroit como líder do campeonato e um dos grandes favoritos ao título.
(Simon Pagenaud (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio))

GP de Long Beach – 2016

 

Abrimos a lista com uma prova que serviu para calar os críticos. Após uma primeira temporada horrível pela Penske em 2015, Pagenaud entrou transformado em 2016. Depois de dois segundos lugares, venceu na terceira corrida do ano, em Long Beach, com direito a uma polêmica daquelas: saiu dos boxes pisando na linha amarela para ganhar a primeira colocação de Scott Dixon. A direção de prova deu só uma advertência ao francês e a vitória veio. A zica saiu na Penske e o caminho do título foi pavimentado.
(Long Beach 2016)

GP de Baltimore – 2013

 

A segunda corrida da lista foi a segunda vitória que Simon alcançou na Indy. Com uma Schmidt Peterson que era ainda mais modesta do que hoje, travou ótimo duelo com Marco Andretti e conseguiu triunfar em Baltimore, na última edição da etapa de Maryland. Ali, deu passo importante para um excelente terceiro lugar final no campeonato.
(Baltimore 2013)

GP de Mid-Ohio 2016

 

Após cinco top-2 nas cinco primeiras corridas, o desempenho de Pagenaud caiu consideravelmente a partir da Indy 500. Com apenas um pódio desde então, o francês reencontrou o caminho das vitórias em Mid-Ohio, levando a melhor na relargada decisiva para cima de Will Power. A prova teve também performances bem fortes de Carlos Muñoz, Graham Rahal e James Hinchcliffe, que fecharam o top-5.
(Mid-Ohio 2016)

GP de Houston – 2014

 

2014 não foi uma temporada brilhante como a de 2013 para Pagenaud, mas isso não quer dizer que não tenha tido bons momentos. O francês foi muito bem e teve duas vitórias, uma delas em Houston, o que o ajudou a garantir vaga na Penske para o ano seguinte. Nas ruas texanas, Simon protagonizou um duelo bem quente com Helio Castroneves, levou a melhor e valorizou a lealdade do rival, que tantas voltas o cercou na dianteira. Curiosamente, foi outra prova que saiu do calendário após Pagenaud vencer.
(Houston 2014)

GP do Alabama – 2016

 

O GP do Alabama foi uma das melhores corridas de 2016 e, por qualidade, até merecia estar em posição melhor num top-10 de Pagenaud. Com direito a uma grande disputa com Rahal, que se acidentou com um aloprado retardatário Jack Hawksworth, Simon triunfou e manteve a performance excelente do ano que culminou em seu título. A prova ainda teve Josef Newgarden em terceiro, em mais uma corrida que chamou a atenção da Penske.
(Alabama 2016)

GP de Detroit – 2013

 

A primeira vez a gente nunca esquece. Tudo bem que a corrida em Detroit não foi lá aquelas coisas, mas foi o triunfo que meio que colocou Pagenaud na briga, na lista dos principais nomes da Indy. Aliás, o pódio da prova, decidida toda na estratégia, foi muito bizarro: James Jakes em segundo e Mike Conway em terceiro, ou seja, Schmidt Peterson, RLL e Dale Coyne no pódio.
(Detroit 2013 )

GP de Indianápolis – 2019

 

A performance de Pagenaud no misto de Indianápolis foi mais uma daquelas para calar críticos. Sob chuva, o francês resolveu imitar o ídolo Ayrton Senna, usou as melhores linhas possíveis da pista e atacou Dixon na hora certa para quebrar um jejum de ano e meio sem triunfos na Indy. A confiança voltou e o início da maratona de maio foi dos melhores para o francês, que estava até com o emprego na Penske em risco.
(GP de Indianápolis 2019)

GP de Sonoma – 2017

 

A corrida final da temporada 2017 vai sempre ser lembrada por ter sido a do título de Newgarden, mas a atuação de Pagenaud merece muitos aplausos. Após um ano bem apático em que só ficou na luta pelo caneco por osmose, Simon resolveu brilhar justo quando quase nem tinha mais chances. Na verdade, até tinha, mas Newgarden foi preciso e, em segundo, levantou a taça. Mas a vitória, na agressividade, sem medo e com estratégia ousada de Pagenaud, merece ser exaltada.
(Sonoma 2017)

GP de Sonoma – 2016

 

A performance de Pagenaud na edição do GP de Sonoma do ano anterior não foi tão brilhante, mas nem precisava. Dominante, viu o rival Power quebrar e só levou o carro até a linha de chegada para, com vitória e tudo, sacramentar o tão sonhado título. Foi um ano de nada menos que cinco vitórias para Simon.
(Sonoma 2016)

500 Milhas de Indianápolis – 2019

 

É claro que a lista precisava terminar com a corrida que gerou a lista. É curioso como Pagenaud tem tantos momentos de apatia e outros tantos de brilhantismo. No último domingo (26), foi perfeito ao defender cortando o vácuo de Alexander Rossi, mas também absurdamente arrojado ao devolver a ultrapassagem e abrir a última volta em primeiro. O ponto em que arriscou e quando arriscou foram cruciais para o resultado positivo. Veio o primeiro anel e a confirmação de que aprendeu o caminho das pedras em Indianápolis.
(Indy 500 2019)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar