Vitórias, títulos, grandes recuperações e grandes histórias: na despedida de Tony Kanaan da Indy, listamos 10 momentos desta linda trajetória

No próximo dia 28, Tony Kanaan fecha uma trajetória vitoriosa na Indy buscando a segunda vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. O piloto alinhará pela McLaren pela 22ª vez na corrida mais tradicional do esporte a motor buscando o segundo anel, e encerrando a passagem de 25 anos pela categoria.

No 10+ desta semana, o GRANDE PREMIUM listou os principais momentos da carreira de Tony ao longo de todo este período.

Não perde mais: a primeira vitória – Michigan 1999

Kanaan e a Forsythe (Foto: Indycar)

Com 25 anos, Tony Kanaan estava na segunda temporada pela Indy, em 1999. Após a passagem positiva pela Tasman, se transferiu para a Forsythe. Em 11 corridas naquela temporada, tinha impressionado com algumas presenças no top-10 com o modesto time, com destaque para o quinto lugar no Rio de Janeiro. A trajetória do piloto mudaria, porém, a partir da US 500, no oval do Michigan.

A corrida foi dominada por muito tempo pelo italiano Maximiliano Papis, da Rahal, que desenhou uma estratégia diferente de combustível. Tony, que largou de 11º, rapidamente chegou ao top-10 e se meteu na briga da vitória na reta final.

Tudo indicava uma vitória de Papis, com o piloto abrindo a última volta na liderança, mas o combustível da Rahal acabou e deu a liderança para Kanaan, que ainda bateu Juan Pablo Montoya por apenas 0s032 para vencer pela primeira vez, gerando a icônica narração de Téo José, à época no SBT, com o “não perde mais, Tony Kanaan”.

LEIA MAIS: Um triunfo para a história

Relargada no sacrifício e pódio brasileiro – Phoenix 2003

Tony Kanaan venceu a prova de Phoenix em 2003 (Foto: Crash.net)

Após as boas passagens de meio de pelotão por Tasman, Forsythe e Mo Nunn, Kanaan ganhou a primeira grande chance em um carro competitivo ao chegar na Andretti, em 2003. Na estreia, fez a pole em Miami e acabou fechando a prova na quarta posição.

Na corrida seguinte, no oval de Phoenix, o brasileiro mais uma vez fez a pole-position, mas uma largada ruim por um erro de comunicação acabou tirando Tony da ponta. Porém, o piloto conseguiu recuperar a ponta na prova marcada por muitos acidentes e ainda sobreviveu uma relargada final com pneus desgastados e pouco combustível. Foi a primeira vitória de Kanaan pela equipe em um pódio inteiro brasileiro, que teve Felipe Giaffone e Helio Castroneves.

De último para o título – Fontana 2004

Tony Kanaan batalha contra Adrián Fernández (Foto: LAT Images)

Quarto colocado em 2003, Kanaan veio para a temporada seguinte com sangue nos olhos e teve seu grande ano. Foram 3 vitórias — Phoenix, Texas e Nashville — e outras 6 presenças no pódio quando Kanaan chegou no superoval de Fontana, na Califórnia: a penúltima etapa do campeonato.

Apesar de largar da última posição por uma troca de motor, Tony fez uma reação espetacular e competiu pela vitória até o fim. Mesmo perdendo para o mexicano Adrián Fernandez com uma ultrapassagem na última volta, Kanaan levantou o título ao fechar no segundo lugar e abrir uma vantagem inalcançável para o rival inglês Dan Wheldon. É o último piloto da Indy a conquistar um título com antecedência.

Dobradinha com Castroneves e 100% das voltas completadas – Texas 2004

Tony Kanaan no Texas, completando todas as voltas do campeonato (Foto: LAT Images)

Já campeão, Tony desembarcou no Texas para a etapa final da temporada sem a pressão de conquistar o título, mas aproveitou a oportunidade para fazer história. Após largar da 10ª colocação, também montou uma recuperação incrível, crescendo nas voltas finais para conquistar o décimo pódio da temporada, com o segundo lugar, e completar todas as voltas do campeonato. A vitória, no dia, ficou com o compatriota Helio Castroneves.

Chegada de foto – Kansas 2005

A vitória de Kanaan sobre Wheldon e Meira (Foto: Indycar)

A etapa no oval do Kansas, em 2005, começou pela primeira pole de Danica Patrick na Indy, a segunda na história da categoria. Mas foi seu companheiro de equipe, Tony Kanaan, quem roubou a cena.

Mesmo largando de oitavo, o brasileiro rapidamente se colocou na briga pela vitória. Com um incrível bote sobre Dan Wheldon e Vitor Meira nas voltas finais, o piloto da Andretti salvou a primeira vitória da temporada em uma das chegadas mais apertadas da história da categoria, praticamente decidida por foto. Tony teve 0s012 de vantagem sobre Dan e 0s024 sobre Vitor.

Flexões na primeira vitória em misto – Sonoma 2005

As flexões em Sonoma (Foto: Indycar)

Tony é historicamente conhecido por ser um especialista em ovais, mas ele mostrou muito bem que pode competir em mistos com a vitória em Sonoma, em 2005. Na época, a IRL começou a abrir mão dos calendários inteiramente formado por ovais e passou a introduzir provas de rua e em circuitos permanentes. O primeiro misto foi já no fim do campeonato, no circuito localizado na Califórnia.

Tony largou em terceiro e se manteve no pelotão da frente por quase toda a prova. Quando o rival Dan Wheldon sofreu uma quebra da bomba de combustível, assumiu a liderança pela segunda vez e não perdeu mais. Na prova que ficou conhecida pelo calor e desgaste físico dos pilotos, Kanaan comemorou com a irreverência de sempre: fazendo flexões de braço no Victory Lane, para mostrar que estava preparado fisicamente.

Recorde pessoal em uma temporada – Detroit 2007

Em 2007, Tony teve sua temporada mais vencedora pela Indy. Conquistou vitórias nos ovais de Motegi, Milwaukee, Michigan, Kentucky e coroou o campeonato de cinco vitórias com um triunfo em Detroit — seu único em circuitos de rua na carreira na Indy.

Com uma estratégia certeira, que o fez parar nos boxes antes de uma bandeira amarela, Kanaan, que largou do quarto lugar, liderou as 20 voltas finais e saiu com o triunfo em Belle Isle, com Danica Patrick no segundo lugar. A vitória manteve as chances de Tony levantar o bicampeonato na rodada final, mas acabou terminando o campeonato em terceiro, atrás de Dario Franchitti e Scott Dixon.

Finalmente! – Indy 500 2013

Tony Kanaan participa desde 2002. Foi vencedor em 2013 (Foto: Indycar)

Demorou para acontecer? Sim, mas em 2013, pela modesta KV Racing, Tony Kanaan finalmente colocou o rosto no troféu Borg-Warner, na 12ª largada na Indy 500. Ele largou da 12ª colocação, mas rapidamente se colocou entre os líderes daquela que sempre é lembrada como uma das mais icônicas edições da história da prova, com o recorde de 68 trocas de liderança.

O movimento da vitória veio na volta 197, ao ultrapassar Ryan Hunter-Reay na curva 1 em uma relargada. Com o acidente de Dario Franchitti, a prova terminou em bandeira amarela e Kanaan cruzou a linha de chegada para vencer em Indianápolis pela primeira vez.

A última vitória – Fontana 2014

Tony Kanaan conquistou sua única vitória com a Ganassi em 2014 (Foto: IndyCar)

A vitória nas 500 Milhas de Indianápolis rendeu uma nova chance para Kanaan em grandes times no ano seguinte: ele teve a responsabilidade de substituir Dario Franchitti no #10, da Chip Ganassi Racing. A passagem não foi das mais brilhantes, mas o primeiro ano de Tony foi forte, com cinco pódios antes de ser coroado com uma vitória em Fontana, no fim da temporada.

Depois de largar da sétima posição, ele ganhou posições no pelotão muito rápido e se valeu de um acerto de estratégia que coincidiu com a única bandeira amarela da corrida, após uma rodada de Ryan Hunter-Reay. Ele não perdeu mais a ponta e venceu pela 17ª e última vez na Indy.

O último pódio – Gateway 2019

Tony foi ao pódio em 2019 pela Foyt (Foto: Indycar)

Após a saída da Ganassi, ao fim de 2017, Tony embarcou no projeto da A.J. Foyt Enterprises, que acabou não evoluindo como previsto pelas dificuldades financeiras e de evolução do carro.

Apesar disso, ainda teve espaço para um grande brilho de Kanaan pelo time: o pódio em Gateway, em 2019. A corrida foi bastante movimentada, uma das melhores da temporada, e Kanaan chegou a liderar nas voltas finais, mas precisou se contentar com terceiro após ser superado por Takuma Sato e Ed Carpenter.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar