Equipes, corridas, pilotos. A MotoGP 2023 chega com novidades e promete ser tão competitiva quanto no ano passado. Separamos, então, 10 pontos para ficar de olho neste campeonato

A temporada 2023 da MotoGP começa neste fim de semana com o GP de Portugal. E, num longo calendário de 21 etapas, muita coisa promete para esta temporada! Por isso, o GRANDE PREMIUM separou algumas delas aqui.

Bagnaia e Ducati na defesa do título

Francesco Bagnaia vai levar o bi? (Foto: Ducati)

Depois de um ano dominante em 2022, a Ducati chega com força e um grande sorriso no rosto à temporada 2023 da MotoGP. Afinal, a moto vencedora fez de Francesco Bagnaia um piloto campeão – e que tirou os italianos de um jejum de 15 anos. A ver se a dominância permanecerá intacta nesta temporada.

Bastianini na equipe de fábrica

Quatro vitórias, cinco pódios e tudo isso com uma Gresini em reestruturação. A temporada passada deu um belo up no currículo de Enea Bastianini. O italiano desbancou Jorge Martin e é quem dividirá os boxes com Pecco. Rivalidade explosiva ou aceitando seu papel de #2? O tempo e um calendário de 21 etapas dirão…

Yamaha e Quartararo: vem recuperação aí?

Fabio Quartararo terá o que é preciso em 2023? (Foto: Yamaha)

A ‘Quartararodependência’ foi gigantesca em 2022. E, mesmo com um fardo pesado nas costas, Fabio Quartararo lutou como um grande campeão faz. Vendo a força do francês, se a Yamaha consertar o problema de potência, o pacote pode ser bastante ameaçador à Ducati. Mas será que vai?

Honda na rabeira

O que acontece com a Honda? É difícil dizer. E é ainda mais difícil por se tratar de uma equipe tantas vezes campeã na MotoGP. Fato é que as coisas parecem longe de funcionar. Em 2022, contentaram-se com a última posição entre as construtoras. Já neste ano, antes mesmo da temporada regular começar, já recorreram à empresa de engenharia alemã Kalex para redesenhar o chassi da RC213V. E, provavelmente, tudo vai cair novamente nas costas dele…. Marc Márquez.

Marc Márquez vendo luz no fim do túnel

Marc Márquez e Joan Mir vão defender Honda em 2023 (Foto: Repsol)

Marc Márquez! Depois de se afastar mais de 100 dias para realizar uma quarta cirurgia no braço direito, o espanhol conseguiu ainda voltar competitivo na reta final de 2022. E a meta é fazer disso uma constante neste campeonato. Só que, após a pré-temporada, as coisas não parecem animadoras. O piloto de Cervera já disse que, se disputar vitórias, não será nas primeira etapas… será que vai engatar, então, em algum momento?

Álex Márquez de Ducati

Enquanto Márquez segue na Honda, seu irmão caçula parte para a Gresini, ao lado de Fabio Di Giannantonio. É um daqueles casos de quem ‘caiu para cima’. O irmão de Marc tinha um contrato de fábrica com a Honda, mas a RC213V não está em um bom momento em termos de competitividade, enquanto que a Desmosedici tem sido a melhor do grid nos últimos anos. Assim, Álex tem diante de si a oportunidade da carreira: é a chance de assumir uma moto altamente competitiva, descolar do caminho feito pelo irmão e mostrar a que veio na MotoGP.

Aprilia se consolida como protagonista?

A Aprilia surpreendeu com uma RS-GP competitiva e Aleix Espargaró em sintonia. Não à toa chegou à reta final da temporada com chances de título. Um trabalho que, após longos anos, deu certo. E será que segue assim em 2023?

Morbidelli: reage ou fica perto do pé na bunda?

Franco Morbidelli precisa se reerguer (Foto: Yamaha)

O ítalo-brasileiro teve um péssimo 2022 e já levou vários puxões de orelha da marca de Iwata. E, agora, quando a equipe quer reagir à dominância da Ducati, o #21 se faz mais que necessário…

KTM dá o ar da graça ou segue vivendo de glórias esporádicas?

A KTM tem uma boa dupla em 2023 para dar um passo à frente e deixar de viver de vitórias esporádicas. Além disso, vão poder contar com uma parceria importante da Red Bull na temporada. Ou seja: eles têm armas necessárias para brilhar — e reagir a ascendência da Aprilia.

Corridas sprint

A classe rainha acatou a ideia das corridas curtas e vai alterar o formato do fim de semana e introduzir uma corrida mais curta em todos os sábados do calendário 2023. A mudança, que é a primeira grande alteração no formato do fim de semana da classe rainha desde a adoção do atual sistema de classificação, em 2013, é resultado de uma pesquisa online conduzida pelo campeonato com fãs. O questionário trazia uma pergunta específica sobre provas de tiro curto.

Mas não agradou todo mundo dentro do paddock. Mais tempo na pista, mais atividades, mais trabalho. E só o GP de Portugal vai poder responder se é, de fato, uma boa ideia ou não.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar